Alopecia: saiba quais são os tipos de queda de cabelo, causas e tratamentos by Camile Maes

Nos últimos dias se falou muito sobre um acontecimento no Oscar desse ano, envolvendo Will Smith, Jada Smith, sua esposa, e Chris Rock. Chris fez um piada infeliz com a aparência de Jada, que raspou os cabelos devido à alopecia, condição que provoca a queda de cabelo ou de pelos de outras regiões do corpo.

Logo que uma pessoa, principalmente as mulheres que possuem mais cabelo, percebe muitos fios na escova, perda excessiva na hora de lavar os cabelos, cabelos no travesseiro, pelo banheiro, nas roupas, cabelo mais ralo, couro cabeludo mais exposto, entre outros sintomas, busca-se compreender o que pode estar acontecendo, e então encontra-se a alopecia como problema. A alopecia pode afetar homens e mulheres, podendo ter caráter transitório ou definitivo, assim como diferentes tipos, causas e graus.

Confira a seguir quais são esses tipos de queda de cabelo, o que pode causar e seus tratamentos.

*Está sofrendo com queda de cabelo? Entre em contato conosco e agende uma avaliação com a Dra. Verônica Secco, Biomédica Esteta aqui do Camile Maes.

Ciclo de crescimento do cabelo

O ciclo de crescimento do cabelo dura em média de dois a oito anos e é marcado por três fases:

  • Anágena: quando ocorre o crescimento dos fios. Cerca de 80 a 86% dos cabelos se encontram nessa fase que pode ter duração de três a seis anos. Pessoas que sentem que o cabelo não cresce, tem essa fase mais curta do que outras.

  • Catágena: é a fase de transição ou repouso e dura em média de duas a três semanas. Nessa fase o cabelo para de crescer e eventualmente entra em preparação para cair.

  • Telógena: no final da etapa de repouso, o cabelo cai, se desprendendo do folículo, para que se dê início à um novo ciclo de crescimento e novos fios. O folículo se mantém inativo por em média três meses e então se inicia a fase anágena novamente. de 6% a 8% de todos os fios estão nesta fase.

Por que ocorre a queda de cabelo?

Como dito, a perda do cabelo é algo natural. Perdemos cerca de 50 a 100 fios por dia, mas como outros fios estão em fases diferentes de crescimento (anágena ou catágena), essa quantidade de queda passa despercebida. No entanto, quando o ciclo é interrompido ou o folículo é danificado, a perda de cabelo se torna mais óbvia. E é justamente essa queda anormal que deriva de diferentes causas.

Quais as causas e tipos de queda de cabelo?

As causas de alopecia podem variar, alguns fatores que podem ser associados são:

  • Genética/hereditariedade.

  • Fatores hormonais (principalmente hormônios masculinos).

  • Estresse.

  • Má alimentação, falta de nutrientes (ferro, proteínas, biotina, zinco).

  • Anemia (deficiência de Vitamina B12)

  • Oleosidade em excesso, podendo ou não estar relacionada a dermatite seborreica.

  • Menopausa.

  • Pós-parto.

  • Uso exagerado de produtos químicos de beleza que agridem o couro cabeludo.

  • Reações adversas por medicamentos ou certos tratamentos como quimioterapia, ou pós condições clínicas como cirurgias.

  • Doenças como Lúpus Eritematoso Sistêmico, hipo e hipertireoidismo, sífilis secundária, neoplasias.

  • Infecções causadas por bactérias ou fungos.

De acordo como as causas, a queda de cabelo pode ser classificada ainda por diferentes tipos:

  • Eflúvio Telógeno: normalmente ocorre de forma natural, no entanto quando desregulado por algum fator se torna uma condição anormal onde é possível perder de 300 a 500 fios por dia, resultando em perda de volume do cabelo. Fica notável também a rarefação dos cabelos, que deixa o couro cabeludo mais aparente. Um evento ou condição médica, como cirurgia, pós parto, desequilíbrios de tireoide, estresse, algum trauma, pode desencadear esse tipo de queda de cabelo.

    Outra causa mais recente que tem sido relacionada a queda de cabelo é pós infecção por covid-19. Muitas pessoas relataram a perda excessiva de cabelo. Normalmente, a queda no eflúvio telógeno se dá de maneira difusa, por todo o couro cabeludo, sem afetar áreas específicas. Na maioria dos casos, resolvendo a causa desencadeante, a perda de cabelo para de ocorrer e o crescimento se normaliza em até 6 meses.

  • Alopecia Androgenética: também conhecida como calvície. Pode ser de origem genética ou por fatores hormonais, está especialmente relacionado à taxa de testosterona, por isso afeta mais os homens, que encolhe os folículos pilosos, levando à queda de cabelo. O problema fica mais evidente por volta do 40 e 50 anos. Os cabelos ficam mais ralos e o couro cabeludo se torna mais evidente e exposto. Nas mulheres, acomete mais a região central, já nos homens se apresenta mais no topo da cabeça e nas entradas.

    Como a alopécia na mulheres está mais relacionada com o desequilíbrio e alteração hormonal (como menopausa, gravidez e pós parto) do que por causa genética, até o uso de anticoncepcional pode ser causadora da queda de cabelo mesmo em mulheres mais jovens.

  • Alopecia Areata: é considerada uma doença autoimune. As células ao redor do folículo capilar o atacam e impedem a produção de novos fios. Também associada a fatores genéticos e emocionais, como o estresse. É caracterizada por intensa perda em determinadas partes do couro cabeludo, aparecendo placas redondas, zonas expostas e bem evidentes, com ausência de cabelo. Também pode ocorrer nas sobrancelhas, cílios e barba.

  • Alopécia Traumática: causada pelo hábito de arrancar os fios de cabelo ou por traumatismos na cabeça.

  • Alopecia Seborreica: causada por uma dermatite,que pode ser inclusive tratada com medicamentos.

  • Alopécia Frontal Fibrosante: esse tipo de alopecia ocorre mais frequentemente e mulheres pós menopausa. Ocorre um padrão de recuo da linha do cabelo, região da testa onde se inicia cabelo.

  • Eflúvio anágeno: É a perda difusa de cabelo durante a fase de crescimento (anágena) devido a um gatilho (em geral quimioterápicos) que interfere na atividade mitótica do folículo piloso.

Diagnóstico e tratamentos

Inicialmente é necessário investigar as causas da queda de cabelo e classificar o tipo de alopecia para então alinhar o tratamento mais adequado, que em geral deve interromper ou retardar o processo que elimina os folículos pilosos. O diagnóstico é feito clinicamente e requer análise minuciosa do couro cabeludo com aparelhos microscópicos específicos, avaliação do histórico, hábitos do paciente, exames de sangue, entre outros. Mesmo em casos em que a queda de cabelo é permanente, como condições hereditárias, existem formas de diminuir a queda e melhorar o aspecto geral, saúde dos fios, etc.

Em se tratando de reparos dos aspectos estéticos, existem tratamentos como intradermoterapia (aplicação direta de ativos e vitaminas no couro cabeludo), microagulhamento ou carboxiterapia, associando com uso de produtos home-care e via oral para potencializar o tratamento. Para casos irreversíveis e com indicação adequada, pode ser necessário então o implante ou transplante capilar.

Para suprir falta nutricionais, a suplementação e adequação da alimentação são indicadas. Certos tipos de alopecia necessitam de medicamentos, via oral ou de uso tópico como o minoxidil, finasterida, biotina, entre outros, para diminuir a queda e aumentar o crescimento capilar. Outros casos necessitam tratamento com antibióticos.

Ruivo, a cor do momento: tons de ruivo para te inspirar! by Camile Maes

Nosso radar para tendências está sempre em alerta e já podemos dizer que a cor do momento é: o ruivo! Notamos que a procura pela cor aumentou e deve continuar subindo, afinal acabamos de entrar no outono e o ruivo é uma das cores tendência da estação.

Existem várias versões e tonalidades de ruivo, sendo uma cor versátil e que combina com todos os tons de pele. Além do mais, é uma opção para quem quer fugir do loiro ou cabelo escuro.

Aqui vai alguns tons de ruivo que prometem conquistar o coração!

Ruivo Acobreado

Para quem não quer ousar muito no pigmento e vibração da cor, o cobre é uma ótima opção. É o tom das ruivas naturais! É um ruivo mais fechado e escuro, sendo mais discreto. Cai bem para todos os tons de pele, tipos de cabelo, etc. Tem as nuances mais alaranjadas ou castanho, tudo depende do efeito que deseja.

Ruivo Dourado / Loiro Acobreado

Outro tom mais natural é o ruivo dourado, ou loiro acobreado. Os fios desse tom são mais claros e puxam para o loiro, ao mesmo tempo que reflete uma luz acobreada. É chique!

Alaranjado Vibrante

O tom mais brilhante e alaranjado é super estiloso, é para quem gosta de ousar. Você pode optar por um laranja mais claro e aberto ou um laranja escuro.

Ruivo Iluminado

O ruivo iluminado nada mais é do que tons de cobre, como o ruivo acobreado ou loiro acobreado, com luzes. É uma cor que realça o rosto, é despojado, fica super cool e foge do óbvio.

Ruivo Vermelho

Esse é um dos tons queridinhos das celebridades também e fica bom para todos os tons de pele. É para tirar qualquer visual do comum. Há diversas nuances da cor, cereja, amora… Apesar da cor, dependendo do contraste e vibração, o vermelho fica super sofisticado. Mas tem quem goste de apostar nos tons vermelhos bem vivos e pigmentados.

Strawberry Blond / Cobre Rosado

Outro tom moderno e lindo é o cobre rosado, também denominado de Strawberry Blond, ele tem uma nuance mais apagada, fica entre alaranjado e rosado. Remete à um tom pastel. É quase uma cor fantasia, que puxa para o pêssego. É um tom sútil, estiloso e muito charmoso.

Marsala

Com um tom entre roxo e vermelho, o marsala nunca sai de moda, e de uns tempos para cá voltou a bombar. Inclusive tem técnicas de mechas com esse tom, principalmente para quem tem o cabelo bem escuro. É uma cor cheia de atitude e cai bem para todo mundo!

Tendências: saiba mais sobre o Hair Frosting e Expensive Blonde, técnicas que são as apostas da vez! by Camile Maes

Além das tendências de cortes e cores de cabelo para 2022, duas técnicas de mechas já conquistaram as famosas e prometem dominar os salões de beleza. Denominadas Expensive Blonde e Hair Frosting, as técnicas iluminam os fios dando um look moderno e sofisticado. Vem saber mais!

Hair Frosting

O Hair Frosting é para quem quer mudar o visual e entrar para o time de quem tem mechas, mas sem ousar muito, conquistando um visual moderno, discreto e chique. Além disso, não precisa de muita manutenção e causa menos danos aos fios.

A técnica distribui as mechas, em pouca quantidade, pelo comprimento e pontas. A ideia é acentuar a forma do cabelo e rosto, por isso pode ser feita de maneira livre, “free hands” sem papel alumínio. Na maioria das vezes a proposta é abrir mechas em tons de loiro quente, mas dependendo do seu tom de pele, contraste, estilo, etc, podem ser feitas as luzes em tons mais frios. Este seria o novo modelo de morena iluminada, mas tem sua versão para as loiras também. O efeito é um look iluminado e sofisticado.

Expensive Blonde

O Expensive Blonde é a nova aposta para quem gosta do efeito com muitas mechas e bem iluminado. Todo mundo que já ficou loira sabe que exige tempo e comprometimento. Para quem quer mergulhar no loiro pra valer e desfilar com aquele look “caro” como diz o nome, essa é a aposta da vez. A técnica utiliza mechas em tons de loiro variados, combina tons mais dourados com frios, quentes e mais claros, dando aquele efeito 3D, com dimensão e profundidade. O cabelo fica bem loiro, mas mesmo com a diferença de tons, o cabelo deve ficar uniforme e até com aspecto suave, ou seja, o cabelo não deve ficar marcado.

A escolha dos tons das mechas pode variar de acordo com a cor fundo natural e a raiz normalmente é esfumada ou preservada mesmo. Deve ser feito por um bom profissional e que cuide também da saúde dos fios, afinal o loiro fica lindo, mas o processo de descoloração pode danificar muito os fios. Não deixe de fazer tratamentos periodicamente para hidratar e nutrir seu cabelo.

A manutenção também não precisa ser feita com tanta frequência, até porque o processo tende a ser bem demorado. É justamente pela variação de cor das mechas que faz com que não cresça marcado e mantenha uma aparência bonita por mais tempo, sem sofrer tanto com o desbotamento da cor, amarelamento, etc.

Cuidados com a pele: dicas para adotar uma rotina skincare prática e eficiente by Camile Maes

Não é de hoje que vemos dicas de skincare para todo o lado. Normalmente, cada um tem a sua rotina de cuidados que cabem no seu dia e no seu bolso. E de uns tempos para cá, muito se fala em responsabilidade sustentável e estilos de vida mais simplificados e conscientes. Em se tratando de beleza não é diferente, um novo conceito de cuidado com a pele vem surgindo, o “skinminimalism”, que nada mais é do que uma rotina skincare minimalista, uma rotina mais simplificada, com poucos mas bons produtos. Isto é, optar por menos passos, poucos produtos, mas que entreguem alta performance.

Além disso, a rotina profissional e pessoal agitada e já com muitos afazeres, faz muita gente buscar meios de ter seus momentos de autocuidado sem perder tempo. A boa notícia é que com 5, 10 ou 20 minutos, com os produtos certos ou uma boa combinação de ativos, é possível cuidar da pele de forma eficiente, e a gente vai te ajudar nessa missão.

Conheça sua pele

Antes de tudo você precisa conhecer a sua pele e identificar suas necessidades. Essa é uma das primeiras formas de eliminar a quantidade exagerada de produtos e passos da sua rotina. Existem diversos produtos multifuncionais que são indicados para cada tipo de pele, também a combinação de 2 a 3 produtos já podem entregar o que a sua pele precisa.

Ingredientes fundamentais

Outra maneira de otimizar a sua rotina skincare e obter bons resultados é ficar de olho na composição dos produtos. No mercado você vai encontrar diversas opções, inúmeros ativos, produtos de tudo quanto é jeito, mas existem alguns ativos que fazem realmente a diferença e entregam maior eficiência quando usados na rotina skincare diária: silício orgânico, vitamina C, vitamina A e E e ácido hialurônico.

Combinações de ativos

Para cada queixa (oleosidade, acne, manchas, etc) e tipo de pele há uma melhor combinação de ativos.

No combate às manchas, por exemplo, vale a pena investir em uma combinação de vitamina C + Retinol, usado pela manhã e à noite respectivamente. Além de, claro, o protetor solar aplicado durante o dia. Outro ativo que também ameniza e controla as manchinhas é a niacinamida, podendo ser usada de manhã ou à noite.

Para tratar acne e oleosidade, também podemos pensar na niacinamida, no ácido salicílico, ácido glicólico e os LHA’s (alfa-hidroxiácidos), um blend de ácidos que ajudam a controlar a oleosidade, diminuem inflamação, espinhas e melhoram o aspecto e textura da pele. São combinações e ativos bastante eficazes para esse tipo de pele. Também não pode deixar de usar o protetor solar e um hidratante leve com ácido hialurônico.

Para linhas finas, melhorar viço, elasticidade e textura da pele, o ácido hialurônico é uma ótima opção, associado aos LHA (alfa-hidroxiácidos), que fazem uma renovação da pele enquanto o ácido hialurônico hidrata e favorece o estímulo de colágeno. Também pode ser legal associar o ácido hialurônico com o retinol, os dois são ativos eficazes para o rejuvenescimento da pele.

Rotina prática para quem tem 5 minutos

Se você tem apenas 5 minutos para cuidar da pele, invista em higiene, hidratação e proteção. Essa é a tríade básica de um skincare, limpar + hidratar + proteger.

  • Lave o rosto com gel de limpeza, sabonete neutro ou para o seu tipo de pele.

  • Em seguida aplique um hidratante com boa absorção.

  • Finalize com o protetor solar.

Para quem tem 10 minutos

Se você tem um pouco mais de tempo já dá para inserir um ativo após a hidratação. Aqui você inclui uma etapa de tratamento.

  • Lave o rosto e higienize com gel de limpeza ou sabonete facial.

  • Aplique o seu hidratante.

  • Em seguida aplique a vitamina C ou niacinamida, por exemplo.

  • E por último o protetor solar. Se for de dia, ainda pode finalizar com a maquiagem.

Para quem tem 20 minutos ou mais

Pensando em uma rotina prática e eficaz, mas com um tempo maior, você pode seguir os seguintes passos:

De dia

  • Limpe o rosto com gel de limpeza ou sabonete líquido facial;

  • Depois, se sua pele é oleosa, pode usar um tônico facial para equilibrar o pH e permitir que os próximos produtos tenham melhor absorção;

  • Em seguida, hora de hidratar! Pode ser hidratante em gel, sérum ou creme, depende do seu tipo de pele;

  • Na sequencia, pode incluir o seu ativo de tratamento (vitamina C, A, E, niacinamida);

  • Por fim, aplique o protetor solar. A maquiagem é opcional.

De noite

  • Faça a limpeza da sua pele conforme feita pela manhã;

  • Para uma limpeza mais profunda pode utilizar água micelar;

  • Em seguida hidrate a pele;

  • Finalize com ativo de tratamento (retinol, vitamina A, E, ácidos).

As maiores tendências de unhas para 2022 by Camile Maes

O ano está só começando, mas já temos uma ideia do que será tendência no universo das unhas para 2022. Navegando pelas redes sociais como Tiktok, Instagram e Pinterest, ficamos atentas a tudo que está em alta e já é possível ver quais trends, estilos, formatos e cores que irão aparecer muito esse ano.

Vem com a gente que te mostramos tudo que vai bombar!

Metalizados

Seja nas nails arts ou só na esmaltação, o metalizado estará por todos os lados. Para as adeptas aos alongamentos, unhas de gel, etc, podem apostar nas aplicações, design e artes metálicas de diversas maneiras, quem gosta apenas de pintar as unhas normalmente, basta um esmalte com efeito metálico que já é sucesso!

Furta cor

Ainda no acabamento brilhante, temos o efeito furta cor, que promete ser um dos queridinho em 2022. Você pode usar só o esmalte furta cor, como um perolado ou arroxeado, ou ainda combinar com outra cor por baixo, o efeito é o que importa.

Abstrata

Uma das trends de 2021 foi a nail art abstrata e ela deve estar presente esse ano também. Pode soltar a criatividade e combinar diversas cores e estilos.

Cores opostas

Uma das maiores tendências deve ser as unhas alternadas com arte ou cor de forma oposta. Nada de degradê ou paleta de cor, é uma unha de cada cor, ou uma unha com arte outra somente cor… são milhares de combinações.

Brilhos

Já deu pra notar que os brilhos serão a maior tendência, né? Pode apostar de forma mais moderna, com desenhos, linhas, francesinhas, etc, ou usar apenas um esmalte bem brilhante

Francesinhas diferentes

A francesinha tradicional é atemporal, nunca sai de moda, mas quando falamos de tendência, a da vez é uma francesinha diferente e mais divertida. Você pode usar a base transparente com as pontas coloridas, criando combinações de cores, apenas uma cor diferente do branco ou uma base de acabamento fosco e pontas brilhantes, por exemplo. Está liberado explorar esse estilo.

Unhas Mate

O acabamento e textura mate estará de volta! O efeito fosco já foi trend e vem com tudo de novo. Além de ser charmoso é bem descomplicado. A gente ama!

Tons Terrosos

Os tons de marrom e alaranjados são apostas certeiras para quem é mais discreta, além de ficar bem sofisticado também, né?

Very Peri

A cor do ano segundo a Pantone, é a Very Peri, uma mistura de violeta e azul. Além de aparecer na moda e decoração, também vai estar em alta nas unhas também.

Formato arrendondado

Com certeza o formato arredondado é o estilo queridinho de 2022. Formatos como oval e amendoado estarão com tudo!

Do banho gelado aos shots matinais: dicas para começar bem o dia! by Camile Maes

Com certeza os hábitos que temos pela manhã fazem toda a diferença para que a gente se sinta melhor durante o dia, mais disposto, produtivo, de bom humor, etc. Ainda melhoram a nossa saúde física e mental a curto e longo prazo.

Existem diversos hábitos saudáveis que podemos adotar e incluir na nossa rotina, seja tomar um café da manhã reforçado, acordar cedo, fazer atividade física, entre outros. Te contamos aqui quais hábitos podem transformar suas manhãs, dias e qualidade de vida. Adiantamos que esse poder transformador começa também com os hábitos mais corriqueiros do dia a dia, nada de excepcional. Confira!

Pular da cama assim que toca o despertador

O primeiro passo para começar bem o dia, acredite se quiser, é levantar assim que o despertador toca. Procure não se enrolar na cama, se dê no máximo 5 segundos e já levante sem pensar duas vezes. Esse movimento de sair de um estado para o outro rapidamente já faz com que seu cérebro reconheça como um ganho seu, como se você vencesse o alarme e também a si mesmo, a preguiça, o sono, etc. assim seu dia já começa com 1x0 pra você! Automaticamente você entrega mais no trabalho e nas relações, realiza mais, se sente mais motivado, capaz, confiante e bem consigo mesmo.

Se tiver dificuldade, deixe o celular longe de você ou coloque sua música favorita pra tocar, o corpo assim já se desperta em um “pulo” e você acorda até mais feliz.

Arrume a cama

O hábito de arrumar a cama assim que levanta deve ser a primeira tarefa do dia. Acredite, ao fazer isso, já vai te dar ânimo e disposição para realizar todo o resto. Para o nosso cérebro tudo que fazemos, o eixo pensar-agir-realizar-dar check, conta como realização e conquista pessoal, pode ser algo grande ou pequeno. É um movimento muito do nosso inconsciente.

Contato com água

Assim que você levantar já tenha um contato com a água. Pode ser lavar o rosto, tomar um copo de água, um banho, escovar os dentes… seja o que for, basta o contato. Isso ajuda seu corpo e mente a realmente despertar e se colocar a disposição para começar o dia.

Lista de gratidão e afirmações positivas

Tocou o despertador, senta na cama e mentaliza diversos motivos para ser grato naquele dia. A gratidão faz muita diferença no mindset e no nosso humor. Pode agradecer por qualquer coisa, das pequenas até as grandes, pela noite de sono, pelo dia que começa, pela sua família, sua saúde… inclusive você pode fazer uma lista desses motivos, uma lista mental ou até mesmo escrita.

Por alguns minutos também medite e diga palavras de afirmação. Estudiosos defendem que falar em voz alta palavras positivas é uma das ferramentas mais eficientes para te direcionar no caminho da pessoa que deseja ser e o que quer conquistar, seja naquele dia ou na vida. Ao dizer as palavras seu subconsciente guarda e é capaz de te conduzir para a realização. Lembre-se de que nosso cérebro está sempre mais condicionado a registrar, guardar e assimilar as palavras e experiências negativas, por isso exercitar a positividade dessa forma ajuda muito a mudar esse condicionamento.

Se alongue

Assim que você acordar, para dar um gás na produtividade faça um alongamento de 3 a 5 minutos. Seu corpo passou algumas horas deitado e na mesma posição, e para dar uma carga de energia é importante alongar. Inclusive, se durante o dia você fica muito tempo sentado ou em pé, faça breves alongamentos de tempos em tempos. Faz bem para o corpo e para a mente.

Tome um banho gelado

Sabemos que esse hábito pode ser um desafio para a maioria das pessoas, mas é comprovado que tomar banho gelado oferece diversos benefícios. Acelera o metabolismo, aumenta hormônios como a endorfina, faz bem para a pele, melhora a circulação, imunidade e dá um boost sem igual. No começo pode ser difícil, principalmente em dias frios, mas com a persistência logo acostuma e você verá muita diferença no seu humor, astral, produtividade, resistência, imunidade, desempenho, etc.

Se o banho gelado for muito desafiador pra você, você pode tomar seu banho normalmente e no final dele, jogar no corpo a água fria por pelo menos 30 segundos, isso já vai garantir um choque positivo no seu corpo, despertar e a te dar energia.

Tome um café da manhã reforçado

Preparar um bom café da manhã é muito prazeroso. Lembre-se de se alimentar bem e de forma saudável logo de manhã, a primeira refeição do dia é a mais importante. Além disso, fazer um café da manhã do zero, colocando a mesa, passando o café, cozinhando, é um gesto de autocuidado e também de atenção com os outros caso more com mais alguém. O dia já começa melhor!

Pratique atividade física

Exercitar o corpo logo de manhã garante mais energia, disposição, bem-estar, bom humor, produtividade e rendimento durante todo o dia. Ao fazer exercício você melhora a sua qualidade de vida radicalmente, faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Estamos careca de saber que os benefícios do exercício físico são inúmeros, acelera o metabolismo, combate ansiedade, estresse, melhora a circulação, imunidade, saúde do corpo em geral, etc. Escolha uma atividade física que goste mais e pratique-a, pode ser yoga, treinos, pilates, corrida… Sem dúvidas é fundamental movimentar o corpo para começar bem o dia!

Shots matinais

Para dar um boost na sua imunidade e saúde, inclua na rotina os shots matinais/funcionais. Esse é um dos hábitos mais fáceis de adquirir quando se trata de seguir um estilo de vida mais saudável e uma rotina mais equilibrada. Além disso, podem ser ajustados para cada necessidade. Uma das receitas mais comuns é: 1 limão espremido, 1 colher de café de cúrcuma e 20 gotas de própolis. Faça o shot e tome antes do café da manhã. Com esse shot, em pouco tempo você já vai observar melhora principalmente na sua resistência e imunidade.

Aqui no site temos outro texto do blog falando somente dos shots e algumas receitas: https://www.camilemaes.com.br/blog/shots-funcionais-o-que-so-seus-benefcios-e-como-inclu-los-na-rotina.

Planeje seu dia

Para começar o dia de forma mais organizada, liste tudo que precisa ser feito no dia e as prioridades. Isso ajuda muito a cumprir tudo sem se sentir sobrecarregado ou se atolar nos afazeres ao longo do dia. Fazer uma lista e ir dando check faz bem para o nosso mindset, ajuda a realizar as coisas com mais eficiência e incentiva a cumprir os compromissos.

Leitura de 15 minutos

Para incluir a leitura na sua rotina não precisa ser uma de horas. Para melhorar seu dia, concentração, foco, habilidades, etc, basta uma leitura de 15 minutos pela manhã (e mais uma de 15 antes de dormir, de preferência). O hábito de leitura é muito importante para melhorar a sua “performance” como profissional e principalmente como indivíduo. É um hábito com frutos de curto a longo prazo. Conhecimento e repertório nunca é demais!

Morena Iluminada: tudo sobre a técnica, tons e tendências by Camile Maes

A técnica do morena iluminada foi granhando cada vez mais popularidade entre as mulheres. Principalmente para quem busca mudar o visual mas sem radicalizar. O estilo, como o nome já diz, ilumina e clareia parte dos fios castanhos e normalmente garante um efeito discreto, suave e com acabamento lindo que valoriza as madeixas.

Saiba mais sobre a técnica e confira os tons que caem melhor de acordo com o fototipo e cartela de cor.

Sobre a técnica

A ideia do morena iluminada é clarear o tom natural do cabelo castanho ou preto de maneira sutil e que realça o rosto com um efeito leve e iluminado. Isto é, não são feitas muitas mechas, os pontos de luz são estratégicos para apenas iluminar e dar nuances à cor natural do cabelo, preservando o fundo. Usando a técnica das mechas o profissional cria esses pontos de luz que podem contorno o rosto e outras que são distribuídas por todo o cabelo do comprimento às pontas. A tonalidade das mechas varia de acordo com o desejo da cliente e também abertura da cor de forma saudável.

O morena iluminada tende a ser bem democrático, cai bem em diferentes tons de pele e cor de cabelo, no entanto, ao analisar essas características de forma individual e considerar o tom da mecha que vai combinar com a cliente temos um resultado mais natural e harmônico.

Algumas das principais técnicas utilizadas para fazer o morena iluminada:

Babylights - se a pessoa não quer nada radical, fazer mechas bem finas por todo o cabelo e sem marcar, pode ser utilizado a técnica babylights.

Balayage - essa é uma opção para quem deseja iluminar bem os fios, da raiz até as pontas e de forma que as luzes fiquem mescladas com os fios escuros mas sem tanta sutileza.

Ombré Hair ou californianas - as mechas são um pouco mais marcadas e as pontas sempre mais claras, traz um efeito degrade da raiz às pontas.

Contorno - para realçar mais o rosto com bastante luz e contraste, a técnica do contorno é a melhor alternativa. Ela deixa a frente do cabelo bem marcada com mechas claras e outras são distribuídas por todo o cabelo.

Em alguns casos, é possível associar mais de uma técnica para chegar ao efeito e resultado desejado.

Tons das mechas: qual cor apostar?

Como dissemos, os tons das mechas para o morena iluminada variam, e é preciso que o profissional avalie qual deles garantirá o efeito desejado, leve, natural e que realça a beleza da cliente.

Morena Iluminada em peles mais frias

Se você tem um tom de pele mais frio, aquele mais claro, menos brilhante e discreto, cai bem os tons de mechas como o avermelhado, avelã e até um chocolate. O ideal é evitar os tons mais amarelados ou quentes, principalmente se sua cor de cabelo natural for bem escura.

Quem possui tom de pele frio, mas tem um fundo de cor natural dos cabelos como um loiro escuro, castanho claro ou até um que puxe para o castanho escuro mas a pele seja mais clara, pode apostar em tons de mechas acinzentados ou dourados.

Morena Iluminada em tons de pele mais quentes

Para quem tem tom de pele mais quente, caracterizada por ter vivacidade e muita cor, e combina com cartelas de cor como outono e primavera, cai super bem com mechas douradas, caramelo e mel, podendo ser mais marcadas ou sutis.

Morena Iluminada Mel

O loiro mel é um tom dourado, que cai bem em cabelos com fundo não tão escuro, para não fazer tanto contraste com a cor base.

Morena Iluminada Caramelo

Assim como o tom do mel, o caramelo também puxa para o dourado com fundo quente, mas é um tom mais escuro porém versátil, fica bem na maioria das cores de cabelo e tons de pele. Ficando entre o castanho e o loiro escuro, é ideal para quem quer ficar morena iluminada sem apostar em tons de loiro vibrantes. Além disso ele é facilmente misturado com outros tons de mechas.

Morena Iluminada Avelã

O tom das mechas em avelã é puxado para o castanho e normalmente também é versátil, principalmente para morenas e negras. É um tom que não dá muito contraste aos fios naturais, apenas causa um efeito iluminado. Por isso em alguns casos ele é associado à mechas mais douradas para garantir um efeito 3D.

Morena Iluminada Chocolate

Para donas de cabelos mais escuros e até pretos, o ideal é permanecer nos tons de mechas mais fechados que não causem marcação e muito contraste. É um tom que cai bem em tons de pele frios e quentes. Pode ser feito sem descoloração utilizando coloração, assim como o caramelo.

Morena Iluminada Acobreada (Canela)

Os reflexos acobreados deixam a coloração mais vibrante, é um tom mais quente. Para os cabelos castanho médio e escuro é um dos melhores tons, pois a cor entra em sintonia com o fundo através de um clareamento menos intenso mas que entrega o efeito iluminado sem deixar marcado.

As tendências de cabelo para 2022 by Camile Maes

Ano novo, cabelo novo! A virada de ano sempre traz novas tendências para a moda, cabelo, maquiagem, beleza, etc. O que já podemos adiantar é que cortes mais ousados, repicados e as franjas, devem seguir no auge neste ano. Se você está em busca de inspiração para mudar o visual e entrar em 2022 diferente, vamos te ajudar apontando o que promete ser tendência de corte e cor. Confira!

Meio temo entre Shaggy e Mullet: Wolf Cut

A princípio, os cortes que estiveram mais em alta em 2021 devem permanecer e ganhar até mais força em 2022. Dessa vez, vemos um “meio termo” entre um corte e outro, ou seja, os cortes vão se unir. No shaggy as laterais vem bem repicadas, e no mullet elas ficam mais curtinhas. Para conseguir unir os dois e atingir o efeito desejado, o cabelo fica bem repicado e com franja curtinha. A ideia é dar bastante movimento e emoldurar o rosto.

Mini Bob ou French Bob

Para as adeptas dos curtinhos, sem dúvida o bob bem curto deve ser a tendência da vez. O look é bem minimalista, chique e charmoso. O corte é uma espécie de chanel, mas mais curto, na altura da bochecha. Tem a base reta, e pode ser repicado ou mais comportado e funciona com franja ou sem.

Cabelo comprido com franja

Esse ano traz de volta o cabelão liso e comprido, referência dos anos 2000. A ideia no entanto, é colocar uma pegada mais despojada, por isso deve aparecer os longos desfiados e repicados. E não é só para quem tem cabelo liso, as donas de cabelo ondulado e crespo, podem aproveitar para manter o comprimento longo e investir nesse look mais leve e valorizar a textura dos fios. A franja, como dissemos, parece ser a estrela da vez, seja cortes longos, médios ou curtos. Se quiser investir na franja, procure um profissional para estudar o seu formato de rosto e estilo para valorizar mais ainda o corte e seu rosto.

Loiro escuro

No quesito tom e cor de cabelo, o loiro escuro, um look mais natural, promete ser visto bastante por aí. Os loiros com reflexos claros vão dar a vez para uma tonalidade mais uniforme. Esses conceitos minimalistas, a valorização da beleza natural e etc, são uns dos motivos para os tons de cabelos naturais fazerem tanto sucesso nos últimos anos.

Castanho quente

Os tons de castanho mais quentes, como mel e avelã, começaram a ser tendência ano passado e esse ano vão seguir como os queridinhos. Para quem não quer apostar nos loiros ou nos tons muito escuros, o castanho é a melhor opção. Esses tons dão um ar mais misterioso, charmoso, cheio de estilo e sem falar que caem bem com todos os tons de pele.

Castanho dark

Em 2022, deixaremos de lado os tons claros e apostaremos nos mais escuros. A versão mais escura do castanho, que não chega a ser preto, promete garantir um bom lugar na lista das tendências desse ano. É um tom bem cool, elegante e sofisticado.

Mechas douradas

Falando em mechas ou luzes, os tons perolados, acinzentados e mais claros vão dar a vez aos tons dourados e mel. Tanto para loiras como para as morenas.

Pronta para mudar o visual?