Cabelos: ativos essenciais para cada tipo de cabelo by Camile Maes

Todos os tipos de cabelo, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo, precisa de cuidados.

Provavelmente você já comprou um shampoo para cabelos ondulados, tendo cabelo liso, para tentar dar mais volume e definição. Ou investiu em um produto para cabelos ressecados para hidratar, mesmo tendo a raiz oleosa e só deixou mais pesado. A verdade é que infelizmente, não usar os produtos indicados para o seu cabelo é desperdício de dinheiro e de tempo.

Você precisa conhecer o seu tipo de cabelo e investir naqueles produtos e ativos que realmente vão atender as necessidades dos fios.

Saiba mais sobre quais ativos e compostos você deve procurar nos rótulos dos produtos que irá usar nas suas madeixas.

Cabelos Lisos

Normalmente os cabelos lisos são mais oleosos, por isso é muito importante investir em shampoo de limpeza profunda e anti resíduos, no entanto não use diariamente, para não causar efeito rebote e aumentar a oleosidade.

Opte por produtos mais aquosos, leves e de cor translúcida, além disso, compostos como aminoácidos e vitaminas são indispensáveis para reduzir o frizz e manter os fios mais alinhados. Ativos como extrato de trigo, chá verde, gengibre, algodão, babosa, pantenol, vitamina E, ajudam a manter a hidratação e controlar a oleosidade sem pesar os fios. Evite produtos muito densos e com muito óleo.

Cabelo Ondulado

Os cabelos ondulados muitas vezes podem se apresentar como ressecados, e geralmente os fios ficam mais arrepiados e com mais frizz. Isso acontece pois o formato do fio, dificulta que a oleosidade e hidratação natural da raiz alcance o comprimento e pontas. Para cabelos ondulados é interessante utilizar produtos com fórmulas hidratantes, alguns óleo vegetais, ceramidas, e proteínas de estruturação, como elastina.

Só é preciso cuidado com a textura e quantidade de produto que irá utilizar, para não pesar muito ou prejudicar a definição das ondas. Aposte em produtos em creme, se for muito seco ou um sérum com maior viscosidade, um pouco mais oleoso, e passe somente no comprimento e pontas.

Cabelo Cacheado

Assim como os fios ondulados e crespos, os cacheados, também sofre com a dificuldade de distribuir hidratação e oleosidade natural, deixando o comprimento e pontas mais secas.

Produtos com óleo de coco, argan, rícino, abacate, queratina, elastina, são nutritivos e hidratantes para os cabelos. Ainda ajudam na texturização, alinhar, reduzir frizz e melhorar a definição dos cachos.

Cabelo Crespo

Os fios crespos são talvez os mais delicados e secos, por isso precisam de cuidados intensos.

Ativos como elastina, antioxidantes, óleo de coco, argan, macadâmia, vitaminas e minerais, ajudam a repor lipídeos, nutrir, hidratar e manter os fios estruturados. Lembre de fazer umectações e nutrições frequentemente para manter as madeixas saudáveis e maravilhosas.

Cuidados com os cabelos no tempo frio e seco do inverno by Camile Maes

Com a mudança de estação mudamos também alguns hábitos diários e isso influencia na nossa pele e cabelos. Falando especificamente em cuidados com os cabelos, é importante manter, ou incluir, uso de alguns produtos e estar atenta aos hábitos do dia a dia.

Além da queda de temperatura, no inverno também temos a diminuição da umidade do ar, e isso pode ser agressivo à pele e aos cabelos, deixando-os mais ressecados. Tudo isso ainda aliado à poluição, os fios sofrem com ressecamento e quebra, já que perdem mais água para o meio.

Com o clima mais frio, os banhos tendem a ficar mais demorados e quentes, o que também influencia na saúde dos fios e couro cabeludo. Sem contar que é uma época em que usamos mais secador, e nessa hora os cuidados para preservar os fios são necessários.

Entenda mais como cuidar das madeixas no inverno!

Evite água quente

Como falamos, é comum que nessa época do ano as pessoas aumentem a temperatura da água na hora do banho, o que faz mal para a pele e os cabelos. A água quente agride o couro cabeludo, que acaba por produzir mais oleosidade, além de abrir mais as cutículas dos fios deixando-os mais ressecados e quebradiços. Outro ponto é que a a temperatura alta da água pode levar ao desenvolvimento de dermatites e caspa, condições que geram descamação excessiva do couro cabeludo.

A alternativa é deixar a temperatura da água o mais morna possível, principalmente no momento de enxágue dos cabelos.

Use protetor térmico

Como o uso do secador fica mais frequente no inverno, é fundamental utilizar um protetor térmico para proteger os fios dos danos do calor. Sem contar que ainda protege do tempo seco e poluição do ar. Uma dica também é usar o secador mais longe dos cabelos para secar o excesso de água e depois escovar.

Intensifique a hidratação

Devido ao tempo frio e seco, os cabelos ficam mais ressecados no inverno, por isso é o momento de investir em hidratação. Utilize máscaras contenham óleos vegetais (argan, coco, jojoba, rícino, manteiga de karité) que ajudam a repor lipídios, selam as cutículas e reduzem o frizz. As ampolas com alta concentração de ativos também são bem-vindas, você pode misturar em uma máscara ou aplicar algumas gotinhas no comprimento e pontas dos cabelos.

Faça hidratação ou nutrição pelo menos 1x na semana. Se o seu cabelo for mais oleoso, deve hidratar a cada 10 ou 15 dias.

Beba bastante água

A hidratação natural também é muito importante! E no frio costumamos beber menos água. Redobre a atenção à isso, e junto à uma boa alimentação, não esqueça de ingerir no mínimo 2L de água por dia.

Lave o cabelo com frequência

Normalmente as pessoas diminuem a frequência das lavagens do cabelo, porém é recomendado lavar pelo menos um dia sim outro não, visto que a falta de limpeza estimula a oleosidade no couro cabeludo. A produção de óleo pelas glândulas sebáceas aumenta como forma de proteger o couro cabeludo. Mas essa oleosidade em excesso, associada a poluição e ressecamento, pode irritar a pele, entupir o bulbo capilar, causar coceira e queda.

Condicionador

O condicionador é responsável por selar as cutículas, influenciando no controle do frizz, brilho e maciez. Você pode usar um no banho ou um creme sem enxágue. Escolha aquele que é ideal para o seu tipo de cabelo, assim se tem um melhor aproveitamento do produto e sua composição.

Biotina: saiba tudo sobre essa vitamina e seus benefícios para o cabelo, pele e unhas by Camile Maes

Algumas vitaminas são multifuncionais, que além de serem essenciais para o funcionamento do corpo são aliadas da beleza, uma delas é a biotina. Os nutrientes ingeridos via oral e de fácil de absorção, que são capazes de auxiliar na saúde do corpo, suprir carências nutricionais, auxiliar na manutenção e melhora da saúde e aspecto dos cabelos e unhas, prevenir e desacelerar o processo do envelhecimento, são considerados nutricosméticos. Estes podem ser vitaminas, antioxidantes, minerais e aminoácidos. A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, é um desses nutricosméticos. E tem função especial sobre as unhas, cabelo e pele.

Confira mais sobre ela, suas funções e benefícios!

Biotina: o que é?

Como dito, a biotina também pode ser nominada como vitamina H ou vitamina B7, faz parte do complexo B e é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ajuda a manter a saúde do sistema nervoso, auxilia no tratamento da acne e alopecia e no controle dos níveis de colesterol. Serve ainda para metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas ingeridos e transformar tudo em energia, ajuda na produção de ácidos graxos e aminoácidos que formam as proteínas, facilita reações metabólicas como a gliconeogênese, que regula os níveis de glicose no sangue e ainda age na produção e formação de glicogênio e proteínas, entre elas queratina e colágeno, por isso sua importância em especial para os cabelos, pele e unhas.

Dito as suas principais funções já deu para entender o quanto ela é importante, falemos dos seus benefícios particulares para unhas, cabelo e pele.

Para a pele

A biotina está relacionada ao estímulo da produção de colágeno e no equilíbrio do zinco presente na pele, um mineral fundamental para a formação do colágeno e que tem ação antioxidante, combatendo radicais livre e desacelerando o envelhecimento da pele.

Além disso, a biotina evita o ressecamento cutâneo, mantendo a pele mais viçosa, hidratada e preservando sua elasticidade.

Para os cabelos e unhas

Sabe-se que a queratina é uma das proteínas mais fundamentais para os cabelos e unhas, e a biotina participa justamente da formação e produção da queratina, contribuindo para unhas menos quebradiças e fortalecimento dos fios. Aliás, a biotina ajuda ativamente no tratamento de doenças do couro cabeludo, como dermatite seborréica e alopécia (queda capilar). Por isso, ingerir biotina através de alimentos ou suplementos, auxilia no crescimento e fortalecimentos dos fios, deixando o cabelo mais saudável e forte, assim como mantém as unhas mais resistentes.

Onde encontrar a biotina?

Sabendo da importância da biotina logo vem a pergunta de como aumentar a sua ingestão e onde é possível encontrá-la.

Alguns alimentos são ricos em biotina, entre eles:

  • Amendoim - possui cerca de 102 microgramas em 100g

  • Amêndoa

  • Nozes

  • Castanha de Caju

  • Farelo de trigo

  • Carnes (especialmente fígado de boi)

  • Peixe (salmão e atum) - cerca de 5 microgramas em 100g

  • Ovos inteiros e preferencialmente cozidos (a clara de ovo crua inibe a absorção da biotina) - cerca de 16 microgramas em 100g)

  • Sementes de girassol

  • Espinafre

  • Brócolis

  • Cogumelos

  • Leite

  • Iogurte

  • Aveia

  • Banana e maça

    Por ser produzida também pela flora intestinal, é importante que sejam consumidos alimentos ricos em fibra e consumir pelo menos 1,5L de água por dia, assim favorece a produção de biotina.

Os suplementos também são bons aliados para quem precisa ou deseja aumentar a ingestão de biotina. A dose diária de biotina recomendada para adultos é de 30 microgramas, sendo esta alcançada através dos alimentos. No caso de suplementação, a indicação da dose e orientação deve ser feita por um médico.

Deficiência de Biotina

É difícil haver deficiência dessa vitamina, no entanto, algumas condições como disbiose (desequilíbrio da flora intestinal), má absorção pós bariátrica e anemia, podem levar à falta de biotina e desencadear sintomas como como queda de cabelo, unhas fracas, perda de apetite e cansaço excessivo.

Lembre de se alimentar corretamente e seguir hábitos de vida saudáveis.

Frizz: o que provoca e como diminuir os fios arrepiados by Camile Maes

O frizz está presente em praticamente, se não em todos, os tipos de cabelo. Longo ou curto, do liso ao mais crespo, danificado ou até mesmo saudável, às vezes o problema é só os cabelinhos novos nascendo. Os fios arrepiados para muitas mulheres é um inconveniente que consegue transformar o visual em um “bad hair day”.

Apesar de diversos hábitos provocarem o frizz, há algumas soluções para domá-lo. Vamos falar sobre as causas e o que você pode fazer para resolver sua questão com o frizz. Confira!

O que provoca o frizz?

São muitas as causas do frizz, a principal delas é a umidade ou mudança de clima. Os cabelos possuem camadas e células próprias que absorvem a umidade e abrem as cutículas dos fios, tornando-os arrepiados. Moramos em um país de clima tropical, bastante úmido especialmente no verão, por isso é importante fazer tratamentos de forma mais frequente nessas época do ano principalmente quando se entra em contato com a piscina ou mar. No inverno, um fator que prejudica e intensifica o frizz é o uso mais frequente de secador ou outras fontes de calor, assim como os banhos mais quentes.

Outros fatores como, a falta de nutrientes, que torna os cabelos fracos e quebradiços, além de estar associada à perda lipídica presente nos cabelos e que ajuda a selar as cutículas; a escova que utiliza; pentear o cabelo seco, que gera atrito e transfere elétrons deixando o cabelo carregado e “elétrico”; torcer os fios com a tolha, que faz quebra mecânica e o excesso de químicas.

Falando especificamente da química, mesmo que os processos de alisamento, cacheamento ou descoloração contem com diversos recursos para preservar a saúde dos cabelos e possam ser feitos de forma que não danifique tanto os fios, ainda assim, nesses procedimentos, ocorre a quebra das pontes dissulfeto, que são as ligações mais fortes dos fios de cabelo e dão estrutura à eles, o que gera bastante frizz.

Qual tipo de cabelo sofre mais com o frizz?

Normalmente o cabelo cacheado e ondulado sofre mais com o frizz, pois a oleosidade natural não alcança todo o comprimento e pontas devido ao formato dos fios. Além do mais, tendem as ser mais finos e frágeis, o que também favorece o aparecimento do frizz. É preciso hidratar e nutrir mais os fios, nesse caso.

Isso não quer dizer que cabelos grossos ou lisos não precisem dos mesmos cuidados ou que não apareça o frizz, mas muitas vezes somente o uso de um leave-in já soluciona o “problema” mais fácil.

Se você sofre com os fios indisciplinados e arrepiados, confira o que pode ajudar:

Quando falamos do frizz gerado pelas químicas sabe-se que será necessário devolver a estrutura e reconstruir toda a fibra capilar pós procedimentos. Existem alguns tratamentos potentes e com bons produtos que fazem a reposição de lipídios, aminoácidos e vitaminas, como as linhas da Braé e da Truss que criam um excelente cronograma capilar. Os tratamentos podem ser feitos até semanalmente. São eles que vão hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

  • Evite o uso de equipamentos térmicos como secador, chapinha ou babyliss. E se for utilizar, lembre de aplicar um protetor térmico ou leave in antes.

  • Alguns shampoos e condicionadores possuem substâncias que diminuem o efeito da umidade. Ingredientes como a dimecotina formam uma camada de silicone ao redor dos fios, deixando-os mais hidratados e protegidos. Combinar o uso de produtos na sua rotina ajuda bastante a combater o frizz. Principalmente quando estes são específicos para domar os fios arrepiados. Marcas como John Frieda, Braé, Redken, Truss, Wella, Cadiveu, e O Boticário, são algumas das que possuem produtos indicados para cabelo com frizz.

  • Abuse das hidratações frequentes, tenha e use sempre uma boa máscara, ampola ou óleo selador, mas principalmente, um bom leave-in!

  • Utilize água mais morna na hora de lavar e cuidado para secar o cabelo com a toalha, nada de torcer os cabelos, basta esfregar sem muito exagero.

  • Use pentes e escovas com dentes de madeira.

  • Principalmente para as cacheadas e crespas, fronhas de seda ou cetim ajudam muito a combater o frizz, pois tem menos atrito dos fios durante a noite. Mas todas podem testar essa diquinha!

E aí, gostou dessas dicas? Se quiser saber mais como tratar e cuidar dos cabelos com frizz entre em contato!

Braé Hair Care: conheça mais sobre a nova marca queridinha das famosas! by Camile Maes

A Braé Hair Care nasceu em 2015 na Flórida, com o compromisso de criar produtos profissionais e inovadores com alta tecnologia e performance. É uma empresa hair care multicultural, na qual diferentes profissionais internacionalmente renomados aplicaram seus conhecimentos em cada fórmula. Com isso, seus produtos entregam resultado profissional mesmo em casa.

A marca foi criada em Miami, mas é baseada em São Paulo, e hoje podem ser encontrados nos melhores salões de beleza e lojas de cosméticos ao redor do mundo, além de ter conquistado o coração de diversas famosas como Mari Saad, Virgínia, Lore Improta, Tici Pinheiro, Claudia Leite, Claudia Raia, entre outras.

Vamos te apresentar mais sobre os produtos e tratamentos Braé Hair Care que temos aqui no salão, confira!

Braé Hair & Care

Os produtos Bráe combinam o máximo de performance, cuidado com a saúde dos fios e melhores resultados. Todas as linhas garantem essa combinação, entre elas a famosa linha Bond Angel, que veio para ser a solução para um descoloração saudável!

O Bond Angel é um tratamento profissional que cria os tons de loiros mais desejados, incríveis e com proteção máxima durante a descoloração, sem riscos e danos, assim como, a linha conta com produtos reconstrutores de recuperação intensa após química, devolvendo toda a saúde aos cabelos.

Já o Bond Angel Fortifier, é a etapa final e indispensável do tratamento pós transformação com a descoloração. Seu uso sela o procedimento, que recupera, fortalece e protege, garantindo o resultado iluminado das luzes e a integridade do cabelo.

A linha Bond Angel ainda conta com um Matizador Profissional e Home-Care que equilibra e revitaliza a cor, intensifica o brilho e oferece mais saúde aos fios. Como finalização é tudo em um processo de mechas, o Thermal Blond é um leave-in de uso continuo voltado para a proteção e reparação que deixa qualquer cabelo loiro mais lindo, brilhante e até com menos frizz. E por fim, ainda tem a Power Dose da linha Bond Angel, uma ampola super concentrada, reparadora, fortificante, hidratante e que garante fios 3x mais recuperados e saudáveis.

Linhas de Tratamento Braé

As linhas da Braé são compostas de Shampoo, Condicionador, Máscaras de tratamento, Finalizadores e Ampolas ultra concentradas, vamos falar um pouco sobre algumas delas e dos seus produtos que merecem todo o sucesso que têm!

E você também pode misturar os produtos das linhas entre si, já que possuem tecnologias que se combinam e potencializam os resultados.

Linha Divine

A linha Divine garante hidratação e nutrição de alta qualidade. Com ela também alcançamos o liso absoluto por muito mais tempo. Ela foi criada com um blend de extratos vegetais, água de coco e óleo de coco, que blinda os fios contra a umidade que provoca o frizz, deixando o cabelos mais sedosos, macios, nutridos e livre do frizz indesejado.

Toda a linha Divine é maravilhosa, mas vamos destacar três produtos que são inovadores e incríveis: o Divine Liquid Keratin Hair Mask, que promove uma hidratação intensa em 5 minutos, tem tecnologia concentrada e blend de óleos nobre, selas as cutículas e proporciona uma nutrição perfeita aos cabelos, o melhor, sem pesar!

Já o Sérum Plume Sensation é um finalizador ultraleve e sofisticado que reduz frizz, elimina pontas duplas deixando os fios mais soltos, modelados e leves como uma pluma. E por fim, Ampola Divine, super indicada para cabelos secos, opacos e indisciplinados, a Power Dose Divine tem 3x mais ativos para garantir uma hidratação profunda. Fantástico, né?

Linha Revival

A linha Revival foi criada com ativos de desempenho específico e combinados para uma nutrição de alta qualidade. Tudo de bom para ter um cabelo brilhante, macio, sedoso e livre do frizz.

Um dos produtos destaque dessa linha é o Revival Gorgeous oil, que é o toque final para um cabelo lindo e sedoso. Repõe lipídios, hidrata, nutre e fortalece as pontas, seu uso continuo previne a formação de pontas duplas e além de ser finalizador pode ser usado como complemento em máscaras de tratamento.

A Ampola Revival também é maravilhosa para quem procura por um produto que tenha ação reparadora rapidamente, como é ultra concentrada, tem 3x mais ação reconstrutora e reparadora, que ajuda inclusive para um um crescimento uniforme e saudável, quando usada regularmente.

Linha Soul Color

A linha Soul Color é para fios coloridos, uma linha de tratamento com dupla ação: antioxidante e alta intensidade de brilho. Suas fórmulas exclusivas foram desenvolvidas com alta carga de óleos e vitaminas para manter a intensidade da cor por mais tempo.

Aqui no salão usamos muito a Ampola Soul Color nos cabelos coloridos ou com mechas, ela promove de forma imediata a hidratação, emoliência e nutrição necessária pra proporcionar maior durabilidade da cor. Os fios ficam extremamente nutridos e fortalecidos por muito mais tempo. A cor fica livre de desbotamento e os cabelos ainda mais leves, fortes e brilhantes.

Outro produto da linha Soul Color que amamos é o Primer Shine Spray, um super leave-in que protege os fios contra a oxidação da cor, desbotamento e ação do calor. Traz toda a proteção, hidratação e brilho para os cabelos, tudo que garante uma cor intacta.

O Essential

Agora vamos falar do queridinho da Braé, o Essential, um fluido finalizador reparador para deixar sua rotina de hair care mais prática, versátil e eficiente. O Essential é um combo perfeito de tudo que o cabelo precisa! Ele tem proteção térmica, serve para todos os tipos de cabelo, anti frizz, repara, hidrata, reconstrói e promove uma saúde completa aos fios. Formulado com Ácido Hialurônico, Monoil Oil, óleo de coco, blend de aminoácidos e pantenol, penetra no interior da fibra capilar reparando e reconstruindo todas as camadas, promovendo mais forca, proteção da cor e contra agressões externas (poluição, calor, mar, etc), hidratação de longa duração, maciez e brilho.

Cronograma Capilar

A Braé tem dois kit de Cronograma Capilar para você incluir na sua rotina de Hair Care. Aqui no salão utilizamos estes mesmos produtos para tratar, cuidar e potencializar resultados. Cada Kit conta com três ampolas Power Dose. No Kit Cronograma Capilar Color vem a ampola Divine, Revival e Soul Color, e é indicado para quem deseja proteção da cor contra o desbotamento, aliado a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios,as três ampolas juntas promovem mais durabilidade da cor e saúde de todas as camadas da fibra capilar.

Já o Kit Cronograma Capilar Repair conta com com uma ampola Divine, Revival e Bond Angel, a associação dessas três ampolas oferece uma ação fortificante, reparadora, nutritiva e hidratante para os fios. Deixa o cabelo mias forte, livre de frizz, revitalizado e com brilho intenso.

Mais produtos

Aqui no Salão Camile Maes você encontra todas essas linhas de tratamentos, além de utilizarmos elas nos procedimentos profissionais, ainda temos a pronta entrega uma variedade dos produtos Braé para você usar em casa! Aqui vão algumas sugestões:

Gorgeous Volume

Um texturizador de fios. Hidrata e dá mais consistência à fibra capilar, resultando em um cabelo mais volumoso, estruturado e forte!

Revival Intense Shine

O Revival Intense Shine Spray é uma hidratação a seco de ação o instantânea para cabelos secos e danificados. Mesmo em cabelos mais nutridos e bem cuidados, as pontas sempre precisam de um reforço, e este é o produto ideal! Dá mais maleabilidade, toque suave e leveza.

Beauty Sleep Serum Noturno

Esse é o último lançamento da Braé, e ele é fantástico! Ele chega para que você já levante com os cabelos macios, hidratados sem pesar, nutridos, fáceis para pentear e protegidos. Além disso, sua fórmula previne a perda da cor dos cabelos coloridos ou com mechas, promove equilíbrio da oleosidade e possui poderosa ação anti frizz.

So Fresh Shampoo a Seco

Shampoo a seco vegano para todos os tipos de cabelo! Ele limpa instantaneamente o couro cabeludo e os fios, sem deixar resíduos. Garante fios mais limpos, praticidade, leveza e frescor.

Shampoo Puring

A inovação para cabelos oleosos. O shampoo Puring foi desenvolvido com ativos que auxiliam no controle da oleosidade e equilibram a função sebácea, protegendo o couro cabeludo e hidratando levemente os fios.

Deu vontade de provar todos, né? Aqui você encontra!

'Hair Bronzing': saiba mais sobre a coloração que dá um bronze ao seu visual! by Camile Maes

Os tons marrons estão em alta! Dos tons mais claros como caramelo aos mais fechados como um chocolate. O marrom (ou castanho), é super versátil e suas tonalidades caem bem em todos os tons de pele. O Hair Bronzing é uma técnica que deriva do tom marrom e que promete iluminar, realçar e dar um “bronze” no seu visual. Pode ser através da coloração total ou das mechas em tons mais quentes. Se insipire!

A cor

A tendência do Hair Bronzing incorpora os tons de marrom, que prezam pela naturalidade, elegância e modernidade. Quem tem tom de pele com fototipo mais alto tons de cabelo mais dourados e claros dão o efeito bronzer, quem tem pele mais clara consegue o efeito com tons entre chocolate e marrom escuro. Você pode apostar em coloração total, sendo ela em tom fechado como chocolate, avelã, café, tons avermelhados ou tons mais claros como caramelo e mel, mas estes muitas vezes necessitam do processo da descoloração seguido da tonalização. Lembrando, se passar pela descoloração, você precisa intensificar a hidratação e os cuidados com o pós procedimento, para manter a cor e a saúde dos fios.

Com mechas

O efeito também pode ser alcançado com mechas médias e finas, como no morena iluminada. Esse estilo é ainda mais democrático, já que os tons de mechas nesse caso ficam bons em todos os tons de pele e cores de cabelo, dos fundos mais claros aos mais escuros. Os tons das mechas também variam entre nuances mais fechadas e mais abertas que puxam para o dourado, mas em todos os casos são tons de mechas mais quentes, que é o que dá o efeito ‘bronzer’. A cor das mechas pode ser mantida com um tonalizante que puxa para o caramelo e ou dourado.

Cuidados com a cor

Todo processo de coloração ou descoloração necessita de cuidados para manter a cor, principalmente se o cabelo passar pela descoloração, que mesmo que seja leve, acaba causando ressecamento dos fios e dificulta a fixação da cor. Aposte em óleos e máscaras para hidratação e umectação, e não esqueça do protetor térmico antes do uso do babyliss, chapinha ou secador.



Cortes de cabelo práticos para o dia a dia by Camile Maes

Um bom corte de cabelo não precisa ser trabalhoso, existem diversos modelos práticos, modernos e estilosos que são fáceis de manter e arrumar, sejam eles mais curtos, médios ou longos. Separamos alguns modelos para você que está procurando um corte que demande pouco, ou nenhum, trabalho no dia a dia.


Camadas Longas

Sem dúvida os cortes em camadas longas são um dos modelos mais fáceis de manter, perfeito para quem tem rotina corrida ou zero paciência de ficar arrumando, texturizando, etc. Esse estilo garante movimento e emoldura o rosto, além do mais, não é muito ousa radical e está super na moda. Para quem ama praticidade e menos manutenção. Normalmente, você pode precisar apenas de um leave-in para o seu tipo de cabelo.

Corte Pixie

Agora, para economizar tempo na frente do espelho, nada como um corte pixie. Seu cabelo pode ser liso, cacheado, crespo… o curtinho é o corte mais prático e não poderíamos deixar de falar dele. Não abuse de finalizadores, cremes ou leave-in, para não deixar oleoso ou pesado. O corte também dispensa chapinhas, secador, etc.

Chanel ou Short Bob

Para mudar o visual sem maiores dificuldades no dia a dia, o chanel ou o corte bob é uma boa opção. Além de ser versátil, é super moderno. O modelo que dispensa ainda mais cuidados para manter é o bob desfiado, é um corte que diminui o volume, por isso facilita a manutenção. Um óleo nas pontas ou um leave-in já garante uma boa finalização, independente do modelo do corte, seja o desfiado, reto, repicado.

Shaggy

O Shaggy é uma excelente opção de corte para quem busca praticidade sem perder o estilo. Arruma rapidamente, permite vários tipos de finalização e texturas. Seu modelo não exige alinhamento, o que facilita arrumá-lo no dia a dia, o estilo mais “messy” deixa o corte ainda mais moderno. Um spray texturizador ou leave-in já ajuda a ajeitar naqueles “bad hair days”.

Long Bob

Esse corte é em comprimento médio, fácil de manter, finalizar e é elegante. Traz todo um ar de clássico e moderno ao mesmo tempo, afinal é um comprimento que tem sido muito aderido ultimamente. A assimetria do corte entrega leveza e estilo, além disso, é versátil, cai bem em todo formato de rosto e tipo de cabelo, basta finalizar de acordo com a sua preferencia, se quer mais volume e definição ou não.

Dicas de beleza e bem-estar essenciais para o outono by Camile Maes

A chegada do outono traz dias lindos, finais de tarde coloridos, mais camadas de roupas, mais charme e claro, frio e tempo seco. O clima nessa época, apesar de não ser intenso como no inverno, já influencia na nossa pele, deixando-a mais sensível, assim como os cabelos que além de usarmos mais secador e água quente, o clima também deixa eles mais opacos, ressecados e muita gente sofre com queda.

As mudanças de estações também pedem certas adaptações na rotina de beleza e bem-estar. Selecionamos alguns itens e dicas que ajudam a reforçar a saúde da pele, dos cabelos e fazem diferença no seu cuidado diário e na sua saúde.


Mais hidratação

Durante o outono nossa pele fica mais ressecada e sensível, por isso é importante reforçar e intensificar a hidratação. Trocar o hidratante leve do verão por um mais poderoso é o primeiro passo. Procure por produtos que contenham ceramidas e ativos mais nutritivos, com uma textura mais pesada ou em creme. Ativos como ácido hialurônico e antioxidantes reforçam a saúde da pele. Quem já tem a pele seca, pode ainda usar produtos com base em óleo ou manteiga vegetal. Capriche! Além disso, outro ativo importante para ser usado agora é a vitamina C, que é ameniza manchas, linhas finas e rugas, protegendo a pele dos radicais livres. Os antioxidantes são bem-vindos sempre!

A pele do corpo também precisa de hidratação, utilize hidratantes diariamente, principalmente os que possuam ureia ou óleos. Eles ajudam a criar uma barreira protetora e retém hidratação à pele.

Intensifique a hidratação dos cabelos também

Assim como a pele, os cabelos também ficam mais ressecados no outono, por isso a hidratação é fundamental. Aumente a frequência durante a semana e use máscaras, ampolas ou cremes nutritivos à base de óleos ou ativos que reponham lipídios, como óleo de argan, coco, etc., de preferencia utilize produtos sem enxágue.

Cuidado com os lábios

No frio e clima seco outra região que sofre com o ressecamento são os lábios. A pele dos lábios é uma das primeiras ficar sensibilizada nessa época, às vezes até sofrendo com rachaduras. Então, escolha um balm e use muitas vezes ao dia. Em alguns casos, usar pomadas como Bepantol, pode ajudar bastante.

Área dos olhos

A área dos olhos é uma das que tem a pele mais delicada e fina, invista em um hidratante específico para essa região, de textura leve, mas potente. Assim você ajuda a evitar o ressecamento, formação de bolsas e linhas finais.

Use protetor solar

No verão é mais comum as pessoas cuidarem com o uso do protetor solar e faz parte da rotina de forma mais atenciosa, mas ele pode ser esquecido no outono. Use o filtro solar diariamente e reaplique durante o dia, principalmente nas áreas expostas. O filtro protege até mesmo do frio.

Evite esfoliar a pele

A esfoliação remove as células mortas e é essencial para garantir o equilíbrio e renovação da pele, no entanto, no frio ela pode ser agressiva já que a pele fica mais sensibilizada. Esfoliar levemente e esporadicamente ainda é recomendado, até mesmo antes de aplicar o hidratante, mas esfolie no máximo uma vez na semana.

Evite água muito quente

A temperatura alta da água prejudica a saúde da pele, sua oleosidade e hidratação natural, assim como afeta os cabelos também, que ficam ressecados e o couro cabeludo mais oleoso.

O ideal nessa época é lavar os cabelos 4 vezes na semana, para evitar a oleosidade e agravamento da queda capilar. Mas atente-se à esse cuidado com a temperatura da água. Se você não consegue abrir mão da água quente, faca uma umectação 1h antes de lavar usando óleos como o de coco e o de rícino.

Corpo, saúde e bem-estar

Alimente-se adequadamente

Assim como os suplementos vitamínicos, uma dieta equilibrada garante mais imunidade e fortalece o organismo. Nessa época é mais comum sofrermos com alergias respiratórias, gripes, resfriados, etc, e além dos benefícios à imunidade, uma boa alimentação influencia na saúde dos fios e da pele.

Tome bastante água

No frio sentimos menos sede, mas é muito importante manter a hidratação natural do corpo e aí está o papel fundamental da água que ingerimos. Encontre uma forma de ir bebendo água ao longo do dia, ter sempre uma garrafinha junto pode ajudar. Se beber pelo menos 2L de água por dia é difícil pra você, uma alternativa que complementa a quantidade ideal que deve ser ingerida, é tomar chá.

Umidificador

Todas as dicas podem ser resumidas em devolver ou manter a umidade da pele, cabelo e corpo. Além dos cosméticos, cuidados com alimentação e ingestão de água, outra dica é investir em itens como umidificador, que garante uma respiração mais limpa, leve, ajuda na noite de sono e, enfim, na saúde da cútis também.