BE KEEN: coloração e tratamento dos fios by Camile Maes

Você sabia que colorir os brancos tratando os fios já é possível?

Chegou ao Camile Maes a coloração da Be Keen, que possui em sua fórmula proteínas do leite. Elas se ligam aos fios e trazem hidratação e umectação. As proteínas do leite são ricas em aminoácidos, que são a base da estrutura dos fios do cabelo; os quais precisam dessa proteínas para se manterem saudáveis. Ou seja, cada vez que você colore os cabelos, está revitalizando os fios.

A coloração cobre até 100% dos fios brancos e possui pouca concentração de amônia (de 2 a 3%) e é livre de PPD (parafenilenodiamina), que pode causar alergias.

3d544a38-70cf-4ea3-9474-c2094166da2b.jpeg

Aqui no Camile Maes, após colorir os fios, lavamos os cabelos com o shampoo Color Shine, que possui queratina e extrato de noz. E condicionamos os cabelos com o One Minute Conditioner que é composto por queratina, aloé vera, óleo de semente de damasco e pantenol. Os cabelos ficam com uma cor linda, com muito brilho e sedosos.

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

Cortes de cabelo médio: looks para se inspirar! by Camile Maes

Provavelmente em algum momento você também já usou o cabelo no comprimento dos ombros ou um pouco abaixo, certo? O corte de cabelo médio ainda é um dos preferidos de muita gente e a verdade que ele voltou com tudo em 2020 e a tendência é permanecer nas próximas temporadas.

Esse tipo de corte é um estilo prático, suuuper versátil, elegante, moderno, fica bom em todas as texturas, liso, cacheado, enrolado, crespo, etc, permite explorar diversas estilizações para o dia a dia e ainda é possível fazer penteados com facilidade.

IMG_8231.jpeg

Separamos alguns modelos e inspirações de cortes de cabelo médio para você!

Corte médio liso

Esse é o clássico do comprimento médio, que valoriza a moldura do rosto e é um corte bem coringa, não tem erro e nunca sai de moda.

Adjustments.jpeg

Corte médio desfiado

Uma das principais apostas, versátil e super moderno. O desfiado garante mais movimento e leveza ao corte, indicado para quem tem os fios mais finos, pouco volume ou quer encorpar as madeixas. O corte desfiado é um dos mais estilosos, sem dúvida!

IMG_8300.jpeg

Corte médio em camadas

Agora, diferente do corte desfiado, o corte em camadas ajuda a distribuir de forma mais uniforme o volume. É um sucesso para quem gosta ou quer aderir ao corte médio. As camadas podem ser mais alongadas a partir da altura do queixo ou bem repicado. Traz um look jovial, chique e estiloso.

IMG_8301.jpeg

Corte médio ondulado e cacheado

Outro sucesso garantido é o corte médio em camadas onduladas ou com muitos cachos. São estilos cheios de personalidade, elegantes e ao mesmo tempo perfeitos para quem busca aquele visual livre com volumão, sabe? Um arraso!

IMG_8307.jpeg

Corte médio crespo

O corte médio é aquele que vai valorizar ainda mais madeixas crespas. Perfeito para cultivar aquele Black Power poderoso!

IMG_8306.jpeg

Corte médio com franja

Quem é adepta as franjinhas, o corte médio é um daqueles cortes que faz o conjunto perfeito com elas. O visual fica estiloso, elegante e moderno.

IMG_8308.jpeg

Shaggy Hair

O Shaggy Hair é um corte retrô, é uma forma de aderir ao corte médio com um visual menos tradicional ou clássico. Inspirado nas décadas de 70 e 80, o corte é repicado com franja desfiada, valoriza a textura e traz leveza aos fios. Um estilo mais ousado e alternativo.

IMG_8318.jpeg

Blunt Bob

O Blunt Bob é um corte médio sem camadas, desconexões e as pontas tem corte reto. Estilo bem clássico, entretanto é moderno, minimalista e sofisticado, com certeza ainda é um dos mais pedidos nos salões de beleza.

IMG_8324.jpeg

Long Bob

Outro corte médio clássico, é o Long Bob. Corte que alonga o rosto, pois possui a frente mais alongada do que a parte de trás. O comprimento pode variar um pouco, mas ainda permanece naquela linha base dos cortes médios. É um corte atemporal!

IMG_8319.jpeg
AGENDE SEU HORÁRIO DE CORTE

pH dos shampoos: entenda como esse fator influencia na saúde e beleza dos cabelos by Camile Maes

IMG_8060.jpeg

Junto com os cabelos no couro cabeludo, também temos as glândulas sebáceas que produzem a oleosidade para proteção e impermeabilização dos fios. Porém se juntam nessa textura gordurosa sujeiras e outras substâncias indesejadas, por isso é muito importante lavar os fios para retirar a camada gordurosa em excesso.

Como se trata de gordura, somente lavar com água não é suficiente, precisamos usar um shampoo. Os shampoos são um dos produtos de beleza mais vendidos no mundo todo, e não somente limpam o couro cabeludo como também possuem ação sobre a saúde e estética dos cabelos.

Se o shampoo for muito ácido (igual ou menor que 5,0) pode gerar um aumento na eletricidade estática e os fios perdem proteína, ficar pouco maleáveis e quebradiços, pois estes selam demais as cutículas. No entanto, se forem muito básicos (maior que 7,0) pode surgir a formação de pontas duplas, frizz, gerar irritações e até queda dos fios, pois são muito abrasivos e limpam de maneira muito profunda. Um pH mais alto (muito básico), como os shampoos anti-resíduos, é indicado quando você vai fazer hidratação, pois dessa forma os produtos da hidratação vão penetrar com mais facilidade nos fios, os quais vão armazenar maior quantidade de produtos e ainda limpar melhor os fios. Como nos shampoos profissionais, o pH ideal de um produto para uso diário é o mais próximo de 5,5.

A situação muda um pouco quando se trata dos shampoos infantis, que apresentam pH básico entre 6,0 e 7,0, pois é necessário evitar a ardência dos olhos. Por conta disso, shampoos infantis não são recomendados para adultos.

Outra informação relevante é que em shampoos com pH acima de 3,67, geralmente são adicionados ingredientes que ofereçam emoliência, além dos agentes catiônicos que diminuem as forças eletrostáticas e evitam o frizz. No caso de shampoos para fins de tratamento (como alopécia, dermatites, psoríase…) nem sempre são adicionados esses ingredientes, por isso em alguns casos é indicado o uso de condicionadores.

Após o shampoo, o uso do condicionador devolve um pouco da oleosidade natural dos cabelos e acaba por promover a neutralização, o que diminui o frizz e sela as cutículas capilares.

Resumindo, os valores de pH acima de 6,0 podem gerar irritações, frizz, embaraçamento. Já os de pH inferior a 5,0 podem deixar os cabelos frágeis, quebradiços e pouco maleáveis. O pH ideal seria em torno de 5,5. Assim podemos concluir que o pH dos produtos é um dos fatores que afetam a saúde e estética do cabelo.

Exemplos de shampoo e máscaras

  • Elseve: pH 5,5 e 6

  • Ox plants: pH de 5 e 5,5

  • Pantene: pH de 6,5

  • Dove: pH de 6,5 e 7

  • Garnier fructis: pH entre 6,5

  • 7 Seda: pH entre 7 e 7,5

  • Johnsons baby: pH entre 7 e 7,5

  • Phytoervas: pH entre 7 e 7,5

  • Extreme redken: pH entre 4,5 e 5

  • Absolut Repair Loreal: pH 6,5

  • Máscara Vitamino Color Loreal: pH 7

  • Máscara Joico K Pak: pH 4 Máscara

  • Absolut Repair: pH 4

  • Máscara Kérastase masquintense: pH 6,5

  • Leave in dove: pH 5

  • Ampola color Loreal: pH 6,5

  • Ampola semidilineo Alfaparf: pH 5,0

  • Ph do formol na progressiva: pH entre 2 e 4

Entre muitos fatores que interferem na ação e no resultado do uso de shampoos, como sua a concentração e qualidade, temos ainda a influência do pH da sua formulação. Quer entender mais sobre o assunto? Aqui abordaremos um pouco sobre esse fator. Confira!

pH dos cabelos x pH do shampoo

O pH indica a acidez, alcalinidade ou neutralidade de um meio ou produto. A escala é medida de 1 a 14, sendo a neutralidade assumida em pH 7,0. Dessa forma, substâncias com pH menor que 7,0 são ácidas e as com pH maior do que 7,0 são consideradas básicas.

Os cabelos, por possuírem lipídios e ácidos graxos (gordura), possuem pH ácido entre 4 e 5, sendo o pH do couro cabeludo em torno de 5,5, é mais alcalino do que os fios. A maioria dos shampoos apresentam pH em torno de 6,0 e 7,0, já os condicionadores têm o pH ácido em torno de 3,5 e 4,5. Essas informações básicas podem auxiliar na hora de escolher os produtos certos, especialmente os shampoos, que não causarão uma alteração muito grande no pH dos fios.

177017b8-719f-4124-a125-c6774a0313ab.jpeg
AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Carboxiterapia: conheça mais sobre esse tratamento by Camile Maes

Mesmo com diversas inovações na área da estética e seus recursos, a Carboxiterapia ainda é um dos tratamentos mais procurados. A técnica ficou popular no Brasil já faz algum tempo e se mantém forte na concorrência entre as terapias utilizadas para tratar diversas disfunções estéticas como gordura localizada, celulite, flacidez e estrias, principalmente por carregar bastante embasamento cientifico.

IMG_7821.jpeg

Aqui vamos apresentar mais sobre a técnica, suas indicações e relacionar seu uso com a prática clínica no tratamento de diversos aspectos estéticos.

O que é a Carboxiterapia?

A carboxiterapia é um tratamento estético realizado através da infusão de gás carbônico (CO2) em diferentes camadas da pele, promovendo inúmeras respostas fisiológicas, dependendo dos parâmetros utilizados, local alvo do tratamento e disfunção a ser tratada. O gás não é tóxico e dificilmente gera reações adversas.

Como funciona?

A carboxiterapia gera um processo inflamatório controlado que é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo local, favorecer a produção de colágeno, acelerar o metabolismo local, diminuir e melhorar o aspecto de estrias e cicatrizes, favorecer a queima da gordura e desfazer os nódulos de celulite.

Tratamentos com Carboxiterapia

Como dito anteriormente, com a carboxiterapia podemos tratar diversas disfunções como gordura localizada, celulite, flacidez, olheiras, rejuvenescimento facial, cicatrizes, estrias e alguns casos de alopécia. No entanto, cada caso é um caso e somente um profissional habilitado e qualificado poderá dizer se a carboxiterapia é o melhor tratamento para alcançar ganhos e bons resultados sobre determinada queixa e paciente.

Gordura localizada e Celulite: nestes casos, a “carbox” promove uma pequena lesão nas células que armazenam gordura, os adipócitos, promovendo a saída desta gordura, além de melhorar a circulação sanguínea e drenagem linfática no local.

Estrias e Cicatrizes: a “carbox” alonga os tecidos do local, preenche a região com gás e estimula a produção de colágeno. Quando se trata de estrias, obtemos melhores resultados nas que são novas e avermelhadas, estas praticamente desaparecem com o tratamento, já as estrias brancas são diminuídas em tamanho e espessura.

Flacidez e rejuvenescimento: favorece a produção de fibras de colágeno que sustentam a pele, melhorando elasticidade e firmeza da pele, na face, ameniza rugas e linhas finas.

Olheiras: aumenta circulação sanguínea e a formação de novos vasos, amenizando o escurecimento e inchaço.

Queda de cabelo: neste caso a “carbox” favorece o aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo e o crescimento de novos fios.

IMG_7820.jpeg

Além disso, a carboxiterapia pode ser associada a outros métodos como radiofrequência, manthus, drenagens, entre outros, para potencializar resultados.

Como é feito o tratamento?

A introdução do gás é feita através de uma pequena agulha diretamente no local a ser tratado. A quantidade e a frequência das sessões vai depender da disfunção que será tratada, por exemplo, o tratamento para celulite e gordura localizada pode ser feito de 2 a 3x por semana e são necessárias em torno de 10 sessões, já para o tratamento de flacidez as sessões podem ser feitas a cada 15 dias ou mais, e também são necessárias pelo menos 10 sessões. A partir da 4 ou 5 sessão de carboxiterapia já é possível ver a melhora.

Ficou interessado(a) no tratamento? Entre em contato e agende uma avaliação!

AGENDAR AVALIAÇÃO

Truss High Liss: alinhamento dos fios sem formol. Conheça mais sobre esse tratamento! by Camile Maes

Ter um cabelo liso, sem volume, bonito, saudável, com o melhor “efeito progressiva” e sem agredir ou danificar os fios agora é possível! Com o verão chegando muita gente procura por tratamentos que garantam alinhamento, disciplina e a saúde dos fios.

O tratamento Truss High Liss Professional com tecnologia Nutri Selante foi vencedor do Readers Choice Awards da Lauchpad de 2016 e 2017, que premia produtos de beleza através da escolha e voto do público, ou seja, o produto já conquistou muita gente por aí! Conheça mais sobre o Truss High Liss!

IMG_7408.png

Sobre o Produto

O Truss High Liss é um tratamento exclusivo de alta tecnologia (Nutri Selante) que age como selante térmico e é composto por uma série de ativos com associação de proteínas e aminoácidos, entre eles Amazon Gloss, Soft Amid, Kerahair, agentes hidratantes, Blend de Óleos Miracle e High Liss. O produto cumpre o que promete: reduzir volume, frizz, alinhar os fios, hidratar e reconstruir a fibra capilar.

IMG_7409.jpeg

Como funciona?

Através dessa alta tecnologia nutri selante, que combina aminoácidos biocompatíveis e “nano proteína ácida”, ocorre a alteração progressiva da estrutura do fio, essa atividade faz com que o cabelo fique mais disciplinado, com volume e frizz reduzido, macio, nutrido e com movimento.

13681027-5684-4cd8-85cb-79f8df5c6298.jpeg

Ativos

Polisil e Amisil - São ativos altamente condicionantes, responsáveis por fornecerem ao cabelo o aspecto brilhante, macio, sem frizz e volume, com proteção térmica e facilitam o deslizamento da prancha.

Nano Repair - Tecnologia a partir de micropartículas que se depositam sobre o fio, pelo seu alto teor de carga positiva forma um filme de protecao aos cabelos, dessa forma não só age no volume, frizz e maciez como também protege a cor dos cabelos.

Kerahair - Protege o cabelo contra o desbotamento dos fios coloridos e também a fibra capilar, fortalecendo e dando mais resistência aos fios. Regenera a camada lipídica do cabelo e protege a queratina capilar.

Blend of Miracle Oils - Esse blend melhora, aumenta e recupera a elasticidade e resistência dos fios danificados, e também é altamente hidratante e nutritivo.

Amazon Gloss - É um ativo extraído da amêndoa dos frutos de palmeiras da Amazônia. Não pesa nos fios, proporciona proteção, nutrição e recuperação da fibra capilar. Restaura a camada hidrolipídica natural, dando brilho, emoliência, leveza e hidratação.

Para quem é indicado?

O tratamento Truss High Liss é indicado para qualquer pessoa que queira um cabelo sem volume e alinhado sem danos. Sua fórmula não possui formol, é através de toda a sua composição que listamos que ele produz uma alteração na fibra capilar, permitindo esse realinhamento saudável. Ele nutre, protege contra danos químicos e também os diários, reduz volume, frizz, define os cabelos e dá fim às pontas duplas, por isso não é somente para quem deseja alinhar, mas sim cuidar dos cabelos!

Se você possui cabelos loiros (colorido ou natural), existe a versão específica para esse tipo de cabelo, com um blend de pigmentos violetas para que a cor não fique amarelada.

Indica-se fazer o tratamento a cada 2 meses, ou entre 2 e 3 meses, dependendo do cabelo.

A linha foi descontinuada pela marca, pois esta em processo de reformulação.

AGENDE SEU HORÁRIO

Skincare: em qual ordem devo aplicar os meus produtos? by Camile Maes

Investir mais tempo em si mesmo e no nosso bem estar físico e emocional foi algo que desenvolvemos bastante nesse período de quarentena, isso inclui os novos hábitos que adquirimos ou a retomada dos antigos, a prática de alguma atividade física, cursos, a busca pelo autoconhecimento, o olhar voltado para o interior e também os cuidados pessoais, como uma rotina skincare. Todo mundo tem uma rotina de cuidados com a pele, alguns tem ela bem elaborada, outros uma mais rápida e direta, mas de forma geral todo mundo tem o costume de passar alguma coisinha no rosto. E é cientificamente comprovado que ter um tempo dedicado para cuidar de si traz muitos benefícios para a nossa saúde mental e claro, para a nossa pele!

Para saber quais produtos escolher e utilizar é preciso conhecer a sua pele, seu tipo, aspectos e como ela se comporta. Se você ainda não sabe do que sua pele precisa e quais produtos são indicados para ela, é importante passar por uma consulta com um profissional habilitado na área da estética e dermatologia para que ele identifique seu tipo de pele, avalie seus aspectos e te oriente sobre a rotina ideal que você deve seguir!

Agora, se você já está mais familiarizada com o assunto e com a sua pele, o próximo passo é saber qual é a ordem correta dos produtos na hora de aplicar. Essa ordem não tem segredo, mas se não for seguida adequadamente você pode acabar desperdiçando produto e causando efeitos indesejados à sua pele, como a acne, oleosidade, ressecamento, irritações, etc.

IMG_6811.jpeg

Um momento skincare leva em média 15 minutinhos e não precisa ser um bicho de sete cabeças! Confira o que deve ter na sua rotina e o passo a passo básico (principalmente para a manhã), aquele bem geral, de um bom Skincare:

Passo 1 - Limpeza

A primeira etapa de qualquer rotina de cuidados com a pele é a limpeza! Você não vai conseguir tratar nenhum aspecto ou possíveis problemas sem estar com a pele devidamente higienizada e limpa. Uma limpeza adequada vai eliminar as sujidades e impurezas da superfície, desobstruir os poros e preparar a pele para receber os próximos produtos.

Comece com um sabonete indicado para o seu tipo de pele (oleosa, seca, sensível…), o ideal é que o produto seja líquido, espuma ou em gel.

Adjustments.jpeg

Passo 2 - Intensificar a limpeza

Um pouco à frente na limpeza, esse é o momento de intensificar a purificação dessa pele, pois só o sabonete nem sempre é o suficiente para eliminar as impurezas que as camadas mais profundas absorvem durante o dia. Complemente a limpeza com tônicos (especialmente as peles mistas, oleosas e acneicas!) ou água micelar (peles mais secas e sensíveis), os esfoliantes também colaboram para uma limpeza mais profunda, porém esfolie no máximo 2x na semana.

Resumindo esfoliante (nos dias que vai esfoliar) e depois vem o tônico ou água micelar.

Adjustments.jpeg

Passo 3 - Tratamento

Com a pele bem limpa agora podemos seguir para a etapa de tratamento! Essa parte é a mais específica e que deve ser direcionada para o seu tipo de pele e a questão a ser tratada (acne, oleosidade, rugas, manchas). A principal dica aqui é começar pelos produtos mais líquidos (loções, sérum) e terminar nos mais firmes e consistentes (creme, máscaras), ou seja, 1 - loção; 2 - sérum; 3- cremes e máscaras.

Nessa etapa é onde aplicamos a vitamina C, os ácidos (salicílico, glicólico), produtos anti-aging, para oleosidade, etc…

Adjustments.jpeg

Passo 4 - Hidrate a pele!

Caso você não precise tratar nenhuma questão específica (acne, manchas…) você pode pular o passo 3 e fazer o passo 4 direto. Hidratar a pele é uma das etapas mais importantes do Skincare e todo mundo precisa dela, inclusive as peles mais oleosas! Aqui também é necessário saber qual é o seu tipo de pele para escolher o produto certo para você, se tiver a pele oleosa opte por produtos em gel, que são mais líquidos e fluidos (aqueles bem levinhos, sabe?), já para a pele seca o ideal são produtos mais “pesados” como em cremes e óleos.

Adjustments.jpeg

Passo 5 - Protetor solar!

O último mas não menos importante é o protetor solar! Esse passo é diário, faça chuva ou faça sol, se for ficar em casa ou sair, o filtro solar é indispensável. E para escolher o protetor certo também precisamos levar em conta o comportamento e tipo de pele. Identifique os produtos mais assertivos para você, como um oil free para peles oleosas. Outro detalhe: BB cream não substitui o filtro solar! Esse tipo de produto possui o FPS como funcionalidade secundária e não oferece a proteção ideal para a sua pele.

Lembre de reaplicar o protetor de 3 em 3 horas, especialmente quem sofre com melasma ou rosácea.

Adjustments.jpeg

Passo 6 - a Make

Esse passo é opcional! Depois de seguir os passos anteriores, a pele estará prontinha para receber uma make e fazer ela durar. Não devemos passar maquiagem todos os dias, e um bom aliado que substitui o uso da base e corretivo é o filtro solar com cor, que já nos dá uma cobertura e a nossa pele agradece, né?

“Mascne”: a acne causada pelo uso da máscara é real by Camile Maes

Talvez essa palavra seja uma novidade para você, mas é bem provável que alguém dos seus círculos já tenha comentado que tem sofrido com aparecimento de acne na região do rosto e mudanças no comportamento e estado da pele em geral. Esse surgimento não é por acaso e se dá por alguns fatores, inclusive pelo estresse, muito comum em momentos de crise. Mas fora o estresse, o uso da máscara de proteção, que é obrigatório, também influencia nesse aparecimento da acne, principalmente na região do queixo, nariz e bochechas, que ficam em contato com a máscara.

IMG_5600.jpeg

E há uma explicação para todo esse envolvimento, o uso da máscara causa o que se chama de “acne por oclusão” pois obstruí os poros e glândulas sebáceas, deixa a região mais quente, úmida e também desidrata a pele, podendo não só favorecer o aparecimento ou agravamento da acne mas também outros problemas como dermatites e rosácea. As mulheres podem sofrer ainda mais com o problema pelo uso da maquiagem.

Mas como driblar ou evitar a “mascne”? Aqui daremos algumas dicas bem básicas mas que irão te ajudar, confira!

Higienizar e manter a pele hidratada

É importante higienizar bem a pele pelo menos 2x ao dia, antes e após o uso da máscara. Quem tem pele mais oleosas pode utilizar um tônico que faz uma limpeza mais profunda, tonifica e controla o excesso da produção de sebo. Manter a pele hidratada evita o ressecamento e o excesso de oleosidade, assim controla o aparecimento da acne. Procure intensificar essa hidratação antes e depois da jornada de trabalho e do seu dia. A desidratação e a obstrução dos poros podem causar além da acne, o desenvolvimento das dermatites, por isso se puder ficar em casa, você colabora com o controle da disseminação e evita acne e outras lesões na pele.

Outra dica, evite usar maquiagem por baixo da máscara para não favorecer ainda mais a obstrução dos poros e oleosidade.

Rotina: lave seu rosto com sabonete adequado para a sua pele, use um tônico para controlar a oleosidade e aplique o hidratante, opte por produtos com textura mais leve e aquoso que não pese na pele. Por fim, não deixe de usar o filtro solar, principalmente na área não coberta pela máscara.

Opte por máscaras de algodão

Máscaras 100% de algodão são as melhores para evitar o abafamento e umidade da região, pois permitem que a pele respire um pouco. À medida que a temperatura no local aumenta e você acaba transpirando mais, você precisa manter a máscara limpa. Troque a máscara frequentemente e não esqueça de lavá-las após o uso.

IMG_5602.jpeg

PEIM: como esse procedimento ajuda no tratamento de microvasos by Camile Maes

IMG_4337.jpeg

Os microvasos, varicoses ou microvarizes são um problema que pode causar bastante desconforto para quem sofre com eles, mas a boa notícia é que existem diversos tipos de tratamentos para os microvasos, entre eles o PEIM, Procedimento Estético Injetável em Microvasos. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, não cirúrgico, indicado para pessoas que não possuem comorbidades ou patologias circulatórias e que desejam melhorar o aspecto estético da região acometida. O procedimento que consiste na aplicação de uma substância esclerosante que faz a “secagem” desse vasinho, interrompendo a circulação sanguínea no local. O resultado é o desaparecimento do microvaso e consequentemente a melhora da aparência e de alguns sintomas como dor e inchaço e também do aspecto estético.

Mas antes de falar do procedimento, vamos entender um pouco sobre o que são esses microvasos, como se formam e seus fatores.

Microvasos

Os microvasos são vasos muito finos, de cor arroxeada e avermelhada, que são visíveis na superfície da pele principalmente em pessoas com a pele clara. São considerados microvasos as veias que tem de 1 até 2 milímetros de diâmetro. Superior a 3 milímetros já são consideradas varizes. Que demandam outros cuidados e tratamentos.

Como se formam?

O surgimento dos microvasos pode estar associado a um refluxo de sangue que ocorre em veias mais profundas, este pode ser causado por algum problema nas válvulas cuja a função é direcionar o sangue no sentido correto. Alguns fatores externos e internos podem influenciar no aparecimento dos microvasos como idade, a predisposição genética, acomete mais frequentemente mulheres devido sua associação à fatores hormonais, uso de anticoncepcionais, gestações, obesidade, entre outros. Certos hábitos de vida também podem interferir, como trabalhar ou ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado e o sedentarismo

Sobre o procedimento

O PEIM é um procedimento simples, realizado em consultório e como já dito feito apenas em pessoas que não possuem outras patologias circulatórias mais sérias e que desejam melhorar esteticamente a aparência das regiões. Além disso, o tratamento ainda alivia diversos sintomas e desconfortos como dor, queimação e inchaço, e ainda é uma forma de prevenir problemas maiores como o surgimento de varizes.

É um tratamento indicado para o outono e inverno, pois não pode haver exposição da região aos raios solares, fator prejudicial à recuperação da pele após as aplicações. Além disso, após o procedimento é comum ficar algumas manchas arroxeadas ou marcas, por isso é importante manter a região coberta e protegida do sol. Sendo um período onde se for necessário o uso de meias de compressão ele se torna mais confortável.

Como é feito?

O procedimento acontece através da injeção de uma substância esclerosante nos microvasos, como polidocanol e glicose hipertônica, sendo a segunda a mais comum. Essa substância seca o vasinho, resultando em cicatrizes que acabam por fazer o seu fechamento. O vasinho uma vez que é fechado, desaparece e é reabsorvido no tecido local. Cada sessão normalmente resulta na remoção de 50 a 80% das veias tratadas.

IMG_4339.jpeg

Os vasinhos tratados voltam a aparecer?

Não, os microvasos tratados não voltam a aparecer. O que acontece, entretanto, é que novosvasinhos” podem surgir. O tempo para que isso aconteça pode variar de pessoa para pessoa, dependendo dos cuidados do paciente e fatores de risco. O aparecimento de novos vasos acontece mais em pacientes com predisposição genética, mas ainda tendem a surgir em menor intensidade. Por isso, além dos cuidados do paciente, recomenda-se realizar sessões de manutenção após o protocolo.

Como evitar que novos vasinhos apareçam?

É importante que o paciente seja adepto aos bons hábitos saudáveis e pratique exercícios físicos. Evitar o excesso de peso, o uso de salto alto todos os dias, não fumar, não permanecer na mesma posição o dia todo, procurar se movimentar sempre que possível, quando estiver em repouso deitar-se com as pernas elevadas para favorecer a circulação sanguínea.

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões pode variar de acordo com alguns fatores como a quantidade de vasinhos, o tamanho deles, a expectativa de melhora, resposta ao tratamento e tolerância à dor. Falando em dor, a sensibilidade costuma ser tolerável na grande maioria dos casos, na hora sente-se uma picada da agulha (que por sinal é bem fina!) e um leve ardor. Em média são indicadas entre 4 e 6 sessões para obter resultados bastante satisfatórios. O intervalo entre as sessões é de 15 a 30 dias.

Cuidados pré e pós procedimento

No dia anterior, deve-se evitar fazer a depilação ou usar cremes no local onde vai ser feito o tratamento, como também recomenda-se usar roupas confortáveis no dia da aplicação.

Logo após o procedimento podem ficar alguns hematomas devido à lesão causada no local e algumas casquinhas na entrada da agulha, as manchas e casquinhas tendem a melhorar em alguns dias. Após o procedimento, o paciente pode voltar para suas atividades normalmente. Não deve ficar deitado e quando em repouso manter as pernas levantadas, procurar caminhar ou se movimentar, evitar exercício físico por 24h, dependendo do tamanho dos vasos tratados ou de acordo com a indicação deve ser usada uma meia de compressão elástica durante o dia, por pelo menos duas a três semanas e a exposição solar deve ser evitada por 30 dias após a aplicação ou pelo menos duas semanas.

A Dra Verônica realiza o PEIM aqui no Camile Maes.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO