bem estar

Cabelo oleoso: como controlar a oleosidade, cuidar e tratar os fios by Camile Maes

O cabelo oleoso é realidade para muitas mulheres. O clima mais quente e tropical de grande parte do Brasil favorece ainda mais essa produção excessiva de oleosidade, o que causa bastante incômodo e afeta a saúde do couro cabeludo e dos fios. Quem enfrenta o problema com certeza já fez de tudo para tentar resolver ou pelo menos melhorar o aspecto pesado, gorduroso e sem volume que o excesso de oleosidade causa.

IMG_2374.jpeg

Cabelos oleosos precisam de uma rotina com cuidados específicos que diminuam a oleosidade, mas sem deixar os fios ressecados. Reunimos aqui dicas certeiras para te ajudar a controlar a oleosidade e manter o cabelo sempre saudável.

  1. Capriche na limpeza

    A prioridade de quem tem cabelo oleoso deve ser a limpeza. É um mito a ideia de que lavar os cabelos diariamente faz mal, quem tem cabelo muito oleoso ou pratica atividade física diariamente pode lavar o cabelo sempre que necessário, inclusive todos os dias. Manter a raiz limpa evita inclusive a queda capilar que muitas vezes está envolvida com o excesso de oleosidade também. No entanto, para não cair na armadilha de causar efeito rebote ou ressecar muito os fios, é importante investir em produtos específicos para cabelos oleosos que não causem irritação ou o ressecamento.

  2. Utilize o Shampoo certo

    Aposte em produtos específicos que são indicados para controlar oleosidade e que preservem a limpeza. A maioria dos produtos voltados para quem tem cabelo oleoso possui ingredientes como gengibre, chá verde e extratos de ervas, pois são antioxidantes, antissépticos e removem a oleosidade. Mas também tem aqueles que possuem em sua fórmula propriedades que limpam profundamente, como as micelas. Os shampoos micelares purificam e hidratam sem pesar. Os detox removem impurezas e dão sensação de frescor e leveza. Já os antiresíduos limpam bem profundamente e podem ser usados 1x na semana. Os shampoos para cabelos oleosos não devem ser usados diariamente, alterne com shampoos neutros.

    Dicas de produtos: Shampoo Recarga Natural Detox da Seda; Antioleosidade Hydra Detox da Elséve; Shampoo Micelar da Pantene; Shampoo Cabelos Oleosos da Phytoervas; Clean Maniac Micelar da Redken; Micro Peel Shampoo Esfoliante da Vichy; Shampoo Serie Expert Pure Resource da L’Oréal Professionel.

  3. Aplicar o shampoo específico somente na raiz

    Principalmente quando o cabelo é oleoso na raiz e ressecado nas pontas, o ideal é passar o shampoo para cabelos oleosos apenas no couro cabeludo e outro neutro no comprimento, seguido do condicionador.

  4. Hidratação e Nutrição

    A falta de nutrição e hidratação pode até ser uma das causas da produção excessiva de óleo, por isso, cabelos oleosos também precisam desse tipo de cuidado. Os produtos para a hidratação não interferem na produção de óleo, mas na textura dos fios. Aposte em condicionadores e máscaras mais leves, indicados para cabelos oleosos que geralmente acompanham a linha do shampoo. Aplique somente do comprimento às pontas, o mais distante possível da raiz. Enxágue bem sem deixar nenhum resíduo de produto.

  5. Evite lavar com água quente

    A temperatura da água influencia diretamente na oleosidade. A água quente agride o couro cabeludo, o que estimula as glândulas sebáceas a protegê-lo, favorecendo a produção de óleo. Prefira água mais morna ou fria.

  6. Alimentação

    A nossa alimentação também pode afetar a oleosidade não só do cabelo como da pele. Por isso, tenha uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras e vegetais, dispensando alimentos gordurosos e frituras.

  7. Evite passar a mão no cabelo

    Essa dica parece besteira, mas faz uma grande diferença. Os resíduos presentes nas mãos contribuem para deixar os fios sujos e oleosos mais rapidamente.

  8. Aposte em penteados

    Para driblar os dias que o cabelo não colabora, você pode fazer um penteado como rabo de cavalo, semi preso, tranças, etc.

  9. Recorra ao shampoo seco

    O shampoo seco é um aliado para quem tem cabelo oleoso, mas também não deve ser usado sem medida. O produto serve para controlar a oleosidade, tirar o aspecto pesado e oleoso da raiz, aumentar o intervalo entre as lavagens e é ótimo para alguma situação de emergência em que você não pode lavar na hora. No entanto, usar o shampoo seco com frequência também gera resíduos que acabam obstruindo os poros e pode piorar a oleosidade. Use com moderação, ok?

  10. Finalização

    Na hora de secar o cabelo com secador mantenha o ar quente longe da raiz. Quando aplicado muito próximo causa o efeito da água quente, resseca e pode deixar o cabelo oleoso mais rapidamente. Na raiz, utilize o ar mais intermediário ou frio.

Retinol: um dos queridinho do Skin Care by Camile Maes

De uns tempos para cá o retinol tem tido bastante destaque nesse universo do Skin Care. E não é para menos, o ativo é um excelente anti-idade, ou seja, é bastante eficaz na prevenção do envelhecimento. O retinol é um super aliado no combate à rugas, linhas de expressão e flacidez, além de oferecer benefícios no tratamento de acne e manchas.

IMG_2330.jpeg

Se você já conhece ou não o Retinol, segue um guia básico com tudo sobre ele.

O que é?

Derivado da Vitamina A e precursor do ácido retinóico, isso mesmo, ao ser absorvido pela pele se transforma em ácido retinóico e assume a sua forma ativa, mas a verdade é que independente do nome que receba, o retinol é capaz capaz de promover muitos efeitos no tratamento anti-idade principalmente.

Seus benefícios

Sem dúvidas uma das principais características do retinol é estimular a renovação celular e por isso promove diversos efeitos sob a pele, principalmente no que diz respeito ao envelhecimento. Melhora o viço, luminosidade, textura, firmeza, estimula síntese de colágeno, trata rugas, linhas e minimiza aparência dos poros, além de contribuir no combate à cravos e espinhas. Segue uma listinha de benefícios que vai te convencer a investir em um produto com retinol:

  • Faz uma leve esfoliação, que desencadeia uma renovação celular e elimina células mortas, assim facilita a absorção de outras substâncias pela pele e melhora a qualidade geral.

  • Deixa a pele mais iluminada, viçosa e uniforme.

  • Minimiza poros dilatados e controla oleosidade.

  • Auxilia na produção de colágeno e elastina.

  • Suaviza marcas de acne.

  • Tem efeito clareador.

Como incluir o Retinol na sua rotina Skin Care

Como é um ativo que afina, renova e prepara a pele, o retinol pode ser aplicado depois da limpeza/higienização e antes da hidratação, de preferência à noite.

Com o uso do retinol é preciso redobrar os cuidados com o filtro solar, pode caprichar! Inicie com uma frequência menor, já que pode deixar a pele sensibilizada nos primeiros dias de uso, depois pode ir aumentado de acordo com a tolerância da pele.

Como associar outros ativos com o Retinol

O mais indicado é não utilizar outros tipos de ácidos em associação ao retinol, como os AHAs ou ácido salicílico. Prefira ativos hidratantes, como o ácido hialurônico, vitamina B5 e a água termal. Muitos produtos já vem com esses tipos de componentes junto com o retinol.

Tem alguma contraindicação?

Apesar de ser bem tolerado e se adaptar bem à maioria dos tipos de pele, ele não é indicado para quem tem pele sensível, rosácea ou com intolerância a retinóides.

Gestantes não devem fazer uso do retinol e pessoas com rosácea e com pele sensível devem usar produtos que tenham em sua fórmula ativos calmantes associados. Já quem não se enquadra em nenhuma dessas opções, pode usar sem problemas, principalmente que busca uma ação rejuvenescedora e anti-idade.

Produtos com retinol

Separamos 4 dicas de produtos com retinol que valem muito o investimento.

IMG_2338.jpeg
  • Biossance Sérum Phyto-Retinol

  • The Ordinary Retinol 0,5% in Squalane

  • La Roche-Posay + B3

  • SkinCeuticals Retinol 0,3

Cabelos longos: como acelerar o crescimento dos fios e manter o cabelo longo sempre saudável by Camile Maes

Por mais que os fios tenham um ritmo natural para crescer, é possível dar uma mãozinha e acelerar esse processo, ou ao menos, fazer com que cresçam mais fortes, bonitos e saudáveis. Alguns hábitos ajudam muito a facilitar esse crescimento e vão além da hidratação.

IMG_2219.jpeg

Antes de mais nada, é preciso entender um pouco sobre como esse crescimento acontece. O cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês, mas pode variar de pessoa para pessoa e depende de fatores como hábitos alimentares, genética e cuidados diários. E vale ressaltar, que o cuidado com a raiz é a grande chave para melhorar e até acelerar o crescimento capilar. Os cuidados precisam ser da raiz às pontas e é necessário criar um ambiente favorável e saudável para que se tenha o crescimento.

Ter cabelos longos exige cuidado, dedicação e tempo, mas com certeza seguindo as dicas que vamos te passar, você vai conseguir facilitar e até acelerar o crescimento. Além disso, contamos sobre os cuidados necessários para manter o cabelo longo sempre saudável. Confira!

Tenha uma dieta equilibrada

Para ter cabelos longos é muito importante se alimentar bem e cuidar da sua saúde. O processo acontece de dentro para fora. Aumente a ingestão de proteínas, pois elas são necessárias para formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo e a barba, assim ajudam a acelerar o crescimento saudável dos fios. As vitaminas, gorduras boas e minerais são fundamentais também. Consuma alimentos como: carnes, peixes, ovos, leite, espinafre, feijão, batata-doce e abacate. Evite o excesso de açúcar refinado, farinha branca, café e álcool.

Massagear levemente o couro cabeludo

Uma das técnicas mais simples e eficazes para facilitar o crescimento dos fios é a massagem do couro cabeludo. Quando estiver lavando os cabelos, massageie bem com a ponta dos dedos, isso acelera a circulação sanguínea e estimula o crescimento. Além da massagem, escovar os cabelos também tem esse mesmo benefício. Na hora de pentear tem alguns segredinhos, quem já tem o cabelo longo e é ondulado ou liso, pode pentear antes do banho para evitar a quebra. Já as donas de cabelo cacheado devem desembaraçar no banho, depois do condicionador.

Apostar em produtos fortalecedores

Experimente parar de cortar por um tempo e aposte em tratamentos que reduzam a quebra das pontas. Os fios descoloridos, com química ou que recebem frequentemente calor através de secador, chapinhas e babyliss, podem ficar ainda mais ressecados e frágeis, o que torna o crescimento mais difícil. Algumas pessoas podem até pensar que o cabelo não está crescendo, mas está, porém a espessura do fio vai afinando e quebrando, por isso não cresce em comprimento. Para reverter esse efeito, utilize máscaras e ampolas concentradas com ativos fortalecedores e nutrientes e faça hidratação semanalmente no banho, pode fazer 1 ou 2x na semana dependendo da necessidade.

Evitar as pontas duplas

Quando você corta as pontinhas com frequência você não está acelerando o crescimento e sim tirando as partes mais danificadas como as pontas ressecadas e duplas, o que consequentemente o torna mais saudável. E um fio saudável cresce de forma saudável. As pontas duplas fazem o cabelo parecer mais fino, sem vitalidade e provoca quebra, e é quando se faz necessário o corte das pontinhas com mais frequência. A a dica é apará-las a cada 2 ou 3 meses. Caso não queira cortar, aposte em produtos que protegem as camadas externas e fortalecem a estrutura.

Proteja o cabelo de danos

Para ter um cabelo longo ou cuidar dele se você já tem, é preciso evitar o máximo possível a exposição dos fios à danos como procedimentos químicos, usar chapinha com frequência, o secador diariamente e até a exposição solar e à poluição. A dica é aumentar o espaço entre químicas e mudar os de mais hábitos que deixam o cabelo mais fino, enfraquecido e sensível. Invista em um bom Leave-in, que protege dos raios solares, poluição e age como protetor térmico, super importante principalmente se você utiliza as fontes de calor (babyliss, chapinha e secador).

Já não parece mais tão difícil fazer o cabelo crescer mais rápido e se manter saudável, në?

Área dos olhos: conheça os cuidados necessários para essa região by Camile Maes

A área dos olhos é uma região que precisa de uma atenção especial. O contorno dos olhos possui a pele mais fina e delicada, a circulação sanguínea é desacelerada, a pele é mais seca e por isso está mais sujeita ao escurecimento, formação de bolsas, linhas de expressão e à flacidez. Ou seja, é possível observar ao redor dos olhos o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento.

A partir dos 30 anos é quando a gente começa realmente a notar os indesejados “pés de galinha”, observamos que a pele já está mais flácida, perdeu firmeza e em alguns casos formam-se as bolsas ou a olheira fica mais profunda. É só juntar a perda natural de colágeno da pele e a ação dos radicais livres sobre o envelhecimento e pronto, já aparecem os sinais para a gente se incomodar.

A região dos olhos ainda sofre muito com os maus hábitos - como poucas horas de sono, uma alimentação desequilibrada e pouca ingestão de água. Essas atitudes tendem a favorecer a formação de bolsas, rugas e olheiras.

IMG_1915.jpeg

Vamos a seguir te dar dicas de como cuidar da região dos olhos e evitar o envelhecimento precoce.

Cuidados específicos

Para proteger dos sinais de envelhecimento e não ter aquele aspecto de cansado, primeiro de tudo você precisa saber que a área do olhos precisa de cuidados específicos e deve ter atenção separada do restante do rosto.

Aposte em produtos específicos para área dos olhos

Que nós precisamos cuidar bem da nossa pele, limpar, hidratar e proteger, a gente já sabe. Mas muita gente utiliza o mesmo hidratante do rosto na área do olhos, e o primeiro erro está aí. Como dissemos, a região dos olhos possui uma pele mais delicada e fina, por isso é importante tratá-la separadamente, com produto ideal que não agride a região e com ativos específicos capazes de hidratar e tratar ao mesmo tempo, melhorando o aspecto que você deseja - bolsas, olheiras escuras, linhas, etc.

IMG_1916.jpeg

A base dos cuidados com o contorno dos olhos está na hidratação, então investir em um bom hidratante é o primeiro passo. Além de claro, aumentar a ingestão de água! Acredite, faz TOTAL diferença no aspecto das olheiras e elasticidade da pele.

Ativos indicados para área dos olhos:

Vitamina C - Esse é famoso já, mas sim, a vitamina C é um dos melhores aliados para cuidar do contorno dos olhos. Atua na produção de colágeno, atua no combate aos radicais livres e ajuda a proteger contra os raios UV.

Cafeína - A cafeína é outro ativo muito indicado para tratar a área dos olhos, pois ajuda na circulação sanguínea melhorando o aspecto da coloração das olheiras, inchaço e suaviza rugas e bolsas.

Resveratrol - Excelente antioxidante que age no controle e eliminação dos radicais livres, protege a pele do fotoenvelhecimento e do estresse oxidativo. É para apostar sem medo!

Vitamina E - Outro queridinho para a região dos olhos. Assim como o resveratrol e vitamina C, é um antioxidante que combate os radicais livres e reduz linhas e rugas, além de hidratar!

Ácido Hialurônico - De fato a área dos olhos precisa de hidratação! O ácido hialurônico é o preferido para atuar nesse aspecto, ao “reter” mais água na região e evitar o ressecamento, ele melhora a coloração da olheira (escurecimento) e as linhas de expressão.

Remova a maquiagem

Investir em uma boa limpeza é super importante quando se trata dos cuidados com o contorno dos olhos. O acúmulo de sujeira na região favorece o envelhecimento precoce. Remova delicadamente, com um bom demaquilante ou bálsamo que retire a maquiagem com facilidade sem que você precise friccionar ou esfregar a região. O atrito é um dos piores inimigos para a área dos olhos.

IMG_1914.jpeg

Use protetor solar

Por ser mais sensível, a pele ao redor dos olhos está mais sujeita a agressões externas como o sol, por isso não descuide do protetor solar nessa região.

IMG_1920.jpeg

Compressas frias ou utensílios de skin care específicos

Quem se incomoda com o inchaço pode apostar nas compressas frias. Fazer uma compressa com gelo (pode envolvê-lo com gaze ou pano) e colocar sobre cada um dos olhos - uma para cada olho - ajuda a diminuir os inchaço. Fique colocando e tirando, para não agredir a pele. Você também pode fazer compressas com chá de camomila, ajuda a desinchar e melhora o aspecto cansado.

Hoje em dia você vai encontrar em lojas de produtos de beleza ou até em algumas farmácias, utensílios específicos para isso como bolsinhas com gel dentro, máscaras, tem alguns tipos de pedras naturais e objetos com superfícies metálicas que ficam “geladinhas”. Todos fazem o mesmo efeito da compressa com gelo. É só colocar na geladeira e usar o utensílio refrigerado.

IMG_1921.jpeg

Massagem

Alguns minutinhos que dedicamos só para nos cuidarmos fazem um bem enorme. Se você ainda não colocou uma massagem facial na sua rotina, não sabe o que está perdendo. Tem alguns movimentos específicos para a área dos olhos. Usando os dedos médios, comece aplicando leve pressão no canto externo dos seus olhos e continue o movimento no sentindo anti-horário ao redor dos olhos, passando por cima das sobrancelhas. Sempre bem delicado, nada de pressão e atrito, viu?

IMG_1910.jpeg

Outra opção para massagear a região é o famoso rolinho de jade, ou de outro tipo de pedra natural como de quartzo rosa. Geralmente os rolinhos vêm com uma ponta maior e outra menor ideal para área dos olhos. Os movimentos no rosto são sempre para cima e no contorno dos olhos é só fazer movimentos circulares ou de um lado para o outro.

IMG_1909.jpeg

Nada de esfoliar a região

Esfoliar o rosto é necessário uma vez por semana e é ótimo para retirar impurezas e células mortas. Mas o esfoliante não deve ser aplicado nas pálpebras e nem olheiras, justamente para não agredir e irritar a pele que já é sensível.

Tratamentos Estéticos

Além dos cuidados em casa, existem alguns tratamentos estéticos para cada tipo de aspecto que você possa desejar tratar. Para coloração, olheiras vasculares (mais arroxeadas e escuras) ou pigmentares (cor castanha), é possível fazer Luz Intensa Pulsada e Carboxiterapia, com intuito de melhorar a circulação sanguínea e a suavizar a pigmentação do local. A carboxi ainda ajuda a tratar linhas de expressão e flacidez. Para o aspecto de olheira profunda, o preenchimento com ácido hialurônico é o indicado. Para linhas de expressão e rugas, o Botox é um dos melhores tratamentos para dar fim aos “pés de galinha”, e para potencializar o Skinbooster trata super bem as linhas finas abaixo dos olhos.

Não sabe qual é o seu tipo olheira ou gostaria de tratar algum aspecto da área dos olhos? Agende uma avaliação com a nossa Biomédica aqui no Camile Maes para saber como cuidar melhor do contorno dos olhos e qual é o melhor tratamento para o seu caso!

Tendências: Cores de cabelo que vão bombar em 2021 by Camile Maes

Ano novo, madeixas novas! Um ano novo sempre dá vontade de se renovar e descobrir novas versões de si mesma, né? E o “start” dessa descoberta pode ser uma mudança de visual. Por isso, selecionamos as tendências de cores de cabelo que vão estar em alta em 2021 para te inspirar!

IMG_1474.jpeg

A boa notícia é que as tonalidades serão bem democráticas e com certeza tem para todos os gostos. Mas as principais estrelas serão as cores naturais. Confira!

Castanho Escuro

O marrom, ou castanho, está no topo da lista de tendências desse ano. O tom escuro é aquele que pode ser confundido com o preto em ambientes internos ou com pouca luz. É uma tonalidade que sempre foi bem popular e versátil, mas em 2021 ela vem com tudo. Tem um aspecto bem homogêneo, sem muitas variações de cor, apenas um tom da raiz as pontas. Mas caso queira fazer luzes, aposte em tons mais escuros como achocolatados e amendoados.

Você pode escolher pelo castanho escuro, a cor de café, ou escolher uma tonalidade mais quente como o chocolate. No geral qualquer tonalidade cai bem em todos os tons de pele, é marcante e intensa.

IMG_1553.jpeg

Castanho claro

Agora, quem deseja dar uma clareada nas madeixas mas não aderir ao loiro, a aposta da vez é o castanho claro, um tom próximo ao mel. Essa cor com reflexos dourados, que clareiam e dão nuances naturais, tem tudo para bombar esse ano!

IMG_1555.jpeg

Loiro Escuro

O loiro escuro é uma combinação de castanho e loiro. Pode ser visto também como uma versão natural do loiro. Ele pode ser confundido com o castanho claro, mas a diferença está no fundo de tom, que no loiro escuro é mais quente e fechado, sem chegar a ser intenso como o castanho escuro. É o meio termo perfeito e prova de que os tons naturais estão tomando espaço cada vez mais.

IMG_1581.jpeg

Fazer luzes em tom mel, caramelo e dourado deixa o loiro escuro ainda mais chique e moderno. Mas a técnica mais indicada é o ombré hair, ou seja, luzes mais concentradas nas pontas e longe da raiz.

Loiro gelo e Platinado

Já para quem é mais ousada, o loiro gelo e o platinado, é são uma aposta e tanto! Pode ser a técnica global ou as luzes platinadas. A única questão é chegar nos tons claríssimos, dependendo da cor do seu cabelo é preciso um processo mais demorado, cauteloso e que exige bastante paciência. Converse com o profissional da sua confiança.

IMG_1561.jpeg

A técnica da raiz esfumada tem a parte dos fios que fica em contato com o couro cabeludo mais escuro, preservando o fundo da cor natural.

IMG_1562.jpeg

Marsala

Para as adeptas aos ruivos, o marsala é o vermelho das estações mais frias desse ano! É um tom mais sóbrio, escuro e fechado, mas sem deixar de ser moderna e estilosa. Combina com todos os tons de pele e você pode escolher entre as tonalidades mais claras ou mais escuras.

IMG_1558.jpeg

Contorno

O contorno foi uma técnica que estava em alta ano passado e agora em 2021 tende a continuar. A ideia é manter a cor natural ou um tom mais escuro, e o contorno ser mais claro e destacado. Ilumina e realça muito o rosto! É quase um cabelo bicolor, sabe?

IMG_1559.jpeg

O que ainda pode vir por aí é substituição do contorno loiro pelos tons coloridos. Ousado, mas estiloso, né?

IMG_1560.jpeg

Luzes Dispersas e Mix de tons das Luzes

Outra moda que vai pegar são as mechas livres e dispersas. Se antes usava-se as luzes bem desenhadas e alinhadas, agora vem com tudo essa pegada assimétrica.

IMG_1575.jpeg

A mistura de luzes claras com tons mais escuros era uma tendência do início dos anos 2000 e promete aparecer bastante em 2021. A ideia é essa: fugir do padrão uniforme e se jogar na mistura de tons.

IMG_1565.jpeg

E aí, deu para se inspirar? Pode contar com a gente para quando quiser mudar o seu visual! Adoramos criar e transformar!

Pele oleosa: um guia básico de cuidados no verão by Camile Maes

A maioria da população feminina brasileira possui a pele oleosa e o verão é uma das estações (se não a mais) difíceis para quem tem esse tipo de pele. Com o calor, as glândulas sebáceas tendem a produzir mais oleosidade, o que deixa o rosto com o aspecto brilhante e com ainda mais tendência à acne.

IMG_0699.jpeg

Algumas adaptações são necessárias na hora de fazer o seu skincare para controlar a oleosidade e evitar a sensação do rosto “grudento” desagradável. Por isso, criamos um guia básico e simples do que fazer e não fazer que vão te ajudar a manter os seus cuidados com a pele no verão.

O que NÃO se deve fazer:

  1. Deixar de hidratar.

    É bastante comum quem tem a pele oleosa achar que hidratar a pele a deixará ainda mais oleosa e acaba pulando a etapa da hidratação. Quando na verdade é o oposto! Quando a pele não está hidratada o corpo entende que é necessário produzir sebo para reverter a condição, o que causa então mais oleosidade. Por isso, invista em um hidratante ideal para peles oleosas, um produto de textura leve, rápida absorção e toque seco e capriche na hidratação.

  2. Lavar o rosto mais de 2 vezes ao dia.

    Com certeza no verão quem tem a pele oleosa tem vontade de lavar o rosto toda hora para tirar o brilho e oleosidade excessiva, mas assim como a falta de hidratação, lavar o rosto muitas vezes pode causar efeito rebote, podendo deixar a pele ainda mais suscetível à acne. Lave o rosto 2x ao dia, com o sabonete certo para a sua pele e sempre com água gelada ou temperatura ambiente.

  3. Tomar banho quente.

    Mesmo no verão, muita gente gosta de tomar um banho bem quentinho. Mas a temperatura da água influencia muito na oleosidade pois desidrata a pele. Vai dizer que 15 minutos depois de sair do seu banho quente a pele já não está brilhante? Então, se você é daquelas pessoas que gosta do banho quente, opte por uma temperatura mais morna pelo menos. Fará toda a diferença!

  4. Se expor ao sol e calor excessivo.

    O sol e calor aumentam a produção de sebo, por isso evite expor o rosto totalmente ao sol. Utilize além do protetor solar, um boné ou chapéu.

IMG_0704.jpeg

O que se DEVE fazer:

  1. Higienizar adequadamente.

    Tenha os produtos certos para a sua pele na hora de higienizar e sempre deixe a pele o mais limpa possível. Para evitar o incômodo da pele brilhante e “melada”, a limpeza da pele é uma das etapas mais importantes. Lembrando que a higienização deve der moderada, 2x ao dia e com água fria. Utilize um sabonete ou gel de limpeza ideal para peles oleosas. Ah! E se tiver oportunidade faça uma limpeza de pele completa com um profissional de confiança, além de eliminar as impurezas, a limpeza de pele desintoxica, renova e revitaliza a pele.

  2. Protetor solar sempre!

    O uso do filtro solar é indispensável não só no verão, nessa época esse hábito só deve ser redobrado. Mas encontrar o protetor certo para a pele oleosa pode ser um desafio, alguns ainda têm a textura pesada e podem causar efeitos indesejados. Invista em produtos de toque seco, com cor ou sem, de textura leve e boa absorção. Algumas marcas como La Roche Posay, Vichy, Nivea e Neutrogena têm ótimas opções, observe o rótulo, as indicações e converse com um profissional que pode te recomendar qual é o ideal para você. Com certeza achará um protetor para chamar de seu!

  3. Utilizar tônico.

    Outra etapa que pode ajudar muito quem sofre com a oleosidade é o uso do tônico. Isso porque a produção excessiva de oleosidade e sebo pode obstruir os poros, causando incômodos como cravos e espinhas. A tonificação ajuda a controlar a aparência dos poros dilatados, a oleosidade, purifica e limpa profundamente. Só cuidado para não errar na dose e ressacar muito a pele, o que causará o temido efeito rebote também. O tônico 3x na semana pode ser o suficiente, observe como sua pele se comporta.

  4. Esfoliar.

    Esfolie 1x ou no máximo 2x por semana, logo após a limpeza. A esfoliação remove as células mortas e ajuda a desobstruir os poros. Com a pele renovada pela esfoliação o hidratante terá melhor efeito e absorção também.

  5. Menos maquiagem.

    Calor e maquiagem não combinam muito. Deixar a maquiagem de lado no verão ajudará a controlar a oleosidade. Se você não consegue abrir mão de uma cobertura, substitua a base pelo filtro solar com cor, ele protege, dará uma corzinha e uniformizará a pele. Dar um tempo da make pode até ajudar a diminuir o seu uso durante o ano também. Liberdade, garota!

pH dos shampoos: entenda como esse fator influencia na saúde e beleza dos cabelos by Camile Maes

IMG_8060.jpeg

Junto com os cabelos no couro cabeludo, também temos as glândulas sebáceas que produzem a oleosidade para proteção e impermeabilização dos fios. Porém se juntam nessa textura gordurosa sujeiras e outras substâncias indesejadas, por isso é muito importante lavar os fios para retirar a camada gordurosa em excesso.

Como se trata de gordura, somente lavar com água não é suficiente, precisamos usar um shampoo. Os shampoos são um dos produtos de beleza mais vendidos no mundo todo, e não somente limpam o couro cabeludo como também possuem ação sobre a saúde e estética dos cabelos.

Se o shampoo for muito ácido (igual ou menor que 5,0) pode gerar um aumento na eletricidade estática e os fios perdem proteína, ficar pouco maleáveis e quebradiços, pois estes selam demais as cutículas. No entanto, se forem muito básicos (maior que 7,0) pode surgir a formação de pontas duplas, frizz, gerar irritações e até queda dos fios, pois são muito abrasivos e limpam de maneira muito profunda. Um pH mais alto (muito básico), como os shampoos anti-resíduos, é indicado quando você vai fazer hidratação, pois dessa forma os produtos da hidratação vão penetrar com mais facilidade nos fios, os quais vão armazenar maior quantidade de produtos e ainda limpar melhor os fios. Como nos shampoos profissionais, o pH ideal de um produto para uso diário é o mais próximo de 5,5.

A situação muda um pouco quando se trata dos shampoos infantis, que apresentam pH básico entre 6,0 e 7,0, pois é necessário evitar a ardência dos olhos. Por conta disso, shampoos infantis não são recomendados para adultos.

Outra informação relevante é que em shampoos com pH acima de 3,67, geralmente são adicionados ingredientes que ofereçam emoliência, além dos agentes catiônicos que diminuem as forças eletrostáticas e evitam o frizz. No caso de shampoos para fins de tratamento (como alopécia, dermatites, psoríase…) nem sempre são adicionados esses ingredientes, por isso em alguns casos é indicado o uso de condicionadores.

Após o shampoo, o uso do condicionador devolve um pouco da oleosidade natural dos cabelos e acaba por promover a neutralização, o que diminui o frizz e sela as cutículas capilares.

Resumindo, os valores de pH acima de 6,0 podem gerar irritações, frizz, embaraçamento. Já os de pH inferior a 5,0 podem deixar os cabelos frágeis, quebradiços e pouco maleáveis. O pH ideal seria em torno de 5,5. Assim podemos concluir que o pH dos produtos é um dos fatores que afetam a saúde e estética do cabelo.

Exemplos de shampoo e máscaras

  • Elseve: pH 5,5 e 6

  • Ox plants: pH de 5 e 5,5

  • Pantene: pH de 6,5

  • Dove: pH de 6,5 e 7

  • Garnier fructis: pH entre 6,5

  • 7 Seda: pH entre 7 e 7,5

  • Johnsons baby: pH entre 7 e 7,5

  • Phytoervas: pH entre 7 e 7,5

  • Extreme redken: pH entre 4,5 e 5

  • Absolut Repair Loreal: pH 6,5

  • Máscara Vitamino Color Loreal: pH 7

  • Máscara Joico K Pak: pH 4 Máscara

  • Absolut Repair: pH 4

  • Máscara Kérastase masquintense: pH 6,5

  • Leave in dove: pH 5

  • Ampola color Loreal: pH 6,5

  • Ampola semidilineo Alfaparf: pH 5,0

  • Ph do formol na progressiva: pH entre 2 e 4

Entre muitos fatores que interferem na ação e no resultado do uso de shampoos, como sua a concentração e qualidade, temos ainda a influência do pH da sua formulação. Quer entender mais sobre o assunto? Aqui abordaremos um pouco sobre esse fator. Confira!

pH dos cabelos x pH do shampoo

O pH indica a acidez, alcalinidade ou neutralidade de um meio ou produto. A escala é medida de 1 a 14, sendo a neutralidade assumida em pH 7,0. Dessa forma, substâncias com pH menor que 7,0 são ácidas e as com pH maior do que 7,0 são consideradas básicas.

Os cabelos, por possuírem lipídios e ácidos graxos (gordura), possuem pH ácido entre 4 e 5, sendo o pH do couro cabeludo em torno de 5,5, é mais alcalino do que os fios. A maioria dos shampoos apresentam pH em torno de 6,0 e 7,0, já os condicionadores têm o pH ácido em torno de 3,5 e 4,5. Essas informações básicas podem auxiliar na hora de escolher os produtos certos, especialmente os shampoos, que não causarão uma alteração muito grande no pH dos fios.

177017b8-719f-4124-a125-c6774a0313ab.jpeg

Skincare: em qual ordem devo aplicar os meus produtos? by Camile Maes

Investir mais tempo em si mesmo e no nosso bem estar físico e emocional foi algo que desenvolvemos bastante nesse período de quarentena, isso inclui os novos hábitos que adquirimos ou a retomada dos antigos, a prática de alguma atividade física, cursos, a busca pelo autoconhecimento, o olhar voltado para o interior e também os cuidados pessoais, como uma rotina skincare. Todo mundo tem uma rotina de cuidados com a pele, alguns tem ela bem elaborada, outros uma mais rápida e direta, mas de forma geral todo mundo tem o costume de passar alguma coisinha no rosto. E é cientificamente comprovado que ter um tempo dedicado para cuidar de si traz muitos benefícios para a nossa saúde mental e claro, para a nossa pele!

Para saber quais produtos escolher e utilizar é preciso conhecer a sua pele, seu tipo, aspectos e como ela se comporta. Se você ainda não sabe do que sua pele precisa e quais produtos são indicados para ela, é importante passar por uma consulta com um profissional habilitado na área da estética e dermatologia para que ele identifique seu tipo de pele, avalie seus aspectos e te oriente sobre a rotina ideal que você deve seguir!

Agora, se você já está mais familiarizada com o assunto e com a sua pele, o próximo passo é saber qual é a ordem correta dos produtos na hora de aplicar. Essa ordem não tem segredo, mas se não for seguida adequadamente você pode acabar desperdiçando produto e causando efeitos indesejados à sua pele, como a acne, oleosidade, ressecamento, irritações, etc.

IMG_6811.jpeg

Um momento skincare leva em média 15 minutinhos e não precisa ser um bicho de sete cabeças! Confira o que deve ter na sua rotina e o passo a passo básico (principalmente para a manhã), aquele bem geral, de um bom Skincare:

Passo 1 - Limpeza

A primeira etapa de qualquer rotina de cuidados com a pele é a limpeza! Você não vai conseguir tratar nenhum aspecto ou possíveis problemas sem estar com a pele devidamente higienizada e limpa. Uma limpeza adequada vai eliminar as sujidades e impurezas da superfície, desobstruir os poros e preparar a pele para receber os próximos produtos.

Comece com um sabonete indicado para o seu tipo de pele (oleosa, seca, sensível…), o ideal é que o produto seja líquido, espuma ou em gel.

Adjustments.jpeg

Passo 2 - Intensificar a limpeza

Um pouco à frente na limpeza, esse é o momento de intensificar a purificação dessa pele, pois só o sabonete nem sempre é o suficiente para eliminar as impurezas que as camadas mais profundas absorvem durante o dia. Complemente a limpeza com tônicos (especialmente as peles mistas, oleosas e acneicas!) ou água micelar (peles mais secas e sensíveis), os esfoliantes também colaboram para uma limpeza mais profunda, porém esfolie no máximo 2x na semana.

Resumindo esfoliante (nos dias que vai esfoliar) e depois vem o tônico ou água micelar.

Adjustments.jpeg

Passo 3 - Tratamento

Com a pele bem limpa agora podemos seguir para a etapa de tratamento! Essa parte é a mais específica e que deve ser direcionada para o seu tipo de pele e a questão a ser tratada (acne, oleosidade, rugas, manchas). A principal dica aqui é começar pelos produtos mais líquidos (loções, sérum) e terminar nos mais firmes e consistentes (creme, máscaras), ou seja, 1 - loção; 2 - sérum; 3- cremes e máscaras.

Nessa etapa é onde aplicamos a vitamina C, os ácidos (salicílico, glicólico), produtos anti-aging, para oleosidade, etc…

Adjustments.jpeg

Passo 4 - Hidrate a pele!

Caso você não precise tratar nenhuma questão específica (acne, manchas…) você pode pular o passo 3 e fazer o passo 4 direto. Hidratar a pele é uma das etapas mais importantes do Skincare e todo mundo precisa dela, inclusive as peles mais oleosas! Aqui também é necessário saber qual é o seu tipo de pele para escolher o produto certo para você, se tiver a pele oleosa opte por produtos em gel, que são mais líquidos e fluidos (aqueles bem levinhos, sabe?), já para a pele seca o ideal são produtos mais “pesados” como em cremes e óleos.

Adjustments.jpeg

Passo 5 - Protetor solar!

O último mas não menos importante é o protetor solar! Esse passo é diário, faça chuva ou faça sol, se for ficar em casa ou sair, o filtro solar é indispensável. E para escolher o protetor certo também precisamos levar em conta o comportamento e tipo de pele. Identifique os produtos mais assertivos para você, como um oil free para peles oleosas. Outro detalhe: BB cream não substitui o filtro solar! Esse tipo de produto possui o FPS como funcionalidade secundária e não oferece a proteção ideal para a sua pele.

Lembre de reaplicar o protetor de 3 em 3 horas, especialmente quem sofre com melasma ou rosácea.

Adjustments.jpeg

Passo 6 - a Make

Esse passo é opcional! Depois de seguir os passos anteriores, a pele estará prontinha para receber uma make e fazer ela durar. Não devemos passar maquiagem todos os dias, e um bom aliado que substitui o uso da base e corretivo é o filtro solar com cor, que já nos dá uma cobertura e a nossa pele agradece, né?