Salão de Beleza

"Projeto Rapunzel": alimentos que ajudam no crescimento dos cabelos by Camile Maes

IMG_4239.jpeg

Quando pensamos no crescimento capilar, antes de fazer tratamentos e seguir dicas “milagrosas”, precisamos lembrar que o processo acontece de dentro para fora, ou seja, é preciso ter hábitos saudáveis que fortaleçam e ajudem no crescimento dos fios. Entre esses cuidados está a alimentação.

O fio de cabelo cresce cerca de 1 a 2 cm ao mês e o ciclo de crescimento depende de alguns fatores como estilo de vida, genética, uso de produtos, assim como o consumo de nutrientes específicos que ajudam nesse processo.

“Meu cabelo está demorando muito para crescer”é uma frase comum de se ouvir e na verdade, na maioria das vezes não é que demore mais para crescer, o problema é que o cabelo pode estar frágil e quebrando com facilidade. Alguns hábitos como utilizar muita química, chapinha, fazer escovas progressivas, etc, são exemplos do que pode danificar os fios e dificultar o crescimento. Em outros casos é preciso investigar pois o estresse, ansiedade, pouca atividade física, falta de certos nutrientes, questões hormonais, fatores genéticos, qualidade do sono, beber pouca água e problemas no couro cabeludo ou tireoide, podem contribuir para um desequilíbrio do organismo e afetar o crescimento dos fios.

E se tem algo que pode ajudar no seu “Projeto Rapunzel” é a alimentação. Saiba quais alimentos e nutrientes contribuem para o crescimento dos cabelos.

Alimentos que ajudam no crescimento dos fios

Tudo que ingerimos interfere na saúde dos fios, seja para ajudar ou prejudicar. Apostar em uma rotina alimentar mais equilibrada pode fazer toda a diferença.

Carne, peixes, ovos, leite e iogurte contribuem para que o cabelo cresça mais forte. Incluir peixes na dieta ajuda a acelerar o crescimento dos fios, pois eles possuem vitamina B1, cálcio, ferro, fósforo e ômega-3, uma gordura que não é produzida pelo corpo e é essencial para fazer o cabelo crescer. O ômega-3 está presente em alta quantidade em peixes como salmão e atum. Os ovos também são boas fontes para repor as proteínas presentes nos cabelos. Além de conter ômega-3, os ovos ainda possuem aminoácidos, selênio, ferro e biotina, importantíssima para o cabelo crescer mais rápido, forte e saudável.

Feijão, carne vermelha, vegetais folhosos são alimentos que ajudam na oxigenação do sangue e facilitam a irrigação do couro cabeludo e a entrega de nutrientes até os cabelos. O feijão é rico em ferro e é capaz de evitar a anemia e garantir cabelos mais saudáveis. Os vegetais folhosos como couve, acelga, agrião e outros possuem uma forma biológica de enxofre, o MSM, conhecido como mineral da beleza, que promove a formação de queratina que ajuda a fortalecer e dar mais flexibilidade e resistência aos fios.

Frutos do mar são ricos em zinco que estimula produção de colágeno e elastina, deixando os fios mais resistentes. As frutas cítricas, que são ricas em vitamina C (super antioxidante) também ajudam a proteger as fibras de colágeno na raiz e nos fios e protegem dos radicais livres que deixam o cabelo mais frágil e ressecado.

Avelã, amêndoas e amendoim são ricos em vitamina B, que está diretamente ligada ao crescimento dos fios. As amêndoas ainda possui vitamina E, que nutre e condiciona os fios, e alta concentração de biotina que evita a quebra e queda capilar. O abacate também é rico em vitamina B e E, assim como em gorduras saudáveis que além de ajudar no crescimento ainda deixa o cabelo mais bonito, macio e brilhante.

O frango pode ser uma ótima opção de proteína para as refeições, é um alimento que possui vitaminas do complexo B como biotina e niacina que fortalecem os cabelos.

Espinafre possui grandes quantidades de ferro, um mineral bem importante para a formação do cabelo e para o transporte do oxigênio no sangue, ou seja, o oxigênio chega mais rapidamente à raiz dos fios, estimulando o crescimento das madeixas.


Alerta tendências! 7 cortes de cabelo que estão em alta by Camile Maes

Quem não procura estar sempre na moda, né? E a gente não poderia deixar de atualizar vocês das principais tendências do momento, e são 7 cortes de cabelo que estão em alta! Mudança de estação traz junto aquela vontade de mudar o visual também, então vamos te dar algumas inspirações. Confira!

IMG_3744.jpeg

Shaggy Hair

IMG_3779.jpeg

Com certeza o Shaggy Hair é um dos cortes do momento. Ele veio para invadir os salões de beleza. Tem aquela aparência mais descolada, ousada e com muita atitude. Tem camadas assimétricas que dão volume aos fios. Ele é um corte que cai bem em qualquer comprimento e pode vir acompanhado de franja ou não. O shaggy também é um daqueles cortes bem práticos, pois a ideia é esse aspecto bagunçadinho.

Pixie

IMG_3780.jpeg

Cada vez mais as mulheres têm perdido o medo dos comprimentos mais curtinhos. O pixie é um corte descolado e dependendo do estilo pode puxar até para uma pegada romântica, mas também continua aparecendo no estilo “joãozinho”. E nada impede de você ir cortando aos poucos, até se acostumar com o comprimento. Mas pode ter certeza que é um corte super moderno, chique e estiloso.

Chanel e Microbob

IMG_3806.jpeg

Não adianta, o corte chanel veio com tudo e não vai embora mais. O bob curto não tem erro, é estiloso e atemporal, você vai estar sempre na moda. Pode ter um estilo mais reto e comportado, ou algo mais repicado e descolado. É versátil e prático. Outro corte nessa pegada é o microbob, um chanel bem curtinho como o da Bruna Marquezine. Fica super moderno!

Corte em camadas

IMG_3784.jpeg

O corte em camadas também é clássico! Para quem gosta de um visual mais “wild” e natural, com movimento e leveza. Quem não quer desapegar do comprimento longo pode apostar sem medo! É um corte que fica bom em diversas texturas, enrolado, cacheado, mais soltinho ou feito só uma escova.

Franja Média

IMG_3788.jpeg

Gostem ou não, as franjas estão em alta! O cabelo em comprimento médio ou mais abaixo do ombro é outra tendência que acompanha muito bem as franjas. E engana-se quem acha que franja só fica bom em cabelo liso, as cacheadas podem adotar a tendência também.

Baby bang

IMG_3785.jpeg

Olha lá as franjas de novo! Dessa vez em um modelo curtinho. O baby bang é um visual mais jovem e cheio de personalidade. Assim como o Shaggy Hair, esse corte tem o ar assimétrico e bem despojado. Então se você é fã das franjas, esse pode ser o seu look inspiração do momento!

Long Bob reto

IMG_3782.jpeg

O Long Bob é outro corte queridinho e que ainda está em alta. No entanto, ele vem aparecendo em um visual mais “comportadinho”, com pontas retas e sem muita assimetria. O comprimento longo abre espaço para o médio, na altura do ombro. O melhor de tudo é que o long bob reto fica bom em qualquer estilo, pode ser bem liso, ondulado, crespo, cacheado e as mechas são super bem vindas para dar um ar mais despojado.

Skincare para iniciantes: como começar a cuidar da pele by Camile Maes

Você com certeza já ouviu falar em skincare, certo? Skincare basicamente significa ter uma rotina de cuidados com a pele. Ninguém nasceu expert no assunto e também nunca é tarde para começar a cuidar da pele. Claro, quanto antes começar melhor, já que ao ter cuidado com a pele é possível até prevenir os sinais do envelhecimento precoce. Então, se você quer ter esses cuidados mas não sabe muito bem por onde começar, a gente te ajuda!

IMG_3157.jpeg

Aqui vamos te mostrar o caminho para seguir uma rotina skincare que cabe no seu dia, no seu tempo e na sua experiência. Pensando em rituais de skincare para quem está começando ou quer evoluir aos poucos, preparamos um guia básico para você.

Você não precisa ter mil produtos e seguir uma lista enorme de passo a passo, o mais importante é selecionar os produtos certos para a sua pele e saber utilizá-los no seu dia a dia.

Comece pelo básico: Limpeza

A etapa fundamental para qualquer skincare é a limpeza da pele. Lavar o rosto e retirar todas as sujidades é o primeiro passo para ter uma pele mais bonita e saudável. O bom resultado dos outros passos do skincare dependem de uma boa limpeza e esse cuidado você deve praticar de manhã e à noite. Se estiver com maquiagem, primeiro utilize um demaquilante, depois use um gel de limpeza ou sabonete facial ideal para o seu tipo de pele. Você também pode incluir um tônico ou água micelar para que nenhum resíduo fique na pele.

Momento de hidratar

Com a pele limpa e seca chegou o momento de hidratar. Mesmo que você tenha a pele oleosa, a hidratação é fundamental. A hidratação mantém a barreira de proteção fortalecida, devolve maciez, luminosidade e ainda controla a oleosidade. Essa etapa também pode ser feita de manhã e à noite. Procure por produtos que atendem a necessidade da sua pele e que de preferência tenha mais de uma função, ou seja, hidrata, previne e ameniza as linhas de expressão. Quem tem pele oleosa deve procurar por produtos com textura mais leve, rápida absorção e toque seco, geralmente são características descritas na própria embalagem. Já quem tem pele seca pode investir em cremes e séruns com textura mais pesada. Um dos ativos queridinhos para a hidratação você provavelmente conhece, o Ácido Hialurônico, com ele não tem erro, basta identificar qual produto vai se adaptar melhor à sua pele, para isso converse com um profissional da área.

Protetor solar

Etapa final de um skincare básico é o protetor solar. O uso do filtro solar é forma mais efetiva e para prevenir o envelhecimento da pele e o câncer de pele. Deve ser aplicado todos os dias, faça chuva ou faça sol. A luz dos computadores e celulares prejudicam tanto a pele quanto a luz do sol, e por isso mesmo que você fique em casa, deve passar o protetor. Além do FPS igual ou acima de 30, o produto também precisa ter amplo espectro de proteção, protegendo dos raios UVB e UVA, ter uma textura agradável e boa absorção. Para quem tem a pele oleosa, os produtos devem ter toque seco e controlar a oleosidade. E para peles seca a normal, geralmente o produto tem textura mais fluida e com ação hidratante.

Para quem quer gastar 5 minutos com o skincare

IMG_3141.jpeg

Se você não tem tempo ou paciência para seguir uma rotina com diversos passos e quer gastar o menor tempo com isso no seu dia, seu skincare precisa ter pelo menos:

  1. Capriche na limpeza - Gel de limpeza/Sabonete facial + tônico ou água micelar.

  2. Hora da hidratação - Sérum/gel/creme hidratante; o Ácido Hialurônico é um excelente ativo para hidratar.

  3. Finalize com o protetor solar - Com ou sem cor. O filtro com cor é a melhor opção para quem sofre com manchas e melasma.

Para quem quer gastar 15 minutos

IMG_3155.jpeg

Agora, se você quer se dedicar um pouco mais e incluir cuidados na sua rotina, mas ainda sem muita complexidade, o passo a passo pode ser:

  1. Limpeza - pode utilizar aparelhos, como uma FOREO, ou escovas próprias para potencializar.

  2. Inclua um tratamento - A vitamina C é sempre bem-vinda e um ótimo começo para quem quer tratar melhor ainda da pele. Ela é um antioxidante, previne o envelhecimento, melhora textura, manchas e dá mais viço.

  3. Ao aplicar os produtos faca uma boa massagem, dê leves batidinhas com os dedos até que o produto seja bem absorvido. Isso melhora a circulação e a penetração do produto.

  4. Depois do tratamento, aplique o hidratante.

  5. Por fim, o protetor solar!

Para quem quer gastar 30 minutos

IMG_3153.jpeg

Tem tempo e quer caprichar no skincare? Ou ainda, quer seguir um ritual completo em um dia de beleza? Então segue as dicas:

  1. Primeiro a limpeza, claro!

  2. Depois da limpeza você pode preparar a pele para receber os outros produtos. Nesse momento você pode incluir no ritual o uso da água termal e um esfoliante, mas lembre que a esfoliação deve ser feita no máximo 2x por semana, ok?

  3. Aqui você pode aplicar uma máscara facial. Pode ser uma detox, para hidratar, revitalizar ou iluminar — aquela que você acha que sua pele está precisando, sabe? Aplique e aguarde o tempo recomendado, normalmente 15 minutos, e retire com água.

  4. Hora do tratamento. Você já identificou o que deseja tratar especificamente — manchas, rejuvenescimento, oleosidade, etc —, então capriche na etapa. Aqui você pode utilizar até um rolinho de jade para massagear, melhorar a absorção e o inchaço. Ah! Se você quiser utilizar mais de um ativo de tratamento, exemplo Vitamina C e Niacinamida, aplique o produto com textura mais leve (sérum) antes e o mais pesado (creme) depois.

  5. Siga com o hidratante.

  6. Você pode cuidar da área dos olhos também. Ela é uma região sensível, precisa de cuidados especiais e produtos específicos. Mas vale investir nessa região o quanto antes, viu? É onde os primeiros sinais do envelhecimento aparecem e outros aspectos começam a incomodar como bolsas, olheiras, flacidez, etc.

  7. Se for de dia, finalize com o protetor solar e se quiser pode fazer uma maquiagem.

Gostou? Skincare não é um bicho de sete cabeças, né? Então, bora começar a cuidar da pele!

Como cuidar dos cabelos em casa e conseguir um efeito de salão by Camile Maes

Imaginando um mundo onde não existe isolamento social e há opção de ir ao salão para cuidar das madeixas, ainda assim nem sempre conseguimos não é mesmo? E agora mais do que nunca precisamos nos virar do melhor jeito em casa. No maior estilo DIY (“do it yourself” ou faca você mesmo), separamos dicas e tiramos as maiores dúvidas que podem surgir na hora de lavar, hidratar, cuidar e secar e cuidar os cabelos em casa.

IMG_2828.jpeg

Segue o guia!

Pode lavar os cabelos todos os dias?

Essa perguntinha é básica e a resposta é: depende. Quem tem cabelo oleoso pode sim lavar todos os dias, ao contrário do que muitos dizem. Manter o couro cabeludo limpo evita inclusive a queda capilar. Já quem tem cabelo mais seco pode lavar em dias alternados, sempre caprichando na limpeza e hidratação no dia de lavar.

Qual é o passo a passo na hora de lavar os cabelos e como lavar adequadamente?

O primeiro passo é molhar os cabelos e massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Esse passo parece bobagem mas faz toda a diferença, pois retira a oleosidade, deixando o couro cabeludo mais limpo e o cabelo aguenta até mais tempo sem produzir tanta oleosidade, alô donas de cabelo oleoso!

O segundo passo é o shampoo. A quantidade é referente ao tamanho da moeda de 1 real, e então você divide essa quantidade em 5 partes: as duas laterais, topo da cabeça, meio e nuca. Massageie bem e reaplique o shampoo da mesma maneira.

Terceiro passo, condicionador. A quantidade pode ser metade da de shampoo e aplicado do comprimento às pontas, nada de passar na raiz! Deixe agir e enxágue bem, retirando todo o excesso.

Essa ordem de passo a passo é importante pois o pH e o tempo de ação dos produtos são diferentes. O shampoo possui um pH para que a adstringência/limpeza seja feita e o condicionador possui um pH emoliente, para neutralizar o pH do shampoo, hidratar, selar as cutículas.

É preciso reaplicar o shampoo?

Sim! A capacidade de limpeza é atingida na segunda aplicação, onde é removida a gordura que está na cutícula do fio. Inclusive para quem tem cabelos bem oleosos, não tenha receio de aplicar uma terceira vez.

Em que momento utilizo máscara?

As máscaras podem ser utilizadas no lugar do condicionador, mas possuem um tempo de ação superior, geralmente é indicado uns 15 minutos. Por isso atenção com o desperdício de água! Lave os cabelos com shampoo normalmente e retire bem o excesso de água, em seguida aplique a máscara. Com o chuveiro desligado deixe agir o tempo indicado e depois volte para enxaguar. Para garantir que o tratamento seja eficiente você precisa utilizar os produtos corretos para o seu cabelo. Cabelos mais ressecados precisam de máscaras mais hidratantes, já os danificados precisam das reconstrutoras. Para não ficar com dúvida de qual você precisa peça ajuda ao seu hairstylist, o profissional vai te orientar sobre as necessidades dos fios e a periodicidade do tratamento.

Como devo aplicar a máscara e qual é a frequência ideal para hidratar o cabelo?

A quantidade de máscara é referente a uma colher de sopa. Distribua mecha por mecha, evitando encostar na região próxima ao couro cabeludo. Em seguida, deixe agir durante o tempo indicado pelo fabricante. Já a frequência depende do seu tipo de cabelo, se é oleoso, seco, com química, com luzes… e da necessidade do fio. Geralmente quem tem cabelo oleoso ou não tão danificados podem ser hidratados a cada 15 ou 20 dias. Os cabelos secos ou danificados precisam ser bem hidratados 1 vez por semana.

Para que servem os finalizadores?

O uso de finalizadores é indicado para dar acabamento e entregar mais benefícios ao tratamento. Devem ser usados depois de retirar o creme e deixar o cabelo secar naturalmente ou com secador. Nesse momento entra o leave-in. Ele age como um filme protetor, protege os fios dos danos externos como poluição, sol e calor, por isso deve ser usado também na hora de usar secador, chapinha ou babyliss. Além disso, o leave-in sela as cutículas e não deixa que o cabelo perca a hidratação natural e a feita com o condicionador também.

Qual é a maior dica para quem gosta de usar secador e chapinha?

Para quem é refém desses aparelhos ou simplesmente opta por usá-los frequentemente, o uso de um leave-in antes de qualquer secagem, ou aplicação de calor já consegue minimizar em até 50% os danos no cabelo. Além disso, usar os aparelhos em temperatura média também minimiza bastante os danos.

Cabelo oleoso: como controlar a oleosidade, cuidar e tratar os fios by Camile Maes

O cabelo oleoso é realidade para muitas mulheres. O clima mais quente e tropical de grande parte do Brasil favorece ainda mais essa produção excessiva de oleosidade, o que causa bastante incômodo e afeta a saúde do couro cabeludo e dos fios. Quem enfrenta o problema com certeza já fez de tudo para tentar resolver ou pelo menos melhorar o aspecto pesado, gorduroso e sem volume que o excesso de oleosidade causa.

IMG_2374.jpeg

Cabelos oleosos precisam de uma rotina com cuidados específicos que diminuam a oleosidade, mas sem deixar os fios ressecados. Reunimos aqui dicas certeiras para te ajudar a controlar a oleosidade e manter o cabelo sempre saudável.

  1. Capriche na limpeza

    A prioridade de quem tem cabelo oleoso deve ser a limpeza. É um mito a ideia de que lavar os cabelos diariamente faz mal, quem tem cabelo muito oleoso ou pratica atividade física diariamente pode lavar o cabelo sempre que necessário, inclusive todos os dias. Manter a raiz limpa evita inclusive a queda capilar que muitas vezes está envolvida com o excesso de oleosidade também. No entanto, para não cair na armadilha de causar efeito rebote ou ressecar muito os fios, é importante investir em produtos específicos para cabelos oleosos que não causem irritação ou o ressecamento.

  2. Utilize o Shampoo certo

    Aposte em produtos específicos que são indicados para controlar oleosidade e que preservem a limpeza. A maioria dos produtos voltados para quem tem cabelo oleoso possui ingredientes como gengibre, chá verde e extratos de ervas, pois são antioxidantes, antissépticos e removem a oleosidade. Mas também tem aqueles que possuem em sua fórmula propriedades que limpam profundamente, como as micelas. Os shampoos micelares purificam e hidratam sem pesar. Os detox removem impurezas e dão sensação de frescor e leveza. Já os antiresíduos limpam bem profundamente e podem ser usados 1x na semana. Os shampoos para cabelos oleosos não devem ser usados diariamente, alterne com shampoos neutros.

    Dicas de produtos: Shampoo Recarga Natural Detox da Seda; Antioleosidade Hydra Detox da Elséve; Shampoo Micelar da Pantene; Shampoo Cabelos Oleosos da Phytoervas; Clean Maniac Micelar da Redken; Micro Peel Shampoo Esfoliante da Vichy; Shampoo Serie Expert Pure Resource da L’Oréal Professionel.

  3. Aplicar o shampoo específico somente na raiz

    Principalmente quando o cabelo é oleoso na raiz e ressecado nas pontas, o ideal é passar o shampoo para cabelos oleosos apenas no couro cabeludo e outro neutro no comprimento, seguido do condicionador.

  4. Hidratação e Nutrição

    A falta de nutrição e hidratação pode até ser uma das causas da produção excessiva de óleo, por isso, cabelos oleosos também precisam desse tipo de cuidado. Os produtos para a hidratação não interferem na produção de óleo, mas na textura dos fios. Aposte em condicionadores e máscaras mais leves, indicados para cabelos oleosos que geralmente acompanham a linha do shampoo. Aplique somente do comprimento às pontas, o mais distante possível da raiz. Enxágue bem sem deixar nenhum resíduo de produto.

  5. Evite lavar com água quente

    A temperatura da água influencia diretamente na oleosidade. A água quente agride o couro cabeludo, o que estimula as glândulas sebáceas a protegê-lo, favorecendo a produção de óleo. Prefira água mais morna ou fria.

  6. Alimentação

    A nossa alimentação também pode afetar a oleosidade não só do cabelo como da pele. Por isso, tenha uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras e vegetais, dispensando alimentos gordurosos e frituras.

  7. Evite passar a mão no cabelo

    Essa dica parece besteira, mas faz uma grande diferença. Os resíduos presentes nas mãos contribuem para deixar os fios sujos e oleosos mais rapidamente.

  8. Aposte em penteados

    Para driblar os dias que o cabelo não colabora, você pode fazer um penteado como rabo de cavalo, semi preso, tranças, etc.

  9. Recorra ao shampoo seco

    O shampoo seco é um aliado para quem tem cabelo oleoso, mas também não deve ser usado sem medida. O produto serve para controlar a oleosidade, tirar o aspecto pesado e oleoso da raiz, aumentar o intervalo entre as lavagens e é ótimo para alguma situação de emergência em que você não pode lavar na hora. No entanto, usar o shampoo seco com frequência também gera resíduos que acabam obstruindo os poros e pode piorar a oleosidade. Use com moderação, ok?

  10. Finalização

    Na hora de secar o cabelo com secador mantenha o ar quente longe da raiz. Quando aplicado muito próximo causa o efeito da água quente, resseca e pode deixar o cabelo oleoso mais rapidamente. Na raiz, utilize o ar mais intermediário ou frio.

Retinol: um dos queridinho do Skin Care by Camile Maes

De uns tempos para cá o retinol tem tido bastante destaque nesse universo do Skin Care. E não é para menos, o ativo é um excelente anti-idade, ou seja, é bastante eficaz na prevenção do envelhecimento. O retinol é um super aliado no combate à rugas, linhas de expressão e flacidez, além de oferecer benefícios no tratamento de acne e manchas.

IMG_2330.jpeg

Se você já conhece ou não o Retinol, segue um guia básico com tudo sobre ele.

O que é?

Derivado da Vitamina A e precursor do ácido retinóico, isso mesmo, ao ser absorvido pela pele se transforma em ácido retinóico e assume a sua forma ativa, mas a verdade é que independente do nome que receba, o retinol é capaz capaz de promover muitos efeitos no tratamento anti-idade principalmente.

Seus benefícios

Sem dúvidas uma das principais características do retinol é estimular a renovação celular e por isso promove diversos efeitos sob a pele, principalmente no que diz respeito ao envelhecimento. Melhora o viço, luminosidade, textura, firmeza, estimula síntese de colágeno, trata rugas, linhas e minimiza aparência dos poros, além de contribuir no combate à cravos e espinhas. Segue uma listinha de benefícios que vai te convencer a investir em um produto com retinol:

  • Faz uma leve esfoliação, que desencadeia uma renovação celular e elimina células mortas, assim facilita a absorção de outras substâncias pela pele e melhora a qualidade geral.

  • Deixa a pele mais iluminada, viçosa e uniforme.

  • Minimiza poros dilatados e controla oleosidade.

  • Auxilia na produção de colágeno e elastina.

  • Suaviza marcas de acne.

  • Tem efeito clareador.

Como incluir o Retinol na sua rotina Skin Care

Como é um ativo que afina, renova e prepara a pele, o retinol pode ser aplicado depois da limpeza/higienização e antes da hidratação, de preferência à noite.

Com o uso do retinol é preciso redobrar os cuidados com o filtro solar, pode caprichar! Inicie com uma frequência menor, já que pode deixar a pele sensibilizada nos primeiros dias de uso, depois pode ir aumentado de acordo com a tolerância da pele.

Como associar outros ativos com o Retinol

O mais indicado é não utilizar outros tipos de ácidos em associação ao retinol, como os AHAs ou ácido salicílico. Prefira ativos hidratantes, como o ácido hialurônico, vitamina B5 e a água termal. Muitos produtos já vem com esses tipos de componentes junto com o retinol.

Tem alguma contraindicação?

Apesar de ser bem tolerado e se adaptar bem à maioria dos tipos de pele, ele não é indicado para quem tem pele sensível, rosácea ou com intolerância a retinóides.

Gestantes não devem fazer uso do retinol e pessoas com rosácea e com pele sensível devem usar produtos que tenham em sua fórmula ativos calmantes associados. Já quem não se enquadra em nenhuma dessas opções, pode usar sem problemas, principalmente que busca uma ação rejuvenescedora e anti-idade.

Produtos com retinol

Separamos 4 dicas de produtos com retinol que valem muito o investimento.

IMG_2338.jpeg
  • Biossance Sérum Phyto-Retinol

  • The Ordinary Retinol 0,5% in Squalane

  • La Roche-Posay + B3

  • SkinCeuticals Retinol 0,3

Cabelos longos: como acelerar o crescimento dos fios e manter o cabelo longo sempre saudável by Camile Maes

Por mais que os fios tenham um ritmo natural para crescer, é possível dar uma mãozinha e acelerar esse processo, ou ao menos, fazer com que cresçam mais fortes, bonitos e saudáveis. Alguns hábitos ajudam muito a facilitar esse crescimento e vão além da hidratação.

IMG_2219.jpeg

Antes de mais nada, é preciso entender um pouco sobre como esse crescimento acontece. O cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês, mas pode variar de pessoa para pessoa e depende de fatores como hábitos alimentares, genética e cuidados diários. E vale ressaltar, que o cuidado com a raiz é a grande chave para melhorar e até acelerar o crescimento capilar. Os cuidados precisam ser da raiz às pontas e é necessário criar um ambiente favorável e saudável para que se tenha o crescimento.

Ter cabelos longos exige cuidado, dedicação e tempo, mas com certeza seguindo as dicas que vamos te passar, você vai conseguir facilitar e até acelerar o crescimento. Além disso, contamos sobre os cuidados necessários para manter o cabelo longo sempre saudável. Confira!

Tenha uma dieta equilibrada

Para ter cabelos longos é muito importante se alimentar bem e cuidar da sua saúde. O processo acontece de dentro para fora. Aumente a ingestão de proteínas, pois elas são necessárias para formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo e a barba, assim ajudam a acelerar o crescimento saudável dos fios. As vitaminas, gorduras boas e minerais são fundamentais também. Consuma alimentos como: carnes, peixes, ovos, leite, espinafre, feijão, batata-doce e abacate. Evite o excesso de açúcar refinado, farinha branca, café e álcool.

Massagear levemente o couro cabeludo

Uma das técnicas mais simples e eficazes para facilitar o crescimento dos fios é a massagem do couro cabeludo. Quando estiver lavando os cabelos, massageie bem com a ponta dos dedos, isso acelera a circulação sanguínea e estimula o crescimento. Além da massagem, escovar os cabelos também tem esse mesmo benefício. Na hora de pentear tem alguns segredinhos, quem já tem o cabelo longo e é ondulado ou liso, pode pentear antes do banho para evitar a quebra. Já as donas de cabelo cacheado devem desembaraçar no banho, depois do condicionador.

Apostar em produtos fortalecedores

Experimente parar de cortar por um tempo e aposte em tratamentos que reduzam a quebra das pontas. Os fios descoloridos, com química ou que recebem frequentemente calor através de secador, chapinhas e babyliss, podem ficar ainda mais ressecados e frágeis, o que torna o crescimento mais difícil. Algumas pessoas podem até pensar que o cabelo não está crescendo, mas está, porém a espessura do fio vai afinando e quebrando, por isso não cresce em comprimento. Para reverter esse efeito, utilize máscaras e ampolas concentradas com ativos fortalecedores e nutrientes e faça hidratação semanalmente no banho, pode fazer 1 ou 2x na semana dependendo da necessidade.

Evitar as pontas duplas

Quando você corta as pontinhas com frequência você não está acelerando o crescimento e sim tirando as partes mais danificadas como as pontas ressecadas e duplas, o que consequentemente o torna mais saudável. E um fio saudável cresce de forma saudável. As pontas duplas fazem o cabelo parecer mais fino, sem vitalidade e provoca quebra, e é quando se faz necessário o corte das pontinhas com mais frequência. A a dica é apará-las a cada 2 ou 3 meses. Caso não queira cortar, aposte em produtos que protegem as camadas externas e fortalecem a estrutura.

Proteja o cabelo de danos

Para ter um cabelo longo ou cuidar dele se você já tem, é preciso evitar o máximo possível a exposição dos fios à danos como procedimentos químicos, usar chapinha com frequência, o secador diariamente e até a exposição solar e à poluição. A dica é aumentar o espaço entre químicas e mudar os de mais hábitos que deixam o cabelo mais fino, enfraquecido e sensível. Invista em um bom Leave-in, que protege dos raios solares, poluição e age como protetor térmico, super importante principalmente se você utiliza as fontes de calor (babyliss, chapinha e secador).

Já não parece mais tão difícil fazer o cabelo crescer mais rápido e se manter saudável, në?

Área dos olhos: conheça os cuidados necessários para essa região by Camile Maes

A área dos olhos é uma região que precisa de uma atenção especial. O contorno dos olhos possui a pele mais fina e delicada, a circulação sanguínea é desacelerada, a pele é mais seca e por isso está mais sujeita ao escurecimento, formação de bolsas, linhas de expressão e à flacidez. Ou seja, é possível observar ao redor dos olhos o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento.

A partir dos 30 anos é quando a gente começa realmente a notar os indesejados “pés de galinha”, observamos que a pele já está mais flácida, perdeu firmeza e em alguns casos formam-se as bolsas ou a olheira fica mais profunda. É só juntar a perda natural de colágeno da pele e a ação dos radicais livres sobre o envelhecimento e pronto, já aparecem os sinais para a gente se incomodar.

A região dos olhos ainda sofre muito com os maus hábitos - como poucas horas de sono, uma alimentação desequilibrada e pouca ingestão de água. Essas atitudes tendem a favorecer a formação de bolsas, rugas e olheiras.

IMG_1915.jpeg

Vamos a seguir te dar dicas de como cuidar da região dos olhos e evitar o envelhecimento precoce.

Cuidados específicos

Para proteger dos sinais de envelhecimento e não ter aquele aspecto de cansado, primeiro de tudo você precisa saber que a área do olhos precisa de cuidados específicos e deve ter atenção separada do restante do rosto.

Aposte em produtos específicos para área dos olhos

Que nós precisamos cuidar bem da nossa pele, limpar, hidratar e proteger, a gente já sabe. Mas muita gente utiliza o mesmo hidratante do rosto na área do olhos, e o primeiro erro está aí. Como dissemos, a região dos olhos possui uma pele mais delicada e fina, por isso é importante tratá-la separadamente, com produto ideal que não agride a região e com ativos específicos capazes de hidratar e tratar ao mesmo tempo, melhorando o aspecto que você deseja - bolsas, olheiras escuras, linhas, etc.

IMG_1916.jpeg

A base dos cuidados com o contorno dos olhos está na hidratação, então investir em um bom hidratante é o primeiro passo. Além de claro, aumentar a ingestão de água! Acredite, faz TOTAL diferença no aspecto das olheiras e elasticidade da pele.

Ativos indicados para área dos olhos:

Vitamina C - Esse é famoso já, mas sim, a vitamina C é um dos melhores aliados para cuidar do contorno dos olhos. Atua na produção de colágeno, atua no combate aos radicais livres e ajuda a proteger contra os raios UV.

Cafeína - A cafeína é outro ativo muito indicado para tratar a área dos olhos, pois ajuda na circulação sanguínea melhorando o aspecto da coloração das olheiras, inchaço e suaviza rugas e bolsas.

Resveratrol - Excelente antioxidante que age no controle e eliminação dos radicais livres, protege a pele do fotoenvelhecimento e do estresse oxidativo. É para apostar sem medo!

Vitamina E - Outro queridinho para a região dos olhos. Assim como o resveratrol e vitamina C, é um antioxidante que combate os radicais livres e reduz linhas e rugas, além de hidratar!

Ácido Hialurônico - De fato a área dos olhos precisa de hidratação! O ácido hialurônico é o preferido para atuar nesse aspecto, ao “reter” mais água na região e evitar o ressecamento, ele melhora a coloração da olheira (escurecimento) e as linhas de expressão.

Remova a maquiagem

Investir em uma boa limpeza é super importante quando se trata dos cuidados com o contorno dos olhos. O acúmulo de sujeira na região favorece o envelhecimento precoce. Remova delicadamente, com um bom demaquilante ou bálsamo que retire a maquiagem com facilidade sem que você precise friccionar ou esfregar a região. O atrito é um dos piores inimigos para a área dos olhos.

IMG_1914.jpeg

Use protetor solar

Por ser mais sensível, a pele ao redor dos olhos está mais sujeita a agressões externas como o sol, por isso não descuide do protetor solar nessa região.

IMG_1920.jpeg

Compressas frias ou utensílios de skin care específicos

Quem se incomoda com o inchaço pode apostar nas compressas frias. Fazer uma compressa com gelo (pode envolvê-lo com gaze ou pano) e colocar sobre cada um dos olhos - uma para cada olho - ajuda a diminuir os inchaço. Fique colocando e tirando, para não agredir a pele. Você também pode fazer compressas com chá de camomila, ajuda a desinchar e melhora o aspecto cansado.

Hoje em dia você vai encontrar em lojas de produtos de beleza ou até em algumas farmácias, utensílios específicos para isso como bolsinhas com gel dentro, máscaras, tem alguns tipos de pedras naturais e objetos com superfícies metálicas que ficam “geladinhas”. Todos fazem o mesmo efeito da compressa com gelo. É só colocar na geladeira e usar o utensílio refrigerado.

IMG_1921.jpeg

Massagem

Alguns minutinhos que dedicamos só para nos cuidarmos fazem um bem enorme. Se você ainda não colocou uma massagem facial na sua rotina, não sabe o que está perdendo. Tem alguns movimentos específicos para a área dos olhos. Usando os dedos médios, comece aplicando leve pressão no canto externo dos seus olhos e continue o movimento no sentindo anti-horário ao redor dos olhos, passando por cima das sobrancelhas. Sempre bem delicado, nada de pressão e atrito, viu?

IMG_1910.jpeg

Outra opção para massagear a região é o famoso rolinho de jade, ou de outro tipo de pedra natural como de quartzo rosa. Geralmente os rolinhos vêm com uma ponta maior e outra menor ideal para área dos olhos. Os movimentos no rosto são sempre para cima e no contorno dos olhos é só fazer movimentos circulares ou de um lado para o outro.

IMG_1909.jpeg

Nada de esfoliar a região

Esfoliar o rosto é necessário uma vez por semana e é ótimo para retirar impurezas e células mortas. Mas o esfoliante não deve ser aplicado nas pálpebras e nem olheiras, justamente para não agredir e irritar a pele que já é sensível.

Tratamentos Estéticos

Além dos cuidados em casa, existem alguns tratamentos estéticos para cada tipo de aspecto que você possa desejar tratar. Para coloração, olheiras vasculares (mais arroxeadas e escuras) ou pigmentares (cor castanha), é possível fazer Luz Intensa Pulsada e Carboxiterapia, com intuito de melhorar a circulação sanguínea e a suavizar a pigmentação do local. A carboxi ainda ajuda a tratar linhas de expressão e flacidez. Para o aspecto de olheira profunda, o preenchimento com ácido hialurônico é o indicado. Para linhas de expressão e rugas, o Botox é um dos melhores tratamentos para dar fim aos “pés de galinha”, e para potencializar o Skinbooster trata super bem as linhas finas abaixo dos olhos.

Não sabe qual é o seu tipo olheira ou gostaria de tratar algum aspecto da área dos olhos? Agende uma avaliação com a nossa Biomédica aqui no Camile Maes para saber como cuidar melhor do contorno dos olhos e qual é o melhor tratamento para o seu caso!