Shots funcionais: o que são, seus benefícios e como incluí-los na rotina by Camile Maes

A internet é um lugar onde temos muito o compartilhamento de ideias, estilos de vida, etc. Basta rolar o feed do instagram ou passar um tempinho nos stories que você se depara com diversas dicas sobre todo tipo de assunto e ainda esbarra em muitas tendências. No quesito saúde não é diferente, vemos muito por aí os mais diversos hábitos, receitas fits, dicas de como ser mais saudável, por onde começar a atividade física, entre outros.

Famosos na internet, os shots matinais ou funcionais, já foram a novidade do momento e ainda rendem muito assunto quando falamos sobre ter um estilo de vida mais saudável e uma rotina mais equilibrada.

Os shots levam ingredientes naturais e prometem muitos benefícios para a imunidade, energia, bem-estar e mais.

O que são?

Os shots matinais, também conhecidos como shots funcionais, são bebidas concentradas indicadas para consumo rápido, ou seja, em um ou dois goles. São compostos de ingredientes naturais que combinados entre si têm o objetivo de promover benefícios para o corpo. Nas composições estão presentes ingredientes como vitaminas, fioquímicos, antioxidantes, anti-inflamatórios, compostos digestivos, termogênicos, entre outros.

Alguns ingredientes bastante frequentes nos shots são a cúrcuma, própolis, gengibre, limão e laranja. Mas também é possível encontrar versões com termogênicos como a pimenta, canela, derivados de chá verde que contém cafeína. Geralmente esses shots são tomados inclusive como pré treino.

Como incluir na rotina?

O consumo dos shots é recomendo preferencialmente pela pela manhã, em jejum, mas também pode ser tomado antes das refeições, no mínimo 30 minutos antes. Entre as refeições os shots podem entrar no cardápio para melhorar a digestão, e se tomados à tarde, dependendo da fórmula, pode ajudar no ânimo e energia. Ou ainda, algumas fórmulas calmantes podem ser tomadas antes de dormir. Outro detalhe importante, é recomendado tomar diariamente. A constância é fundamental para se criar um novo hábito.

Os shots são superconcentrados e possuem no máximo 100mL. Seu consumo diário oferece uma alta dosagem de vitaminas, minerais e outros ativos. Você iniciar o dia com uma boa dose de certos ingredientes é uma forma eficaz e natural de equilibrar o organismo.

Qual shot devo tomar?

Como existem várias versões de shots, é preciso identificar qual é a sua necessidade e intolerâncias. O limão, por exemplo, pode causar desconforto abdominal em algumas pessoas, principalmente se já possuí algum problema como gastrite. Procure se informar e pedir orientação à profissionais.

Benefícios

O uso de shots pode ser indicado para diferentes fins, como a imunidade, melhora da digestão, ação anti-inflamatória, antioxidante, termogênica, calmante, etc. É importante que o consumo dos shots seja associado à outros hábitos saudáveis também. Não adianta dormir pouco e tentar compensar com um shot para “turbinar” o dia. Em se tratando da imunidade, assunto que ficou bastante em alta nos últimos tempos devido à pandemia, os shots matinais são famosos por fortalecer o sistema imunológico. Mas eles sozinhos não garantem toda a defesa, é preciso ter uma alimentacao equilibrada, se movimentar, controlar doencas de base e cuidar da mente.

Os shots ainda podem ter benefícios para acelerar o metabolismo, prevenir envelhecimento precoce, diminuir inflamação, aumentar disposição, melhorar desempenho na atividade física e até aumentar a libido.

Para quem pratica atividade física, os shots são bons aliados para promover mais energia e otimizar a performance do exercício. Ingredientes como a canela e a pimenta, que são termogênicos, ajudam a manter o metabolismo acelerado e favorecem a perda de gordura.

Quem busca mais energia, pode-se se associar ingredientes como guaraná e cacau.

Ingredientes protagonistas

O limão está presente em quase todas as combinações, afinal é um excelente antioxidante. A cúrcuma é um poderoso antiinflamatório, além de ajudar na perda de peso e auxiliar no tratamento de depressão. A pimenta do reino ajuda no aumento da absorção de outros ingredientes e melhora o metabolismo. Outro ingrediente protagonista é o gengibre, tem função detox, anticâncer e é um antiinflamatório natural. A canela e a pimenta caiena estimulam a digestão, ajudam no equilíbrio geral do organismo e são termogênicos. Estes são só alguns dos principais ingredientes de um bom shot!

Agora, confira algumas receitas!

Clássico - 1 colher (sopa) de vinagre de maça ou 1 suco de limão expremido + 50mL de água em temperatura ambiente.

Shot para imunidade - 1 Suco de limão + 1 colher (sopa) de água morna + 10 gotas de própolis + 1 colher (chá) de cúrcuma + 1 pitada de gengibre + 1 colher (chá) de Glutamina (opcional)

Shot de energia e imunidade - 1 Suco de limão + 1/2 colher (café) de pimenta caiena + 1/2 colher (café) de canela em pó + 1 colher (chá) vinagre de maça + de 50 a 100mL de água em temperatura ambiente.

Shot Digestivo - 1 Suco de limão + 1 colher (chá) de vinagre de maça + 1/4 xícara de água morna + 1/2 colher (chá) de gengibre fresco (pode ser em pó ou ralado) + 1 colher (chá) de cúrcuma em pó + pitada de pimenta do reino

Shot Anti-inflamatório - 1 Suco de limão + 1 colher (sopa) de água morna + 1/2 colher (chá) de pimenta caiena + 1 colher (chá) de cúrcuma + Pitada de pimenta do reino + Pitada de canela

Shot Energia - 100mL de água em temperatura ambiente + 1 colher (chá) de gengibre em pó ou ralado + 4 folhas de hortelã + 1 colher (café) de canela em pó + 1 colher (sopa) de vinagre de maça. Bater e tomar.

Shot para dores - 100mL de água em temp. ambiente + 1 colher (sopa) de cúrcuma + Suco de limão + 1/2 colher (café) de pimenta caiena.

Shot para aumentar disposição e libido - 1/2 limão espremido + 1g de maca peruana + 2g de gengibre em pó ou ralado + 1/2 xícara de água em temp. ambiente

Shot para auxiliar no emagrecimento - 100mL água em temp. ambiente + 1 colher (chá) de gengibre em pó ou ralado + 1 colher (sopa) de vinagre de maça + pitada de pimenta caiena + pitada de canela em pó + suco de limão

Shot para auxilar no emagrecimento (2) - 50mL de água + 1/2 suco de limão + 1 colher (café) de cúrcuma em pó + 10 gotas de própolis.

Franja: estilos e formatos para você se inspirar by Camile Maes

Toda mulher, pelo menos uma vez na vida, quis ter uma franja. Tem que tenha tido uma na infância e tem quem decide cortar depois de adulta. A verdade é que a franja é um convite para sair da “mesmice”, ela sempre dá um up no look, emoldura o rosto, deixa mais jovial e carrega muita autenticidade.

Além do mais, existem vários estilos de franja, para todos os gostos e formatos de rosto. Vamos listar a seguir algumas das propostas que existem para quem deseja aderir a uma franja. Olha só!

Franja reta

Geralmente usada na altura dos olhos, com as laterais maiores e repicadas, a franja reta aspira um visual jovem e mais romântico. É um look inspirado na Brigitte Bardot, com fios retos e mais volume. Para quem tem formato de rosto oval, é uma das melhores opções. Quando for pedir ao profissional, diga que deseja uma franja com base reta, mais cheinha e que fica na altura dos olhos.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Baby Bangs

A franja em estilo Baby Bangs leva esse nome por remeter aquele modelo usado na infância. Os fios são mais curtos acima da sobrancelha, tem base reta e pode ser levemente repicada. É indicada para todos os tipos de rosto, mas quem tem traços mais arredondados deve tomar cuidado para não acentuá-los mais. Cai bem em cabelo liso ou ondulado. É um look bem estiloso!

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Franja longa

A franja longa é geralmente partida no meio, e é uma aposta certa para quem deseja ter franja mas sem ousar muito. A franja nesse modelo deixa um ar mais leve e garante movimento. Ideal para rostos quadrado e oval, mas tende a cair bem em qualquer formato de rosto.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Franja desconectada

Se você quer aderir à um estilo mais descolado, a franja desconectada e desfiada é uma ótima opção. A franja fica acima da sobrancelha e é normalmente repicada. Cai bem para qualquer tipo de cabelo e, como tem esse aspecto bagunçado, não dá muito trabalho para arrumar. Para quem tem rosto oval ou triangular, é uma aposta certeira. É um look super charmoso e cheio de atitude!

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Curtain Bangs

Conhecida como franja cortininha, essa é uma das favoritas! Vai bem com todo comprimento de cabelo e carrega um visual bem french chic. É uma franja que favorece todos os formatos de rosto. Normalmente é desfiada em camadas, em que a parte mais curta fica na altura dos olhos e cria uma “fenda” no centro do rosto. O modelo é uma graça e super estiloso!

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Franja Lateral

Sabe quando você só quer fazer algo diferente? A franja lateral é uma solução. O corte fica na altura da boca, não precisa de muita manutenção e cai bem para qualquer comprimento de cabelo, pode ser liso, ondulado ou cacheado, e também todo tipo de rosto. Traz ainda uma suavidade aos traços e é ideal para quem não tem tempo de ficar arrumando a franja.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Lateral e repicada

Agora, essa versão de franja lateral, diminui alguns centímetros no comprimento da franja. A direção é na diagonal e fica na altura dos olhos. É um modelo que suaviza a expressão e disfarça a largura da testa para quem deseja esse efeito. Também é um estilo que carrega delicadeza, mesmo conseguindo acentuar o volume dos fios.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Franja assimétrica

Esse modelo é versátil, pois pode usar lateral, dividia ao meio, reta, desfiada, longa, curta… O comprimento longo vai até a altura da boca e o curto na altura do olhos. Pode ser usada em fios lisos, ondulados e dá para adaptar aos fios cacheados. É um estilo perfeito para rosto de formato triangular e redondo, mas também cai bem para as donas de rosto oval e quadrado.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Franja em cabelo cacheado e crespo

Quem disse que as donas de cabelo cacheado ou crespo não conseguem aderir a franjinha? Tem franja longa, curta, repicada, desconectada… todo e qualquer modelo pode ser adaptado e caem super bem! Olha só essas referências!

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Dicas para facilitar os cuidados com a franja

  • Seque imediatamente. Assim que sair do banho, seque a franja.

  • O melhor tipo de escova para modelar a franja é a redonda com haste oca. Pois esta retém o calor do secador e facilita a modelagem.

  • Pode apostar na chapinha para finalizar. Se quer alinhar bem ou domar o frizz, use a chapinha para esticar bem a franja.

  • Na hora de dormir, prenda a franja. Se você não quer acordar coma franja toda desarrumada ou “indomável”, prenda ela com grampinhos quando for dormir, ou amarre uma bandana ao redor da cabeça.

  • Use produtos para cabelos oleosos. Para evitar que a franja fique com aspecto oleoso, use produtos indicados para retirar a oleosidade dos fios, principalmente se o seu cabelo é liso. E nada impede de precisar lavar somente a franja.

  • Cuidado com os produtos que passa na testa. Quando for passar algum produto no rosto, espere secar bem para soltar a franja. Esse contato com a pele pode deixar a franja oleosa mais rapidamente.

  • O shampoo seco pode se tornar seu melhor amigo. Ajuda a estilizar, reduzir a oleosidade e manter a franja no lugar.

"Botox": tudo o que você precisa saber sobre esse tratamento! by Camile Maes

A toxina botulínica, conhecida popularmente como “Botox”, é um medicamento obtido a partir toxina extraída da bactéria clostridium botulinum. O produto é sintetizado em laboratório e purificado com padrões rígidos de segurança para então se tornar possivel a sua utilização para fins medicinais, terapêuticos e estéticos.

Aprovado pela Anvisa (Agëncia Nacional de Vigilância Sanitária) desde 1992, o “Botox”, nome do medicamendo produzido pelo laboratório Allergan, foi a primeira toxina botulínica do tipo A registrada no Brasil, mas atualmente existem outros produtos no mercado como o Botulift da Bergamo, Dysport da Galderma, Botulim da Blau Farmaceutica, Prosigne da Cristalia, entre outros. Todos são exemplos de Toxina Botulínica e possuem as mesmas indicações do “Botox”.

A aplicação de “Botox” se popularizou muito entre homens e mulheres e muitas dúvidas podem surgir sobre o tratamento, por isso vamos te contar tudo sobre esse queridinho da estética.

Como a Toxina Botulínica funciona?

Inicialmente, a toxina botulínica era utilizada no tratamento neurológico e oftalmológico de desvios musculares e há alguns anos passou a ser indicada esteticamente para correção de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando franzimos a testa, fazemos o “bravo” no meio da sobrancelha, sorrimos formando os “pés de galinha”, e outras expressões faciais.

Além de fatores como o envelhecimento natural da pele, o tabagismo, exposição ao sol, má alimentação, etc, as rugas são causadas pela contração dos músculos do rosto quando fazemos movimento e expressão facial. Ao ser injetada, a toxina impede que a liberação de uma substância responsável por essa contração muscular chamada acetilcolina, fazendo assim o relaxamento do músculo de forma completa ou parcial. Essa ação é irreversível, isto é, uma vez que a toxina atua naquele local onde é aplicado não temos mais os estímulos dos neurônios para os músculos que fazem acontecer a contração (movimento), no entanto, nosso organismo cria novas vias e neurotransmissores para fazer a contração, por isso o efeito do “botox” é temporário.

Botox como tratamento preventivo?

Quando contraímos os músculos geramos as rugas e linhas de expressão, quanto mais forte for nossas expressões ou quanto mais contraímos, maior é a chance dessas linhas se tornarem rugas estáticas, aquelas que já aparecem sem fazermos as expressões faciais e marcam a pele.

Por isso, dependendo da indicação, é interessante que a aplicação da toxina seja feita periodicamente. Assim, as rugas e linhas não ficarão aparentes tão cedo.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Tem idade para começar a fazer o Botox?

Como dissemos, o “botox” pode ser feito de forma preventiva, e não há idade mínima para iniciar o tratamento. O que é preciso observar é a necessidade de cada um e sua indicação. Em média, aos 30 anos ou a partir dos 25 se for indicado, as mulheres com tendência à formação de rugas já podem fazer o uso do “botox” de forma corretiva e também preventiva. A dica é não esperar que a linha de expressão se torne profunda, pois esta depois é mais difícil de tratar.

Adianta fazer o “botox” na ruga que já está aparecendo?

Apesar da indicação do “botox” ser direcionada às rugas e linhas dinâmicas, é possível ao menos amenizar consideravelmente a ruga que já está aparecendo sem fazer a expressão facial, inclusive em peles mais maduras é observado uma melhora no aspecto e rejuvenescimento, no entanto, não é garantido eliminar a ruga marcada.

O rosto pode ficar sem expressão?

Não necessariamente. Com o passar dos anos as técnicas e produtos evoluiram muito, e hoje é possível obter resultados bem naturais. Antigamente era comum o aspecto “congelado”, mas hoje em dia já não é mais assim, e tudo depende da quantidade de produto aplicado, senso estético e claro, vontade do(a) paciente.  

De quanto em quanto tempo posso aplicar o “botox”?

Conforme os fabricantes, é recomendado respeitar um intervalo de no mínimo 3 meses entre uma aplicação e outra, para evitar que você gere resistência ao efeito da toxina botulínica. Na maioria dos casos, é indicado fazer de 1 a 2x ao ano.

Resultados e duração

O efeito máximo da toxina aparece em 15 dias após a aplicação, mas nas primeiras 72h já é possível ver algum resultado. As recomendações pós aplicação são: não deitar ou abaixar a cabeça pelas próximas 4h, evitar expor ao sol por 12h (principalmente se ficar algum “roxinho”), não massagear o local, não praticar atividade física por 24h e evitar o uso de relaxante muscular, antiinflamatórios, antibióticos e certos medicamentos que possam diminuir o efeito do botox.

Sua duração é em torno de 4 a 6 meses, depende de cada organismo e também de hábitos de vida.

Fonte: google imagens

Fonte: google imagens

Tem efeitos colaterais?

São raros os efeitos colaterais da toxina botulínica. No entanto, pode ocorrer é a ptose palpebral, queda da pálpebra, mas é evitável quando a aplicação é feita de forma correta e o paciente segue as orientações do profissional. Outras reações adversas, normalmente transitórias, são dor de cabeça e os famosos “roxinhos”. Gestantes e pacientes com doenças neuromusculares e algumas autoimunes, não devem usar o botox.

Dói?

A dor é bem relativa, normalmente tende a ser uma aplicação bem tolerada. Ainda pode ser utilizado cremes anestésicos ou instrumentos para diminuir algum desconforto.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Botox é o mesmo que preenchimento?

“Nossa, a fulana exagerou no botox que ela colocou na boca!” Essa é uma confusão bastante comum e não! Eles são tratamentos diferentes e o “botox” não é colocado para aumentar o volume da boca, o responsável por isso é o preenchimento, normalmente com ácido hialurônico que é o mais utilizado.

E quais são as indicações do “botox” para fins estéticos?

Suavizar as rugas e linhas de expressão da testa, o vinco entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha, levantar os cantos da boca e melhorar o aspecto do lábio caído, diminuir o sorriso gengival (disfarca a gengiva muito aparente ao sorrir), arquear as sobrancelhas, hiperidrose - suor excessivo nas axilas, mãos e pés, entre outros.

Sobre as marcas, há diferenças entre elas?

O que mais difere as marcas é associação da toxina com outros compostos como a albumina (proteína do ovo), lactose (proteína do leite), sacarose (acucar), entre outros. Pacientes com intolerância a lactose, por exemplo, devem evitar aquelas que apresentam a lactose na sua composição como a Dysport. Já quem pode apresentar alergia à proteína do ovo não devem utilizar marcas como Botox e Botulifit. Por isso passar por uma avaliação é fundamental para determinar o sucesso do tratamento.

Também não existe a melhor marca, cada pessoa pode ter uma resposta frente ao tratamento. Você pode aplicar certa vez a marca dita como a melhor pelo mercado e outra vez uma marca com menos reconhecimento e obter resultados melhores no segundo caso. Você e sua amiga podem usar a mesma marca e terem efeitos diferentes também. É relativo. 

Ficou interessado(a)? A nossa Biomédica Esteta, Dra. Verônica Secco, realiza esse procedimento aqui no Camile Maes. Agende uma avaliação!

Acesse para saber mais: @draveronica.secco e @camilemaes no instagram!

Cabelo curto: modelos de curtinhos lindos para te inspirar a mudar o visual by Camile Maes

Quando vem chegando as estações mais quentes é muito comum bater aquela vontade de cortar o cabelo e aderir a um visual mais prático, fresquinho e estiloso. E para te ajudar nessa escolha, listamos alguns cortes de cabelo curto para te inspirar a mudar o visual.

Além dos cortes que nunca saem de moda como o Chanel e o Pixie, outros modelos chegaram com tudo em 2021 e prometem continuar fazendo sucesso. Confira!

Mas qual corte de cabelo escolher?

Essa dúvida é comum e às vezes surge por não saber muito sobre o seu perfil. Para te ajudar a definir um corte de cabelo que combine com você, converse com um(a) cabeleireiro(a). O profissional que tem estudo e noção sobre visagismo vai poder te orientar a escolher um curtinho para você chamar de seu.

Blunt Cut

O Blunt Cut, assim como o Chanel, é um ótimo corte para quem gosta daquele ar mais minimalista. O corte bem reto é um estilo moderno e elegante. Para quem tem cabelo liso, o corte deixa o visual ainda mais sofisticado. E quem tem cabelo ondulado ou cacheado, pode aderir ao corte para valorizar mais as ondas e cachos. Para isso, a dica é fazer o corte mais repicado, que dá movimento e leveza aos fios.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Pixie Cut

Quando se trata de cabelo curto, é impossível deixar o Pixie de fora. O corte que fez sucesso nos anos 60, voltou nos últimos tempos e vem se reiventando. É um corte que permite diversas versões, tem com franja lateral, franja curtinha, sem franja, nuca livre, lateral raspada, entre outros. É prático, estiloso e mega moderno.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Mullet

Outro corte que já foi febre e voltou a fazer sucesso é o Mullet. Várias celebridades aderiram ao corte que agora está mais repaginado também. É um look mais ousado e para quem gosta do estilo despojado.

Foto: via pinterest

Foto: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Breezy Bob

Os bobs são grandes clássicos e nunca saem de moda. Essa versão com a ponta mais batida dá um ar natural muito cool. Além de tudo é super prático e leve de usar.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Chanel

O Chanel é coringa! Ele se adapta à todas as estações e visuais. Além disso, é versátil. Dá pra usar divido ao meio ou jogar para o lado que goste mais e com diversas texturas, liso, ondulado, cacheado, etc.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

French Bob

Olha o bob outra vez! Agora em uma versão bem curtinha, que fica na altura da orelha e bochecha. O French bob é um estilo de corte vintage que também promete continuar em alta. É daqueles cortes que não te exige muito sabe? Dá para usar bagunçadinho como um “acordei assim”. Mas também dá pra usar mais alinhado caso goste do efeito liso, tendo o liso natural ou alisar com ajuda da prancha. Se for usar a prancha, não esqueça do protetor térmico!

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

‘90s Bob

Esse estilo de corte é um short bob. Também é um corte vintage e que circulou muito nos anos 90. Esse modelo é perfeito para quem quer um corte levinho, moderno e cheio de charme.

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Fonte: via pinterest

Escalda-pés: saiba o que é, como fazer e seus benefícios by Camile Maes

Não é de hoje que estamos buscando por práticas e hábitos saudáveis, que aumentem nosso bem-estar, relaxem o corpo, a mente e melhorem nossa qualidade de vida.

Entre as técnicas de relaxamento e também de autocuidado, temos o escalda-pés. Uma técnica milenar, valorizada por diversas culturas e presente em várias tradições e civilizações.

Diante da rotina muitas vezes acelerada, estressante, ou ainda quando estamos com dores no corpo, bastante cansaço, com cólica ou indispostos(as), o escalda-pés pode ser um bom aliado! Vem saber mais!

O que é?

Estima-se que há mais de seis mil anos a técnica do escalda-pés já era utilizada para limpar profundamente os pés e proporcionar relaxamento. Segundo a medicina chinesa, mais especificamente a acupuntura, nossos pés possuem diversas terminações nervosas que se associam a todas as partes do corpo, por isso o escalda-pés consegue aliviar dores, aumentar o bem-estar, diminuir ansiedade, inchaço, estresse, etc.

Basicamente, o escalda-pés consiste em colocar os pés em uma bacia de água quente até a altura do tornozelo ou das canelas. E se desejar, dependendo da finalidade, você pode utilizar ervas e outros ingredientes junto com a água. A água quente nos pés entra em contato com os pontos de terminações nervosas, causando reflexo de prazer e proporcionando equilíbrio energético.

Atualmente, inclusive profissionais de saúde, estética e terapeutas, utilizam o escalda-pés para aliviar as dores principalmente nos membros inferiores, pois é comum as pessoas passarem muito tempo em pé ou se movimentando no trabalho. É também bastante utilizado por atletas após uma competição ou auxiliar no tratamento após uma lesão.

Como fazer?

Para fazer o escalda-pés é muito simples e pode ser feito em casa, inclusive! Você precisa ferver uma boa quantidade de água, em média 3L é o suficiente. Depois encha com a água quente um recipiente espaçoso ou uma bacia, é necessário que caiba os dois pés sem que fiquem apertados.

Na água você pode adicionar sais, ervas e óleos essenciais que atendam o seu objetivo.

Verifique a temperatura da água, ela deve estar morna ou levemente quente e então coloque os pés na água e aproveite para relaxar o tempo que desejar, mas o mais recomendado são 15 minutos com os pés na água. Depois, você pode hidratá-los.

Lembre de preparar também o ambiente, se a ideia é relaxar, aliviar o estresse, cansaço e dores, certamente você precisa fazer o escalda-pés em um lugar tranquilo e que proporcione alguns minutos de paz sem incômodos ou interrupções. Deixe o celular de lado também, viu?

Quais são os benefícios?

São muitos os benefícios do escalda-pés, varia de acordo com o objetivo da prática. Médicos e fisioterapeutas, por exemplo, aproveitam o objetivo relaxante do escalda-pés para aliviar dores e ativar a circulação sanguínea.

Mas há ainda outros benefícios como:

  • Alívio de cólicas - esquentar os pés é muito bom para aliviar as cólicas, afinal a sensação de frio começa pelos pés, e sabemos que quando o corpo não está aquecido o suficiente, as dores ficam mais intensas.

  • Diminuir inchaço - uma vez que o escalda-pés ajuda a melhorar a circulação sanguínea, ele também auxilia na diminuição da retenção de líquidos e inchaço.

  • Relaxamento, alívio do estresse - o escalda-pés também tem uma super ação terapêutica sobre a nossa mente, assim como toda prática do wellness. É uma técnica muito boa para aliviar o estresse do dia a dia.

  • Corpo inteiro - como dissemos, os pés possuem terminações nervosas e pontos ligados a outros órgãos do corpo, assim o escalda-pés entrega benefícios que se estendem para o corpo inteiro.

Ingredientes para adicionar na água

Depois de colocar a água na bacia ou recipiente, você pode pingar óleos essenciais de sua preferência. A essência de sálvia, eucalipto e menta ajudam a combater o cansaço, a lavanda e camomila são perfeitas para o relaxamento, sendo que a camomila ainda ajuda a aliviar dores das cólicas e acalma, você pode usar o óleo essencial ou a erva.

O alecrim auxilia na diminuição do estresse e da ansiedade. Já o sal grosso, muito comum ser utilizado no escalda-pés, auxilia na diminuição do inchaço, você pode combinar o sal grosso com outras ervas para potencializar os benefícios

Você também consegue encontrar kits e misturas já prontas para escalda-pés que vem com sais, especiarias, ervas, folhas, flores, entre outros.

Cuidados e contraindicações

Apesar de entregar muitos benefícios, o escalda-pés também possui algumas restrições e não é recomendado para pessoas hipertensas, pessoas com trombose ou que tenham câncer com metástase. Gestantes podem fazer somente com indicação médica e mais para o fim da gestação.

É sempre recomendado a orientação de um profissional para verificar se a técnica é indicada ou não antes de fazê-la. Lembrando que as informações contidas nesse texto são informativas e não substituem o aconselhamento e acompanhamento de algum especialista ou profissional da saúde.

Guia do shampoo: como escolher o shampoo certo para o seu cabelo by Camile Maes

Sem dúvida um dos passos mais importantes quando se trata do cuidado com os cabelos, é o shampoo. É difícil manter a saúde dos fios acertando nos cremes, ampolas ou finalizadores, mas errando na escolha do shampoo. E diante das diversas opções que encontramos nas prateleiras é normal gerar confusão ou dificuldade para identificar qual vai entregar os efeitos que seu cabelo precisa no momento.

De forma geral, o shampoo ideal é aquele que limpa sem ressecar os fios e não deixa o couro cabeludo oleoso, mas a escolha depende de alguns fatores. Cada shampoo tem uma fórmula diferente, com ativos, substâncias e textura que podem gerar o efeito desejado ou não de acordo com o que seu cabelo precisa. É aí que se torna importante considerar a necessidade das madeixas, e não só o tipo de fio.

Para ajudar te ajudar nessa missão, separamos alguns problemas, aspectos e características que o cabelo pode apresentar e te guiamos na escolha do produto que vai deixar seu cabelo mais saudável. Confira!

Como escolher o shampoo certo?

Existe dois caminhos que é preciso considerar na hora de escolher o shampoo certo para o seu cabelo. Você pode partir do tipo do fio, cabelo liso, enrolado, cacheado ou você opta pelo tratamento de alguns aspectos ou problemas como frizz, fraqueza, queda, oleosidade excessiva, quebra, pontas secas, cabelo colorido, etc. E nada impede de alternar ou variar nos produtos, só leve em conta o efeito que deseja para seu cabelo.

Cabelo fino

Por serem mais sensíveis e frágeis, os cabelos finos acabam ficando mais ressecados ou apresentam quebra com mais facilidade. Para as donas desse tipo de fio, o ideal são produtos que recuperem, fortaleçam ou reestruturem a fibra capilar. Assim você ganha um cabelo mais volumoso, cheio e forte.

  • Sugestões:

    Kérastase Densité; Wella Invigo Volume Boost; Schwarzkopf Bonacure Peptide; L’Oréal Expert Absolut Repair Lipidium; Dercos da Vichy; Haskell; Sebastian Professional Dark Oil.

Cabelos lisos

Os cabelos lisos tendem a ser mais oleosos, por isso muitas vezes é necessário lavar diariamente. Procure por shampoos com texturas translúcidas e leves. Estes irão limpar mais profundamente sem agredir e pesar os fios. Shampoos com queratina também são boas opções para as donas de cabelo liso, pois dão estrutura e alinham aos fios.

  • Sugestões

    Natura Sistema de Limpeza e Proteção Cabelos Lisos; Senscience Silk Moisture; L’Oréal Expert Liss Unlimited; Wella Professionals Fusion; Kérastase Discipline;

Cabelos tingidos ou com luzes

Esses tipos de cabelos necessitam de produtos bem mais específicos para mantê-los saudáveis, protegê-los e manter a cor. Para os cabelos coloridos, os mais indicados são shampoos que preservem, potencializem e promovam durabilidade da cor. Já os descoloridos, com mechas, precisam de produtos que evitem o amarelamento e com poder restaurador/reconstrutivo, geralmente estes contém ceramidas, proteínas, queratina, entre outros. Os produtos voltados para cabelos tingidos ou descoloridos tratam ainda problemas que eventualmente podem ser gerados pelos procedimentos de coloração ou descoloração, como o frizz, opacidade e quebra.

  • Sugestões

    L’Oreal Vitamino Color; Wella Professionals Invigo Color Brilliance, Color Motion ou Blonde Recharge; Truss Infusion; Keune Care Color Brillianz; Vichy Dercos Kera-solutions; Kérastase Blond Absolu Lumiére.

Cabelos oleosos

Para quem tem cabelo oleoso, buscar eliminar de vez o óleo dos cabelos não é a melhor saída, inclusive nosso corpo produz a oleosidade natural e ela é importante para manter a saúde dos fios. Mas é claro que o excesso de oleosidade incomoda e podemos dar um jeito de controlá-la através do shampoo certo. Para isso, opte por produtos que tenham efeito de controlar a oleosidade e limpar profundamente. Como falamos no tópico de cabelos lisos, busque por produtos sem cor e textura leve. Shampoos com efeito “micelar”, detox, ou pré shampoo, também podem ajudar a limpar bem o couro cabeludo e controlar a oleosidade excessiva.

  • Sugestões

    Natura Equilibrante Lumina; BRAÉ Puring Anti-oleosidade; Phytoervas Controle de oleosidade gengibre e menta; Keune Care Derma Regulate; Pantene; Élseve; Truss Specific Equilíbrio.

Cabelos Mistos

O cabelo misto é aquele oleoso na raiz e ressecado nas pontas. A boa notícia é que existem no mercado produtos específicos para cabelos mistos, e assim como os voltados para cabelos oleosos, os shampoos para cabelo misto possuem ação detox e purificante, além de não ressecar ou danificar as pontas. Uma dica para quem tem cabelo misto e vive o dilema do oleoso e seco ao mesmo tempo, é lavar a raiz com o shampoo para cabelo oleoso e o comprimento e pontas com outro que não tem ação de limpeza profunda.

  • Sugestões

    Truss Specific Equilíbrio; Kérastase Bain Divalent Spécifique; Wella Professionals Elements, Invigo Balance Aqua Pure ou Fusion; L’Oréal Pure Resource ou Sensi Balance; BRAÉ Puring Anti-oleosidade.

Cabelo com frizz

Quando os fios se encontram mais “elétricos”, com o famoso frizz, é muito comum que o tempo esteja mais úmido. No entanto, também é sinal que seu cabelo está precisando de mais hidratação ou nutrição, por isso neste caso é importante buscar pro produtos de tratamento.

  • Sugestões

    L’Oréal Professionnel Inforcer; BRAÉ Divine Anti-frizz; Kérastase Discipline; Keune Care Keratin; Truss Ultra Hydration Plus ou Discipline; Wella Sp Luxe Oil Keratin ou Invigo Nutri-Enrich Frizz Control.

Cabelos cacheados ou crespos

Os cabelos cacheados ou crespos tendem a ser mais ressecados devido ao formato dos fios que não permite que a hidratação natural da raiz siga para o comprimento e pontas. Na hora de escolher seu shampoo procure por fórmulas mais nutritivas, com óleos, que devolvem o que se perde, ou ativos que retenham mais água e que não deixarão que seu cabelo perca a hidratação natural. Uma dica além do uso do shampoo correto, é apostar em produtos finalizadores, para definir os cachos.

  • Sugestões

    Truss Curly; L’Oréal Curl Contour; Wella Nutricurls; Natura Shampoo Hidratante Cabelos Cacheados; Avlon Keracare Shampoo Hydrating Detanglin; Kérastase Bain Discipline Óleo-Relax.

Cabelos danificados, quebradiços ou opacos

Esses aspectos estão muitas vezes ligados à química ou uso de secador e chapinhas, então se você possui esses hábitos é importante buscar por um shampoo que promova a restauração e recupere as fibras capilares, além de fazer a limpeza sem deixar os fios ressecados. Muitas vezes são produtos com formulações menos agressivas, que hidratam e mantêm os cabelos saudáveis, normalmente possuem proteínas, pantenol, óleos, etc.

  • Sugestões

    Wella Treat ou Intense Repair; L’Oréal Absolut Repair Gold Quinoa; Acquaflora Reconstrutor; Keramax Reconstrução Capilar Skafe; Kérastase Chronologiste Bain Régénérant; Vichy Dercos Kera-Solutions; Sebastian Professional Hydre; Keune Care Vital Nutrition ou Satin Oil.

Cabelos grossos

Para as donas de cabelos grossos, seja liso ou cacheado, o melhor é apostar em shampoos que controlem o frizz e o volume ou efeito armado que você não goste. Assim como quem tem cabelo cacheado e crespo, a melhor pedida são shampoos que tenham óleos ou manteigas, para hidratar bem os fios.

  • Sugestões

    Kérastase Nutritive Bain Satin; Schwarzkopf BC Bonacure Hyaluronic; Senscience Smooth Shampoo; Wella Fusion Salon;

Loja de produtos do Camile Maes: saiba mais sobre essa novidade! by Camile Maes

Agora o Camile Maes tem sua própria loja virtual! Contamos com uma variedade produtos para atender os mais diversos cuidados e necessidades!

Acesse: https://loja.camilemaes.com.br e visite a loja.

Mais de 20 marcas

Nossa loja conta com mais de 20 marcas diferentes e todas com experiência no mercado dos cabelos e beleza. Marcas especializadas em cuidados com os cabelos que oferecem alta performance nos tratamentos e produtos com diversas finalidades: lavar, finalização, coloração, etc. Além das marcas direcionadas ao cuidado capilar, temos aquelas destinadas à outros setores da beleza com produtos para corpo, maquiagem, depilação, unhas e acessórios para o dia a dia.

Algumas das marcas disponíveis na loja:

  • Alfaparf

  • Cadiveu

  • Sebastian

  • Wella

  • Truss

  • Nioxin

  • L’Oreal

  • Image

  • Avlon

  • Schwarzkopf

    entre outras!

Categoria “Banhar”

Nessa categoria de venda você encontra produtos para lavar e usar no dia a dia. Shampoos, condicionadores, kit de banho, Shampoo a seco, entre outros.

Categoria “Tratar”

Aqui estão os produtos para tratamento. Nessa categoria entram as ampolas, máscaras, Plex, produtos de reconstrução, kit e rituais de tratamento.

Categoria “Finalizar”

Essa é uma das categorias mais completas da loja, diversos produtos para uma boa finalização, que ajudam a seguir os cuidados pós procedimentos no salão, etc. A categoria conta com os sprays, produtos anti frizz, géis, cremes de pentear, pomadas (alô, homens!), protetores térmicos, reparadores de ponta, Leave-in, entre outros. Dá para perder um bom tempo só nos cuidados com a finalização!

Categoria “Alisar”

Essa é a categoria para quem quer o liso perfeito! Os produtos voltados ao alisamento capilar estão aqui. Inclusive a linha de produtos High Liss da Truss que faz sucesso aqui no Camile Maes. Produtos com efeito progressiva ou para tratar o cabelo pós progressiva no salão, botox, relaxamento, shampoo que alisa, etc.

Categoria “Colorir”

No quesito coloração, nossa loja oferece diversas opções e marcas. A categoria conta com tintas, oxidantes, pós descolorantes, shampoos e máscaras matizadores e tonalizantes.

Categoria “Acessórios”

Na busca por acessórios capilares nessa categoria você vai encontrar as escovas em suas diversas formas e finalidades, pentes, modeladores, pranchas e secadores.

Categoria “barba”

Nossa loja também atende bem o público masculino, entre os produtos oferecidos, temos ceras, balms, pós e pré barba, espumas e géis, colônia e muito mais!

Categoria “Perfumaria”

Por último, mas não menos importante, a categoria da perfumaria conta com tudo aquilo que vai além dos cabelos. Tem acessórios para maquiagem, cuidados com o corpo, depilação, unhas, e mais.

Acesse: https://loja.camilemaes.com.br e visite a loja.

Sobrancelhas naturais: como aderir e manter o estilo natural das sobrancelhas by Camile Maes

As sobrancelhas são a moldura do rosto e é possível inclusive reconhecer as pessoas apenas através delas. Provavelmente você reconhece facilmente a Malu Mader, Audrey Hepburn, Cara Delevingne e, como não falar de Frida Khalo, entre outras influências, quando se trata de sobrancelha, não é mesmo?

O estilo das sobrancelhas passou por diferentes fases ao longo do tempo, assim como a maquiagem, moda, cabelos, etc. Nos anos 20, por exemplo, a moda era a sobrancelha bem fininha e expressiva, nos 50 já vieram os formatos mais grossos e retos, nos anos 80 veio a moda da sobrancelha natural, reta e mais grossas, basicamente a tendência que vemos hoje. Por volta de 2010, as sobrancelhas bem delineadas, desenhadas, preenchidas e destacadas, popularizou à técnica da micropigmentação, que promove o preenchimento e coloração, até hoje ainda é uma técnica muito utilizada para quem tem poucos fios ou são muito claros.

Agora, definitivamente, de 2020 para cá, a trend das sobrancelhas com aspecto natural e mais arrepiadas, tomou conta do cenário da moda.

A ideia de desconstruir os padrões de perfeição e buscar mais identidade, individualidade e a beleza natural ajudou a alavancar ainda mais a tendência das sobrancelhas mais naturais. E não poderíamos deixar de levantar a questão da pandemia, que restringiu a ida até o salão e muita gente deixou a sobrancelha crescer e tomar seu formato natural.

Mas de onde vem essa tendência?

Na década de 80, esse estilo natural já foi moda, a própria Malu Mader foi considerada it girl da época com suas sobrancelhas marcantes e naturais. Mas como falamos, o estilo derruba padrões e isso tem sido pauta em muitas faces do mercado da beleza. Desde 2019, que é conhecido como ano-ícone do estilo, muito se fala de empoderamento e liberdade feminina. E de fato, desfilar aquilo que por muito tempo pode ter sido imposto como “bonito ou feio”, é libertador para muita gente.

Todo esse conceito de usar a sobrancelha em formato natural anda alinhado também às tendências minimalistas, a febre “no filter”, entre outras questões que levantam a bandeira de não se submeter à padrões e, sim, se sentir bonita e bem consigo mesma.

O aspecto natural não quer dizer não cuidado

Aqui vão alguns “truques” para aderir e manter o estilo natural.

Não basta abandonar as pinças

Mesmo que você aposte no estilo despojado e “imperfeito” das sobrancelhas, não precisa deixar de recorrer ao design delas. Com maquiagem ou mesmo com a técnica de design de sobrancelha, quando se respeita o desenho natural, é possível deixar o olhar até mais marcado e com personalidade. Tem o jeito certo de pentear, alinhar os fios, e às vezes pode ser necessário corrigir certas falhas ou aqueles pelos muito rebeldes, tirando somente os excessos. Com alguns segredos dá para conseguir o efeito “messy”, ou bagunçado, que deixa as sobrancelhas arrepiadinhas e com volume. É um charme.

Já as tesouras, você pode deixar de lado!

Para conseguir o efeito mais natural do design, você precisa deixar os fios mais compridos. Se quiser, você pode até aparar os fios rebeldes e desalinhados, porém bem menos do que cortaria se quisesse algo bem delimitado e reto, de modo que o volume superior do arco seja mantido.

Acompanhe o design

A ideia das sobrancelhas naturais é manter o desenho mais grosso, o efeito fica mais legal especialmente se manter a parte de cima da sobrancelha mais “cheinha” e retirar somente o excesso da parte de baixo (se quiser!), acompanhando e alinhando os fios sem exagero.

O truque número 1

O principal segredinho para deixar e assumir a sobrancelha natural, mesmo que venha a recorrer a alguns truques no design, é deixar o início da sobrancelha (a parte interna) sem desenho marcado ou quadrado, sabe? Deixe os pelos dessa região mais compridos, de forma que você possa pentear eles para cima. O restante do desenho pode ser mais alinhado que não perderá o efeito natural.

Hoje em dia já existe no mercado produtos específicos para arrumar, alinhar e deixar a sobrancelha penteada do jeito que você quiser.

A febre das chamadas Fluffys Brows

Com efeito bagunçadinho, fios desalinhados e mais densidade, as Fluffys Brows (sobrancelhas fofas), se tornou grande tendência nos últimos anos e ainda se mantém em alta. O novo visual foi aderido por muitas celebridades, sendo muito visto em capas de revista e passarelas desde 2018.