Área dos olhos: conheça os cuidados necessários para essa região by Camile Maes

A área dos olhos é uma região que precisa de uma atenção especial. O contorno dos olhos possui a pele mais fina e delicada, a circulação sanguínea é desacelerada, a pele é mais seca e por isso está mais sujeita ao escurecimento, formação de bolsas, linhas de expressão e à flacidez. Ou seja, é possível observar ao redor dos olhos o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento.

A partir dos 30 anos é quando a gente começa realmente a notar os indesejados “pés de galinha”, observamos que a pele já está mais flácida, perdeu firmeza e em alguns casos formam-se as bolsas ou a olheira fica mais profunda. É só juntar a perda natural de colágeno da pele e a ação dos radicais livres sobre o envelhecimento e pronto, já aparecem os sinais para a gente se incomodar.

A região dos olhos ainda sofre muito com os maus hábitos - como poucas horas de sono, uma alimentação desequilibrada e pouca ingestão de água. Essas atitudes tendem a favorecer a formação de bolsas, rugas e olheiras.

IMG_1915.jpeg

Vamos a seguir te dar dicas de como cuidar da região dos olhos e evitar o envelhecimento precoce.

Cuidados específicos

Para proteger dos sinais de envelhecimento e não ter aquele aspecto de cansado, primeiro de tudo você precisa saber que a área do olhos precisa de cuidados específicos e deve ter atenção separada do restante do rosto.

Aposte em produtos específicos para área dos olhos

Que nós precisamos cuidar bem da nossa pele, limpar, hidratar e proteger, a gente já sabe. Mas muita gente utiliza o mesmo hidratante do rosto na área do olhos, e o primeiro erro está aí. Como dissemos, a região dos olhos possui uma pele mais delicada e fina, por isso é importante tratá-la separadamente, com produto ideal que não agride a região e com ativos específicos capazes de hidratar e tratar ao mesmo tempo, melhorando o aspecto que você deseja - bolsas, olheiras escuras, linhas, etc.

IMG_1916.jpeg

A base dos cuidados com o contorno dos olhos está na hidratação, então investir em um bom hidratante é o primeiro passo. Além de claro, aumentar a ingestão de água! Acredite, faz TOTAL diferença no aspecto das olheiras e elasticidade da pele.

Ativos indicados para área dos olhos:

Vitamina C - Esse é famoso já, mas sim, a vitamina C é um dos melhores aliados para cuidar do contorno dos olhos. Atua na produção de colágeno, atua no combate aos radicais livres e ajuda a proteger contra os raios UV.

Cafeína - A cafeína é outro ativo muito indicado para tratar a área dos olhos, pois ajuda na circulação sanguínea melhorando o aspecto da coloração das olheiras, inchaço e suaviza rugas e bolsas.

Resveratrol - Excelente antioxidante que age no controle e eliminação dos radicais livres, protege a pele do fotoenvelhecimento e do estresse oxidativo. É para apostar sem medo!

Vitamina E - Outro queridinho para a região dos olhos. Assim como o resveratrol e vitamina C, é um antioxidante que combate os radicais livres e reduz linhas e rugas, além de hidratar!

Ácido Hialurônico - De fato a área dos olhos precisa de hidratação! O ácido hialurônico é o preferido para atuar nesse aspecto, ao “reter” mais água na região e evitar o ressecamento, ele melhora a coloração da olheira (escurecimento) e as linhas de expressão.

Remova a maquiagem

Investir em uma boa limpeza é super importante quando se trata dos cuidados com o contorno dos olhos. O acúmulo de sujeira na região favorece o envelhecimento precoce. Remova delicadamente, com um bom demaquilante ou bálsamo que retire a maquiagem com facilidade sem que você precise friccionar ou esfregar a região. O atrito é um dos piores inimigos para a área dos olhos.

IMG_1914.jpeg

Use protetor solar

Por ser mais sensível, a pele ao redor dos olhos está mais sujeita a agressões externas como o sol, por isso não descuide do protetor solar nessa região.

IMG_1920.jpeg

Compressas frias ou utensílios de skin care específicos

Quem se incomoda com o inchaço pode apostar nas compressas frias. Fazer uma compressa com gelo (pode envolvê-lo com gaze ou pano) e colocar sobre cada um dos olhos - uma para cada olho - ajuda a diminuir os inchaço. Fique colocando e tirando, para não agredir a pele. Você também pode fazer compressas com chá de camomila, ajuda a desinchar e melhora o aspecto cansado.

Hoje em dia você vai encontrar em lojas de produtos de beleza ou até em algumas farmácias, utensílios específicos para isso como bolsinhas com gel dentro, máscaras, tem alguns tipos de pedras naturais e objetos com superfícies metálicas que ficam “geladinhas”. Todos fazem o mesmo efeito da compressa com gelo. É só colocar na geladeira e usar o utensílio refrigerado.

IMG_1921.jpeg

Massagem

Alguns minutinhos que dedicamos só para nos cuidarmos fazem um bem enorme. Se você ainda não colocou uma massagem facial na sua rotina, não sabe o que está perdendo. Tem alguns movimentos específicos para a área dos olhos. Usando os dedos médios, comece aplicando leve pressão no canto externo dos seus olhos e continue o movimento no sentindo anti-horário ao redor dos olhos, passando por cima das sobrancelhas. Sempre bem delicado, nada de pressão e atrito, viu?

IMG_1910.jpeg

Outra opção para massagear a região é o famoso rolinho de jade, ou de outro tipo de pedra natural como de quartzo rosa. Geralmente os rolinhos vêm com uma ponta maior e outra menor ideal para área dos olhos. Os movimentos no rosto são sempre para cima e no contorno dos olhos é só fazer movimentos circulares ou de um lado para o outro.

IMG_1909.jpeg

Nada de esfoliar a região

Esfoliar o rosto é necessário uma vez por semana e é ótimo para retirar impurezas e células mortas. Mas o esfoliante não deve ser aplicado nas pálpebras e nem olheiras, justamente para não agredir e irritar a pele que já é sensível.

Tratamentos Estéticos

Além dos cuidados em casa, existem alguns tratamentos estéticos para cada tipo de aspecto que você possa desejar tratar. Para coloração, olheiras vasculares (mais arroxeadas e escuras) ou pigmentares (cor castanha), é possível fazer Luz Intensa Pulsada e Carboxiterapia, com intuito de melhorar a circulação sanguínea e a suavizar a pigmentação do local. A carboxi ainda ajuda a tratar linhas de expressão e flacidez. Para o aspecto de olheira profunda, o preenchimento com ácido hialurônico é o indicado. Para linhas de expressão e rugas, o Botox é um dos melhores tratamentos para dar fim aos “pés de galinha”, e para potencializar o Skinbooster trata super bem as linhas finas abaixo dos olhos.

Não sabe qual é o seu tipo olheira ou gostaria de tratar algum aspecto da área dos olhos? Agende uma avaliação com a nossa Biomédica aqui no Camile Maes para saber como cuidar melhor do contorno dos olhos e qual é o melhor tratamento para o seu caso!

Clique aqui e fale conosco

Tendências: Cores de cabelo que vão bombar em 2021 by Camile Maes

Ano novo, madeixas novas! Um ano novo sempre dá vontade de se renovar e descobrir novas versões de si mesma, né? E o “start” dessa descoberta pode ser uma mudança de visual. Por isso, selecionamos as tendências de cores de cabelo que vão estar em alta em 2021 para te inspirar!

IMG_1474.jpeg

A boa notícia é que as tonalidades serão bem democráticas e com certeza tem para todos os gostos. Mas as principais estrelas serão as cores naturais. Confira!

Castanho Escuro

O marrom, ou castanho, está no topo da lista de tendências desse ano. O tom escuro é aquele que pode ser confundido com o preto em ambientes internos ou com pouca luz. É uma tonalidade que sempre foi bem popular e versátil, mas em 2021 ela vem com tudo. Tem um aspecto bem homogêneo, sem muitas variações de cor, apenas um tom da raiz as pontas. Mas caso queira fazer luzes, aposte em tons mais escuros como achocolatados e amendoados.

Você pode escolher pelo castanho escuro, a cor de café, ou escolher uma tonalidade mais quente como o chocolate. No geral qualquer tonalidade cai bem em todos os tons de pele, é marcante e intensa.

IMG_1553.jpeg

Castanho claro

Agora, quem deseja dar uma clareada nas madeixas mas não aderir ao loiro, a aposta da vez é o castanho claro, um tom próximo ao mel. Essa cor com reflexos dourados, que clareiam e dão nuances naturais, tem tudo para bombar esse ano!

IMG_1555.jpeg

Loiro Escuro

O loiro escuro é uma combinação de castanho e loiro. Pode ser visto também como uma versão natural do loiro. Ele pode ser confundido com o castanho claro, mas a diferença está no fundo de tom, que no loiro escuro é mais quente e fechado, sem chegar a ser intenso como o castanho escuro. É o meio termo perfeito e prova de que os tons naturais estão tomando espaço cada vez mais.

IMG_1581.jpeg

Fazer luzes em tom mel, caramelo e dourado deixa o loiro escuro ainda mais chique e moderno. Mas a técnica mais indicada é o ombré hair, ou seja, luzes mais concentradas nas pontas e longe da raiz.

Loiro gelo e Platinado

Já para quem é mais ousada, o loiro gelo e o platinado, é são uma aposta e tanto! Pode ser a técnica global ou as luzes platinadas. A única questão é chegar nos tons claríssimos, dependendo da cor do seu cabelo é preciso um processo mais demorado, cauteloso e que exige bastante paciência. Converse com o profissional da sua confiança.

IMG_1561.jpeg

A técnica da raiz esfumada tem a parte dos fios que fica em contato com o couro cabeludo mais escuro, preservando o fundo da cor natural.

IMG_1562.jpeg

Marsala

Para as adeptas aos ruivos, o marsala é o vermelho das estações mais frias desse ano! É um tom mais sóbrio, escuro e fechado, mas sem deixar de ser moderna e estilosa. Combina com todos os tons de pele e você pode escolher entre as tonalidades mais claras ou mais escuras.

IMG_1558.jpeg

Contorno

O contorno foi uma técnica que estava em alta ano passado e agora em 2021 tende a continuar. A ideia é manter a cor natural ou um tom mais escuro, e o contorno ser mais claro e destacado. Ilumina e realça muito o rosto! É quase um cabelo bicolor, sabe?

IMG_1559.jpeg

O que ainda pode vir por aí é substituição do contorno loiro pelos tons coloridos. Ousado, mas estiloso, né?

IMG_1560.jpeg

Luzes Dispersas e Mix de tons das Luzes

Outra moda que vai pegar são as mechas livres e dispersas. Se antes usava-se as luzes bem desenhadas e alinhadas, agora vem com tudo essa pegada assimétrica.

IMG_1575.jpeg

A mistura de luzes claras com tons mais escuros era uma tendência do início dos anos 2000 e promete aparecer bastante em 2021. A ideia é essa: fugir do padrão uniforme e se jogar na mistura de tons.

IMG_1565.jpeg

E aí, deu para se inspirar? Pode contar com a gente para quando quiser mudar o seu visual! Adoramos criar e transformar!

Clique aqui e fale conosco

Clean Beauty: saiba o que é e como influencia no consumo consciente by Camile Maes

Não é de hoje que as pessoas tem procurado adquirir hábitos de consumo consciente, desde ler os rótulos dos alimentos que comemos até se atentar ao que passamos na pele e ao que entra em contato com o nosso organismo também através de cabelos e unhas. Os consumidores passaram a questionar e levar mais a sério os componentes presentes em seus produtos de cuidados pessoais e de beleza, e ao observar esse comportamento, a indústria da beleza começou também a investir formulações menos tóxicas e mais transparentes. Foi então que surgiu o termo “Clean Beauty” ou beleza limpa, que não se trata de produtos veganos, naturais ou orgânicos, mas sim designa os cosméticos com ingredientes não-tóxicos e comprovadamente seguros.

IMG_1281.jpeg

Clean Beauty

O movimento da beleza limpa é diferente de outros modos de consumo como os de beleza natural e verde (que levam em conta questões como cruelty free, o teste em animais, ou uso de componentes orgânicos). O “Clean Beauty” surgiu pela própria prática de mercado para dar nome aos produtos que não se adequavam aos outros termos, mas que mesmo assim é ideia anda próxima, pois os produtos estão alinhados com aquilo que o consumo consciente de beleza propõe.

O termo “Clean Beauty” vai além da compra de um produto que se encaixa ao nicho, diz muito a respeito das atitudes e influencia a repensar todo o nosso consumo. Trata-se de ter responsabilidade e atitudes sustentáveis com a rotina de beleza tanto quanto as marcas e empresas precisam ter sobre os produtos e fórmulas. Ter atitudes como utilizar o produto até o fim, o descarte correto, ver se tem a possibilidade de reutilizar ou prolongar a vida da embalagem, entre outros.

Geralmente as empresas/marcas também levam em consideração valores de sustentabilidade, embalagens renováveis e questões para minimizar os impactos sobre o meio ambiente. Produtos desta indústria possuem maior consciência com relação à nossa saúde, o ambiente e o bem-estar geral.

Infelizmente empresas/marcas que mais se preocupam com esses valores ainda não são as mais acessíveis.

Marcas ligadas ao Clean Beauty: Organela, Simple Organic, Bioart, Cativa Natureza, Biossance, Drunk Elephant, Caudalie, entre outras.

No rótulo “Clean Beauty”

Para ser considerado Clean Beauty o produto precisa ser livre de ingredientes suspeitos, que não se sabe o impacto que terão na saúde humana a longo prazo – seja por ingestão, aplicação, contaminação cruzada ou por ter um potencial poluente depois do descarte. Os produtos limpos podem possuir ingredientes orgânicos, porém isso não é regra. Um produto limpo não necessariamente é orgânico, existem muitos componentes artificiais seguros. Aliás não é porque o ingrediente é natural ou orgânico que ele é seguro, e o produto pode não ser considerado limpo. A ideia do movimento é eliminar o máximo de toxinas possíveis das suas fórmulas e durante o seu processo, é isso que caracteriza os produtos de categoria Clean Beauty.

As marcas de beleza limpa precisam ser transparentes sobre todos os ingredientes de seus produtos e os definem claramente em seus rótulos, no entanto ainda é fácil ocultar componentes usando termos mais genéricos.

Para se enquadrar na categoria, o produto não deve ter componentes que possam oferecer riscos à pele e a saúde, provocar irritações, alterações cutâneas, hormonais e câncer. Os principais componentes que não podem ser usados são os parabenos, ftalatos e sulfatos, fragrâncias sintéticas e corantes artificiais.

Outros componentes, como “mineral oil”, “petrolatum”, “paraffinum liquidum”, significam que o produto tem derivados de petróleo. Verifique também a presença de nomes como “sodium laureth sulfate” ou “sodium lauryl sulfate”. No quesito conservantes, você pode procurar por componentes que como “methylisothiazolinone”, “quaternium-15” ou “imidazolidinyl urea”.

Como aderir ao movimento “Clean Beauty” e ao consumo consciente

Se o Clean Beauty é algo que você se identifica e tem vontade de mudar certos hábitos de consumo, você pode partir tendo algumas atitudes básicas. Para começar, antes de comprar um novo produto, veja se não tem ainda outros que precisa terminar ou comece a pensar 2x antes de fazer a compra, pense se você tem necessidade de fato. Afinal, não adianta ter diversos produtos orgânicos, veganos e limpos se não usá-los realmente e ficar só adquirido novos e novos produtos.

Analise o que te move. Um dos primeiros passos é entender o que te leva a comprar um produto ou consumir um serviço. Reflita sua motivação, se você está comprando algo que precisa mesmo, se vale o investimento, se vai usar, etc.

Outra questão a levar em consideração é o bom e velho “menos é mais”. O consumo consciente diz muito sobre valer mais a pena investir em algo que possa ter um valor mais alto, porém de boa qualidade e bom rendimento, do que comprar vários produtos mais em conta e só alimentar os excessos.

E então, a partir do momento que você refletiu, avaliou a compra, viu que precisa ou simplesmente quer comprar, é o momento de olhar o rótulo. Pois, como falamos antes, os rótulos precisam conter as informações importantes sobre o produto e seus componentes. Observe também se o rótulo tem selo de certificadores.

O Clean Beauty entrou em pauta e ele funciona bem como um meio termo para quem quer mudar hábitos e consumir de forma consciente mas não tem o estilo de vida de quem é vegano e só consome produtos alinhados com o movimento. Pessoas de todos os estilos de vida podem aderir ao Clean Beauty ou adaptá-lo da maneira que lhe cabe. Basta cada um seguir seu próprio ritmo, sem julgamentos e cobranças. Mas sim, é necessário termos mais consciência na hora de comprar e consumir, a velocidade como que compramos, precisamos buscar ser mais sustentáveis e cuidadosos com aquilo que usamos, passamos na pele, ingerimos, etc. Quanto maior a redução de danos, melhor, né?

Fale conosco

Pele oleosa: um guia básico de cuidados no verão by Camile Maes

A maioria da população feminina brasileira possui a pele oleosa e o verão é uma das estações (se não a mais) difíceis para quem tem esse tipo de pele. Com o calor, as glândulas sebáceas tendem a produzir mais oleosidade, o que deixa o rosto com o aspecto brilhante e com ainda mais tendência à acne.

IMG_0699.jpeg

Algumas adaptações são necessárias na hora de fazer o seu skincare para controlar a oleosidade e evitar a sensação do rosto “grudento” desagradável. Por isso, criamos um guia básico e simples do que fazer e não fazer que vão te ajudar a manter os seus cuidados com a pele no verão.

O que NÃO se deve fazer:

  1. Deixar de hidratar.

    É bastante comum quem tem a pele oleosa achar que hidratar a pele a deixará ainda mais oleosa e acaba pulando a etapa da hidratação. Quando na verdade é o oposto! Quando a pele não está hidratada o corpo entende que é necessário produzir sebo para reverter a condição, o que causa então mais oleosidade. Por isso, invista em um hidratante ideal para peles oleosas, um produto de textura leve, rápida absorção e toque seco e capriche na hidratação.

  2. Lavar o rosto mais de 2 vezes ao dia.

    Com certeza no verão quem tem a pele oleosa tem vontade de lavar o rosto toda hora para tirar o brilho e oleosidade excessiva, mas assim como a falta de hidratação, lavar o rosto muitas vezes pode causar efeito rebote, podendo deixar a pele ainda mais suscetível à acne. Lave o rosto 2x ao dia, com o sabonete certo para a sua pele e sempre com água gelada ou temperatura ambiente.

  3. Tomar banho quente.

    Mesmo no verão, muita gente gosta de tomar um banho bem quentinho. Mas a temperatura da água influencia muito na oleosidade pois desidrata a pele. Vai dizer que 15 minutos depois de sair do seu banho quente a pele já não está brilhante? Então, se você é daquelas pessoas que gosta do banho quente, opte por uma temperatura mais morna pelo menos. Fará toda a diferença!

  4. Se expor ao sol e calor excessivo.

    O sol e calor aumentam a produção de sebo, por isso evite expor o rosto totalmente ao sol. Utilize além do protetor solar, um boné ou chapéu.

IMG_0704.jpeg

O que se DEVE fazer:

  1. Higienizar adequadamente.

    Tenha os produtos certos para a sua pele na hora de higienizar e sempre deixe a pele o mais limpa possível. Para evitar o incômodo da pele brilhante e “melada”, a limpeza da pele é uma das etapas mais importantes. Lembrando que a higienização deve der moderada, 2x ao dia e com água fria. Utilize um sabonete ou gel de limpeza ideal para peles oleosas. Ah! E se tiver oportunidade faça uma limpeza de pele completa com um profissional de confiança, além de eliminar as impurezas, a limpeza de pele desintoxica, renova e revitaliza a pele.

  2. Protetor solar sempre!

    O uso do filtro solar é indispensável não só no verão, nessa época esse hábito só deve ser redobrado. Mas encontrar o protetor certo para a pele oleosa pode ser um desafio, alguns ainda têm a textura pesada e podem causar efeitos indesejados. Invista em produtos de toque seco, com cor ou sem, de textura leve e boa absorção. Algumas marcas como La Roche Posay, Vichy, Nivea e Neutrogena têm ótimas opções, observe o rótulo, as indicações e converse com um profissional que pode te recomendar qual é o ideal para você. Com certeza achará um protetor para chamar de seu!

  3. Utilizar tônico.

    Outra etapa que pode ajudar muito quem sofre com a oleosidade é o uso do tônico. Isso porque a produção excessiva de oleosidade e sebo pode obstruir os poros, causando incômodos como cravos e espinhas. A tonificação ajuda a controlar a aparência dos poros dilatados, a oleosidade, purifica e limpa profundamente. Só cuidado para não errar na dose e ressacar muito a pele, o que causará o temido efeito rebote também. O tônico 3x na semana pode ser o suficiente, observe como sua pele se comporta.

  4. Esfoliar.

    Esfolie 1x ou no máximo 2x por semana, logo após a limpeza. A esfoliação remove as células mortas e ajuda a desobstruir os poros. Com a pele renovada pela esfoliação o hidratante terá melhor efeito e absorção também.

  5. Menos maquiagem.

    Calor e maquiagem não combinam muito. Deixar a maquiagem de lado no verão ajudará a controlar a oleosidade. Se você não consegue abrir mão de uma cobertura, substitua a base pelo filtro solar com cor, ele protege, dará uma corzinha e uniformizará a pele. Dar um tempo da make pode até ajudar a diminuir o seu uso durante o ano também. Liberdade, garota!

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

Verão 2021: Cortes fresquinhos e estilosos que serão tendência by Camile Maes

Verão chegou e com ele vem o calor também, claro! Com isso muita gente já sente aquela vontade de cortar o cabelo e mudar o visual para algo mais leve, prático, fresquinho e estiloso. Se você é umas dessas pessoas e já está em busca de ideias para por em prática, separamos os modelos de cortes de cabelo que serão tendência para você apostar no verão de 2021.

IMG_9789.jpeg

Corte Chanel com franjinha

Além de ser prático e charmoso, o Chanel ainda é a cara do verão e nunca sai de moda.

IMG_9755.jpeg

Corte Bob no modelo Soft Blunt

Se tem um corte que será tendência no verão 2021, é o Soft Blunt. Ele é uma versão do short bob, com a base reta e as pontas levemente desfiadas. Um look super estiloso e perfeito para os dias mais quentes do verão.

IMG_9813.jpeg

Corte French Bob

O French Bob é realmente uma graça! É um corte com várias versões que você vai poder escolher de acordo com o seu estilo. Pode ser mais repicado e despojado, com franja lateral ou frontal, franja curtinha ou longa e base reta com fios bem alinhados. É muito charmoso, né?

IMG_9737.jpeg

Corte em Camadas

O corte em camadas é um dos mais pedidos nos salões de beleza, e se você não quer desapegar dos cabelos longos, ele é uma boa opção porque deixa o cabelo mais leve apesar do volume. Inclusive é um corte certeiro para quem tem cabelo cacheado e ondulado, pois valoriza as texturas naturais. Peça para o profissional fazer camadas repicadas em tamanho médio para criar movimento e volume.

IMG_9804.jpeg

Corte Mullet

Esse é um corte para quem gosta de mudar e ousar! O mullet é assimétrico, desfiado e dá ao cabelo aquele ar bem despojado, que o deixa mais ainda com a cara do verão.

IMG_9827.jpeg

Corte Pixie

O Pixie é o curtinho raiz. O corte mantém os fios mais rentes ao couro cabeludo nas laterais, podendo ficar mais alongado na frente ou apostar na versão “joãozinho”. O tamanho dos fios pode variar de acordo com o seu estilo, por isso o profissional poderá te ajudar a escolher a melhor versão para você. Além de ser fresquinho porque deixa o pescoço livre, o Corte Pixie também é prático de cuidar, então é ideal para adotar no verão.

IMG_9839.jpeg

Corte Shag

O Shag Cut ou Shaggy Cut está fazendo a cabeça (literalmente) de muitas fashionistas e é umas das maiores tendências do momento. É um corte repicado, desconexo e com franja que tem inspiração nos anos 70. O corte é ótimo para os fios longos e médios. Bem retrô!

IMG_9833.jpeg
CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SEU HORÁRIO

Festas de fim de ano: dicas de como comemorar com mais segurança by Camile Maes

Chegou a época mais festiva do ano! As pessoas já começaram a se planejar para as festas de final de ano, porém esse ano temos uma preocupação extra: garantir a segurança de todos sem deixar de comemorar. Afinal, a Covid-19 ainda não está sob controle, o que necessariamente pede tomar as medidas preventivas como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Por isso, fomos em busca de informações e orientações profissionais para trazer algumas dicas para quem deseja reunir familiares ou amigos. A ideia principal é diminuir os riscos e minimizar as chances de transmissão.

IMG_9369.jpeg

Ambiente

A principal recomendação é evitar aglomerações, especialmente em espaço fechado. Por isso, os cuidados começam desde o momento do convite. Estamos enfrentando um período de reclusão, sendo assim, o número de convidados precisa ser reduzido, respeitando o tamanho do ambiente que comportará a reunião.

É possível pensar em uma lista mais intimista e cuidadosa, ou quem sabe dividir as comemorações em mais dias. Um menor número de pessoas permite que o distanciamento seja respeitado mais facilmente. Vale ressaltar que caso algum convidado, ou mesmo você, apresente sintomas, não deve participar da festa.

Organizando a casa

A disposição do ambiente e a decoração podem ajudar na luta contra a transmissão. Para organizar melhor a casa, principalmente se reunião for em lugar fechado, você pode repensar a disposição dos móveis. Deixar os móveis mais afastados permite que o distanciamento entre cada pessoa seja maior. Distribua os assentos por vários ambientes da casa, separando os convidados em grupos menores. Mantenha o ambiente bem arejado, com janelas abertas e se possível priorize os espaços ao ar livre.

Já que os ambientes deverão ser mais abrangentes, a decoração pode também ser bem distribuída e ampla. Decore a sala, o jardim, a varanda, com enfeites maiores e luzes.

Deve-se tomar alguns cuidados com relação à distruibuição das mesas e assentos, principalmente se pessoas de grupo de risco estiverem participando do evento.

Os idosos podem ficar em uma mesa principal, os outros convidados podem se distribuir por grupo, membros da mesma família, os que moram na mesma casa, aqueles que trabalham juntos, etc.

Outra opção é servir o jantar em horários diferentes, primeiro os idosos e as pessoas do grupo, e depois, os adultos e as crianças.

Falando em crianças, esse é um momento em que pode acontecer um encontro entre elas e os idosos. Mas se for possível, é melhor evitar.
Sabe-se que elas são passíveis de transmissão tanto quanto os adultos, mas que aumenta-se esse risco por não conseguirem seguir as medidas de segurança tão corretamente. Por isso a recomendação é que elas sejam bem orientadas e reforçar que é preciso evitar abraçar e beijar a vovó e o vovô ou qualquer outra pessoa que seja do grupo de risco.

Higiene e Cuidados Extras

É importante higienizar as mãos com frequência, seja com álcool gel ou com água e sabão.

Oferte álcool em gel em vários lugares pela casa, principalmente na entrada. Para mais segurança ou quando os convidados não residirem na mesma casa o ideal é utilizar a máscara de proteção, por mais incomodo que seja. No lavabo, você pode substituir a toalha por toalhas descartáveis. Outro detalhe que pode fazer diferença é que os convidados tirem os sapatos ao entrar. Uma forma gentil de fazer isso é disponibilizar, como um presente, chinelos ou sandálias para cada um, inclusive você pode embalar e colocar o nome do convidado.

A hora dos comes e bebes

Os principais riscos vão surgir quando as pessoas se sentarem para comer e beber, porque é o momento que estaremos sem máscara. E ao consumir álcool, as pessoas tendem a relaxar mais nos cuidados.

O objetivo principal a respeito das comidas que serão servidas é evitar tudo que for compartilhado ou que possa ser tocado por todos. Portanto, o melhor é não servir petiscos que sejam pegos por todos os convidados, por exemplo. Se quiser servir entradinhas, prefira já colocar em louças de porções individuais.

A comida também não deve ficar no centro da mesa, uma vez que é o momento em que os convidados estarão mais próximos, sem máscara e conversando, o que pode favorecer a distruibuição de gotículas de saliva sobre a comida. O melhor é servir as comidas em um buffet e ter apenas uma pessoa servindo todo mundo, mas se não for possível, pode reforçar a segurança disponibilizando luvas de plástico para cada um se servir.

Outro detalhe é a louça que será utilizada. Se não for possível utilizar os descartáveis, higienize bem tudo com água e sabão. Na hora de lavar os pratos, copos e talheres, a lava louças pode ser uma aliada para quem a tem.

Em se tratando das bebidas, lembre-se de disponibilizar um copo ou taça para cada convidado. Você pode utilizar uma caneta específica para escrever em vidro e colocar o nome de cada um ou ainda enfeitar com laços coloridos ou objetos de destaque para que cada convidado consiga identificar o seu copo/taça e só utilize o próprio a noite toda.

Sabemos que é um momento delicado e que todos já estamos cansados da situação, mas ainda é necessário manter o senso de saúde coletiva, cuidar de quem amamos e preservar a segurança de todos.

FALE CONOSCO

Visagismo: como utilizar essa arte para conquistar uma imagem pessoal desejável by Camile Maes

Com certeza você já deve ter se arrependido por uma cor ou corte de cabelo, certo? Isso pode acontecer porque algumas noções básicas de visagismo não foram consideradas.

A técnica do Visagismo já existe desde a década de 1930, quando foi criada pelo frances Fernand Aubry. No entanto, foi apenas em 2002 que o assunto ganhou destaque no Brasil, depois do livro “Visagismo - Harmonia e Estética” lançado pelo artista plástico e cabeleiro Philip Hallawell.

Philip define o visagismo como “a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual, harmonia e estética, utilizando o corte, a coloração, penteados, maquiagem, entre outros recursos”.

IMG_8983.jpeg

De forma mais clara, com o visagismo é possível harmonizar o corte ou coloração do cabelo de modo que crie uma imagem pessoal desejável.

Segundo Philip, que associa harmonia e estética com a psicologia, temperamentos e como o nosso cérebro percebe e processa imagens Philip, o ser humano acha esteticamente bonito aquilo que expressa equilíbrio, bem-estar e segurança. Dessa forma, o visagismo promove o aumento da autoestima através do realce das qualidades individuais e interiores de uma pessoa, valorizando especialmente o conjunto todo do rosto: cabelos, formato do rosto, traços, cor de pele, etc.

Um dos principais objetivos da técnica é revelar, através da imagem pessoal, as qualidades do indivíduo. Não se trata de padrões, regras e nem do que se considera belo, e sim, a maneira com que a imagem exterior de uma pessoa reflete e revela a sua personalidade. Philip resume tudo isso com mais uma definição de visagismo, como sendo a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. Coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um, isto é, os pontos valorizam a beleza e entram em concordância com o estilo de vida.

A base do visagismo vem da análise de alguns fatores como o formato do rosto, a cor da pele, as feições, personalidade e até a profissão.

Com a técnica é possível chegar a um corte ou cor de cabelo que esteja em sintonia com quem você é, de forma que isso resulte em uma combinação harmônica, trazendo ainda mais beleza e vida ao seu visual.

Visagismo e formato do rosto

Rosto Oval

É o mais democrático, aceita e harmoniza com diversos tipos de cortes, curtos e longos, e não tem muitas restrições. A franja também cai super bem. A dica é evitar fios muito retos. Os cortes mais desfiados, em camadas sutis que criam leveza e assimetria suavizam o formato do rosto e valorizam o conjunto.

Rosto Redondo

Para esse formato, é ideal fugir do volume e do comprimento muito curto. Manter os fios mais desfiados, deixará o rosto mais harmônico e alongado. As franjas estão liberadas, porém devem ser laterais, assimétricas ou em diagonal. O comprimento médio é o ideal. Se quiser investir em cortes modernos, o long e short bob com frente comprida e repicado são ótimas opções.

Rosto Quadrado

Neste caso, é recomendado vários tipos de cortes e comprimentos, e também é possível explorar diversos estilos. Um look chanel fica lindo! Prefira cortes que projetem leveza e evite os mais retos. A única questão são as franjas, que para harmonizar com o rosto, devem ser mais longas e bem desfiadas, nada de franjas curtinhas, retas ou arredondadas.

Rosto Triangular

Geralmente é um formato de rosto que fica harmônico com praticamente todos os cortes e comprimentos. O que vale considerar é que o corte seja bem desconectado, com fios mais assimétricos, isso promove o equilíbrio do corte com o formato do rosto.

IMG_8985.jpeg

Visagismo e cor de cabelo

Primeiro é importante relacionar a coloração à tríade de tonalidade que está presente no conjunto que envolve o nosso rosto, presente nas madeixas, olhos e pele.

Pele Clara

Se você tem um tom de pele claro, as cores mais recomendadas e que valorizam essa característica tendem a ser os tons loiros, ruivos e castanhos claros. E se além da pele clara, ainda tiver o fundo “rosado” , aposte nos loiros claríssimos e platinados, tons avermelhados e as mechas também em tons frios.

Pele média

Se sua pele não é clara e nem negra, mas que bronzeia com certa facilidade, pode ser considerada média. Para esse tom de pele, a coloração em tons castanhos, dourados ou até mesmo o chocolate, cai super bem. Se não quiser coloração total, as mechas iluminadas em tons dourados já trazem o efeito desejado.

Pele escura

Mulheres de pele negra podem apostar sem medo em tons de marrom avermelhado, berinjela e preto. Mechas em tons dourados e loiros são super bem-vindas, realçam ainda mais a cor da pele e a beleza dos traços.

IMG_8981.jpeg

Loiros

Os tons claros geralmente tendem a transmitir leveza e espontaneidade. Os loiros mais dourados transmitem alegria, boa comunicação, facilidade em se expressar e energia. Já os tons mais acinzentados, estão relacionados a um temperamento mais intelectual e emotivo.

Vermelhos e Acobreados

Geralmente que aposta nos tons avermelhados e acobreados são pessoas que transmitem uma imagem com bastante personalidade, são vistas como corajosas e intensas.

Castanhos

Os tons castanhos expressam naturalidade, estabilidade e segurança. Quando o tom é mais puxado para o preto, a pessoa é vista como forte, e quanto mais claro o tom, mais suave e tranquila é a imagem.

Visagismo e Textura

Cacheados

Os cachos passam uma imagem de personalidade lúdica, doce e livre. Quanto mais soltos, o cachos remetem mais lirismo.

Lisos

Os fios lisos em cortes verticais e retos transmitem força, estrutura e controle. Geralmente são pessoas ligadas à liderança.

Como é necessário considerar todos esses aspectos e detalhes, o profissional da beleza que tenha conhecimento do visagismo fazem uma verdadeira arte.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Hidratação, nutrição ou cauterização: qual tratamento seu cabelo precisa? Saiba as diferenças e comparação entre os tratamentos! by Camile Maes

Você sabe qual é a diferença entre hidratação, nutrição e cauterização?

Muitas vezes pode ser difícil saber qual tratamento seu cabelo está precisando, certo? Por isso, para facilitar a missão, vamos detalhar aqui um pouco sobre cada um desses tratamentos, mostrar como fazer o teste de porosidade que auxilia na hora de identificar o tratamento mais adequado para você e ainda dar um exemplo do cronograma capilar que você pode seguir de acordo com o seu cabelo e sua necessidade. Confira!

IMG_8854.jpeg

Hidratação

É um tratamento para reposição da umidade natural para os fios, perdida diariamente com a poluição, raios solares, químicas e calor do secador e prancha. A hidratação constante é a grande aliada para manter os fios saudáveis e com brilho.

Diminui a formação de pontas duplas, ajuda no crescimento dos fios e ainda previne de futuras agressões. Como ficam mais saudáveis, tem menos frizz e ficam mais leves e maleáveis.

A hidratação pode ser feita de 2 a 3x por semana.

Nutrição

É um tratamento que faz reposição de nutrientes e lipídios, os quais os fios perdem diariamente por agressões naturais. A nutrição traz vitalidade, brilho, sela a hidratação e alinha os fios, além de diminuir pontas duplas e ressecadas.

É um tratamento indicado para qualquer tipo de cabelo, o que muda são os ingredientes utilizados. Podemos nutrir os fios com óleos vegetais, máscaras nutritivas profissionais e também caseiras.

A nutrição pode ser feita de 1 a 2x por semana, dependendo da oleosidade natural.

Cauterização ou Reconstrução

É um tratamento com queratina, que tem o objetivo de repor massa na estrutura capilar, proteínas e aminoácidos, ou seja, reconstrói os fios.

O tratamento “cicatriza” as cutículas dos fios ao final do procedimento, fazendo com que as proteínas depositadas nos cabelos não se percam com facilidade. Assim os fios se mantém restaurados por mais tempo.

Indicada para fios que estejam danificados e quebradiços por algum tipo de química de transformação ou pela ação climática. A cauterização age de maneira mais profunda na fibra capilar, deixando os fios mais alinhados e íntegros da raiz até as pontas.

Mas afinal, o que é a queratina?

A queratina é uma proteína da qual o cabelo é composto quase que 90% e é responsável pela força e elasticidade dos fios. Ela também protege e impermeabiliza os cabelos contra as agressões diárias de todas as origens (climáticas e químicas). Por isso, repor a queratina através da cauterização/reconstrução é tão importante!

A cauterização pode ser feita 1x por mês.

Para resumir:

IMG_8863.jpeg

Teste de porosidade

Para descobrir qual tratamento seu cabelo precisa você pode fazer o teste de porosidade como mostra a figura abaixo:

D7D92AEA-3AB8-4CD2-A752-1C72B206B701.png

Depois do teste de porosidade, é possível montar um cronograma capilar de acordo com as características e necessidades do seu cabelo. No cronograma temos um esquema que alterna os três tratamentos sempre considerando o estado dos fios. Confira um exemplo:

CD0EBC4A-B0AE-4F09-B8AB-6350DF3ACA87.png

Dicas de hidratação caseira

Extratos vegetais, aloe vera (babosa), pantenol, glicerina, ampola Vitamina A, Suco de cenoura com mel (betacaroteno + emoliente), ovo (contém lipídios e proteínas), entre outros.

Dicas de nutrição caseira

Óleo de coco, óleo de Argan, óleo de rícino, abacate, manteigas vegetais (karité)

Cauterização / Reconstrução

Máscaras e cremes que contenham proteínas, aminoácidos, queratina, cisteína, arginina, entre outros.

Lembrando que utilizar os ingredientes caseiros é bom e já vai ajudar a manter a saúde dos fios, mas as receitinhas caseiras não substituem os produtos de tratamentos profissionais que são formulados com tecnologia e segurança para entregar exatamente o que seu cabelo precisa!

AGENDE SEU HORÁRIO