Cortes de cabelo que serão tendências em 2023 by Camile Maes

O ano novo traz o desejo de mudanças, e nada como um novo corte de cabelo para traduzir essa vontade no próprio visual.

Todo ano uma série de cortes são lançados como os favoritos no quesito moda e tendência. Alguns são cortes que já vêm em alta e devem permanecer, outros são releituras e outros novidades. Confira!

Octopus, corte polvo

Os cortes de cabelo que priorizem movimento e camadas serão os grandes hits de 2023. Esse modelo, “octopus”, lembra o bom e velho shaggy, mas traz uma pegada mais grunge e moderna. Franja fina, camadas mais no topo da cabeça e pontas mais longas.

Camadas longas e curvas

Ainda falando sobre camadas, o corte com curvas e camadas longas é uma super aposta. Dessa vez, as camadas são mais redondas, em formado de U. Garantindo movimento, volume e balanço. Bem chique.

Mixie Cut

Para quem gosta de ousar, o mixie une a tendência retro e moderno. Camadas segmentadas, com textura e movimento. Fica mais curto e repicado na cabeça (pixie) até mandíbula e pescoço, depois segue com pontas alongadas e mais finas (mullet). Bem descolado, desconexo e estiloso.

Box bob

Para quem ama os curtinhos lá vem mais uma releitura do corte bob. Esse modelo possui comprimento até mandíbula, ou menos, com pontas levemente mais desfiadas. Bem estiloso!

Butterfly Cut

Outro modelo para quem prefere deixar as madeixas bem longas, e que nasceu no TikTok, é o corte borboleta, que também possui camadas que parecem plumas e asas, a franja fica dividida no meio.

Franjas

Para 2023 elas estão de volta, baby bangs (bem curtinhas e repicadas ou retas), curtain bags (cortininha) e franja lateral. Para manter a sua franjinha, utilize menos leave-in ou creme nela para não deixar oleosa.

Pixie / Joãozinho

O corte joãozinho também voltou. Fica bem em todas as texturas, das lisas às cacheadas. Corte prático, moderno e super fácil para o dia a dia.

Cabelos: como seguir um cronograma capilar no verão by Camile Maes

O contato com o mar, piscina, temperaturas altas e o sol faz com que os cuidados com os cabelos no verão sejam ainda mais importantes. Para que a gente possa curtir as férias sem que nosso cabelo sofra tanto com essa exposição podemos seguir uma rotina de cuidados capilares ou um cronograma capilar que além de ser necessário para os fios ainda é um momento self care.

Trouxemos algumas dicas para te ajudar a continuar com seus cuidados nas férias. Olha só!

Produtos e kits para cronograma capilar home-care

Algumas marcas lançam kits de cronograma capilar bem práticos para usar em casa e quando não pode ir frequentemente ao salão. Os kits possuem máscaras e/ou ampolas com cada finalidade de um cronograma: hidratação, nutrição e reconstrução. Você faz uma etapa por semana (somente 1x na semana) durante 4 a 6 semanas.

Esse investimento fica ainda mais personalizado se você montar o seu próprio kit com ajuda de um profissional. Aqui no Camile Maes nós temos kits prontos e produtos para combinar de duas marcas: Truss e Braé.

Disciplina é super importante

Para não deixar os cuidados capilares desandarem você pode colocar lembretes no celular ou use apps específicos de cuidados com a beleza e bem-estar. Na hora do banho, não esqueça de usar os produtos indicados para o seu tipo de cabelo, o shampoo, condicionador e máscara.

Proteção térmica

Esse cuidado é essencial, principalmente no verão. Assim como a temperatura do secador e chapinhas danificam os fios, o calor e o sol também, causando desbotamento, ressecamento, oxidação e quebra. Utilize protetores térmicos que tenham filtros UVA e UVB para blindar e proteger os fios.

Previna o temido cabelo verde

Para as loiras e donas das madeixas com mechas, uma dica de cuidado é a proteção da cor, e ao invés de remediar, o melhor é prevenir os temidos cabelos verdes. A selagem ajuda nessa proteção, assim como linhas e produtos específicos para a preservação da cor.

Máscaras de tratamento e cuidado com a quebra do fio

No verão, use mais cremes sem enxágues do que você usaria normalmente, para hidratar bem os fios e evitar a quebra e embaraçamento. Para evitar a quebra também opte por piranhas ou scrunches de seda para prender o cabelo, evite elásticos convencionais.

Dica para pentear: penteie o cabelo cuidadosamente, com escovas de cerdas lineares, sempre usando um leave-in para ajudar a desembaraçar. Comece pelas pontas, siga para o comprimento e termine na raiz.

Réveillon: Penteados fáceis para a noite de Ano Novo by Camile Maes

Uma das noites mais importantes do ano chegou. Vamos passar a virada de ano reunidos com amigos e familiares para nos despedirmos de 2022 e dar as boas vindas a 2023 com muita festa, alegria e energia boa.

Como é um momento especial todo mundo quer caprichar no look, então separamos ideias de penteados para você se inspirar e arrasar no Réveillon.

Solto ondulado

Para quem não é fã de prender o cabelo, mas quer finalizar o cabelo de forma diferente, a dica é o cabelo ondulado. Basta aplicar um protetor térmico, separar o cabelo e mechas médias e enrolar com o babyliss. Depois aplique um óleo para selar os fios e as pontas e vá soltando os cachos com as mãos, bem delicadamente usando os dedos. Para garantir que o visual dure mais, use um spray fixador.

Coque

Um penteado fácil que vai servir para quem está na praia ou para quem vai curtir a festa ainda na cidade, o coque despojado é uma ótima opção. É um look que nunca sai de moda. Pode prender o coque bem alto ou baixo. Faça um rabo médio e enrole. Na parte da frente separe duas mechas para dar esse ar mais descolado e descontraído.

Semipreso

Para quem gosta de praticidade e não curte muito rabo de cavalo ou coque, o semipreso é pra você! Se quiser pode finalizar com babyliss no comprimento.

Trança

As tranças também são penteados versáteis para aderir nessas ocasiões. Pode ser uma trança lateral, presa, etc. Você escolhe!

Wet hair

Esse é outro penteado excelente independente de onde vai passar a virada. Para fazer você precisa repartir a raiz como preferir, aplique gel com efeito molhado da raiz às pontas, depois é só pentear e pronto.

Rabo de cavalo

Quer um penteado estiloso e moderno de fazer? Invista no rabo de cavalo. Você pode finalizar de várias maneiras no comprimento, bem liso, ondulado ou estilizado. Use spray para fixar bem.

Viva Magenta, a cor do ano de 2023 segundo a Pantone. by Camile Maes

Desde 1999, a Pantone, uma marca de tinta e decoração, anuncia uma ou duas cores, que baseadas em seus simbolismos, representarão o ano seguinte e serão tendências.

Para o ano de 2023, a marca lançou que a Cor do Ano será a Viva Magenta 18-1750, que é da família dos tons de vermelho. Corajosa e destemida, um tom pulsante que remete a celebração, alegria e otimismo.

A cor é vibrante, tem energia, vigor e força. Inspirada no cochonilha, um dos corantes naturais mais preciosos. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, a cor “galvaniza o nosso espírito, ajudando-nos a construir a nossa força interior”.

Eiseman também explica que “nesta era da tecnologia procuramos nos inspirar mais na natureza e naquilo que é real. A cor nos reconecta à matéria original.”

Resumindo, é uma cor que simboliza audácia e bom-humor. Dando as boas vindas à 2023!

Confira alguns produtos na cor Viva Magenta e se inspire!

Roupa

Beleza

Vestuário

Artigos de decoração

Verão: o que não pode faltar na sua nécessaire! by Camile Maes

Férias chegando e muita gente vai viajar! Para não errar e otimizar a sua rotina de cuidados no verão, separamos o que você realmente precisa levar na sua nécessaire. Olha só!

Shampoo e Condicionador para o seu tipo de cabelo

Essa é a dupla indispensável para levar para qualquer lugar. Utilize um shampoo e condicionador específico para o seu cabelo, seja ele seco, oleoso, cacheado, etc. Se tiver mechas, lembre de usar produtos que evitam o amarelaemento e desbotamento da cor pelo menos 1x na semana. E inclua na rotina um produto (pode ser leave-in) que bloqueie ou remova os pigmentos mais esverdeados.

Óleo reparador e Leave-in com proteção térmica

Outros produtos importantes de carregar que ajudam a manter a saúde dos fios são: o leave-in e um óleo reparador. O leave-in possui diversos benefícios como hidratação, alinha os fios, diminui frizz e tem proteção térmica, agindo contra os danos causados pela exposição solar, calor e secadores. E para reparar pontas e cuidar dos fios, sugerimos um óleo reparador, como o óleo de argan, coco e macadâmia.

Máscara

Também não deixe de fora uma boa máscara de tratamento, assim você mantém a hidratação e nutrição dos cabelos em dia. Invista em uma para o seu tipo de cabelo e use pelo menos 2x na semana.

Protetor Solar

Lógico que esse não pode faltar! O filtro solar é o produto mais essencial. Além de proteger, mantém a pele livre de poluição e outros agressores externos. Use todos os dias um com fator FPS acima de 30. Reaplique 3x ao dia, proteja a sua pele e aproveite o verão!

Hidratante facial

Ainda falando sobre cuidados com a pele, o hidratante é fundamental! Cuide para escolher os produtos apropriados para a sua pele, se for oleosa opte por produtos livres de óleos e com textura mais leves e que tem pele seca pode usar hidratante em creme, para criar uma película mais protetora, pois a pele seca tende a ser mais sensível.

Tônico para pele oleosa e Água Termal para pele seca

Essa dica é mais para quem tem pele oleosa, utilize o tônico após lavar e secar o rosto, aplicando algumas gotas com as mãos ou com algodão. O tônico ajuda a equilibrar o pH, fechar os poros, controlar a oleosidade e brilho excessivo. Pode usar até 3x na semana. Já quem tem pele seca pode substituir o tônico pela água termal que potencializa a hidratação.

Cabelos: Como escolher o tom de loiro perfeito para você by Camile Maes

Muita gente não sabe, mas nem sempre o tom de mechas ou loiro que você gostaria de ter é aquele que mais favorece ou combina contigo. Claro, se sentir bem é o principal, mas existem diversas possibilidades de loiros e o tom certo mantém a harmonia e equilíbrio do visual. E há formas de descobrir qual é o seu tom de loiro e não errar.

O próprio tom de pele muda de pessoa para pessoa e é preciso identificar o tom e subtom, que pode ser quente, frio ou neutro, e vai do claro ao escuro. Uma das características mais marcantes e evidentes em uma pessoa é a sua pele e por isso é importante levar em conta quando decidimos mudar o visual e mexer nos cabelos. Vamos te dar truques de como saber seu tom, subtom e qual loiro te valoriza.

Meu tom de pele é quente ou frio?

Para identificar qual é o seu tom, quente ou frio, você pode usar dois tecidos: um lilás (que tenha mais azul no tom) e um pêssego (que tenha mais amarelo). Posicione o tecido na frente do rosto, de preferência em uma luz natural e sem maquiagem. Se posicionando o tecido pêssego o rosto ficar iluminado, a pele uniforme, com imperfeições menos aparentes (como as olheiras e manchas), então seu tom é quente. Do contrário, se ao colocar o tecido lilás e tiver esse mesmo efeito, então sua pele tem tom frio.

Sempre as imperfeições ficarão mais aparentes se o tom do tecido não for adequado, assim fica mais fácil para identificar o equilíbrio e harmonia. Lembrando que isso é apenas um truque, não é a forma mais profissional de te dar um diagnóstico de coloração pessoal.

Cor das veias do pulso podem indicar o seu subtom

O subtom de pele frio tende a ter as veias do pulso mais azuladas e lilás, já o subtom quente tem a coloração das veias mais esverdeadas. Se for azuis e verdes, é neutro. Para encontrar a harmonia através de contrastes, você precisa equilibrar tom de pele, cabelo e olhos.

Para quem tem pele quente no geral é indicado optar por um tons mais quentes nas mechas também. Mas uma pele quente com olhos verdes já é indicado tons ligeiramente mais frios como mechas peroladas, cor baunilha e bege. Se quiser um efeito “bronzer”, indicamos tons como caramelo e mel. Se a pele for neutra com olhos quentes, pode explorar mais as tonalidades, podendo usar mechas frias ou quentes. Tudo vai depender do tom natural do cabelo também, se é mais escuro, claro, loiro ou acinzentado.

Se for uma pele fria, em geral indica-se mechas frias. Quem tem pele fria com olhos frios, azuis por exemplo, o ideal é normalmente um cabelo com tom um pouco mais quente, como os dourados, mel. Se colocar um tom de mecha muito frio em uma pele fria pode acabar ficando com a aparência apagada, por isso a necessidade de equilibrar um pouco mais contraste cabelo e pele.

Toda escolha do tom de mecha também vai depender cor natural do cabelo, se é mais escuro, claro, loiro ou acinzentado. É importante sempre considerar todo o conjunto de características.

Tom dos acessórios

Outra forma de identificar qual tom é o seu, é observe qual tonalidade de acessórios interage de forma mais harmônica com o seu cabelo e pele. Tons dourados e amarelados tendem a harmonizar com a pele e cabelo (mechas) também quentes, já o prata fica bom em pele mais fria, o mesmo serve para a cor de cabelo. Isso pode auxiliar a entender o seu contraste pessoal.

Escolhendo o tom de loiro

No momento da avalição o profissional capacitado vai observar esses pontos de atenção referentes ao seu tom de pele e também a cor de fundo do seu cabelo. Com isso em mente será mais fácil te orientar sobre qual tonalidade de mechas vai combinar mais com você, valorizar seus traços e realçar sua beleza. Depois, é preciso cuidado com o cabelos para manter a cor e saúde dos fios. É importante escolher produtos adequados e indicados para loiros, um bom shampoo e condicionador, que não desbotem ou amarelem os fios e uma máscara serão seus grandes aliados para cuidar do cabelo loiro. Além de fazer hidratações e reconstruções mais frequentes.

Skincare: cuidados com cada tipo de pele no verão by Camile Maes

Não importa o tipo de pele ou época do ano, devemos usar sempre o filtro solar. No entanto, alguns cuidados, principalmente no verão, precisam ser adaptados a cada tipo de pele.

Estaremos constantemente mais expostas as altas temperaturas e incidência solar no verão, por isso mais atenção aos danos causados por essa exposição sobre a nossa pele, como queimaduras, envelhecimento precoce, ressecamento e desidratação. Com o verão se aproximando, separamos algumas dicas de como cuidar da pele nesse verão!

Pele Oleosa

Quem tem pele oleosa sabe o quanto a produção de sebo e oleosidade aumentam no verão. Por isso, a dica principal é higienizar bem 2x ao dia utilizando sabonetes adequados para controlar a oleosidade, manter a pele mais limpa, sequinha e sem desidratar. Evite lavar mais de duas vezes por dia o rosto, para não ressecar e dar efeito rebote. Use hidratante à base de água ou com textura em gel, bem levinho. Ativos como ácido hialurônico e niacinamida são bem-vindos. O tônico facial também é um bom aliado, você pode passar ele depois de limpar o rosto, vai ajudar a reduzir o brilho, oleosidade e poros. Não esqueça do protetor solar por último. Opte por aqueles que são Oil Control, que protegem, são bem absorvidos e não pesam na pele.

Pele Seca

As peles secas podem sofrer com mais sensibilidade, por mais que fiquem menos suscetíveis à rachaduras ou muito ressecamento como no inverno, ainda assim podem ficar desidratadas. Hidratação é a regra de ouro, pode ser hidratantes com textura em creme que façam aquela camada aveludada e compacta sob a pele. Utilize também água termal, pode borrifar ao longo do dia e dos momentos sem medo. Para lavar o rosto, assim como para quem tem pele oleosa, só água morna ou fria. Lembrando que a produção de sebo natural não é a vilã do verão, pra nenhum tipo de pele, mas é preciso equilibrar a quantidade de oleosidade e água. Pode usar vitamina C também, para deixar a pele mais macia, potencializar a hidratação e aquele ‘glow’. Ah! e protetor solar!

Peles Maduras

Pele madura precisa de praticamente os mesmos cuidados de quem tem pele seca. Ela é naturalmente mais sensível e pouco hidratada. Pode potencializar a hidratação diariamente, e deixe de lado ativos mais fortes ou ácidos. Use mais produtos anti aging e antioxidantes, como a vitamina E, A e C. Finalize sempre com o protetor solar. A noite, aplique o sérum, o seu hidratante facial primeiro e depois venha com uma grossa camada de sua máscara ou tratamento noturno.

Peles sensíveis

Para as donas de peles sensíveis, inclusive as que tem rosáceas, a dica é redobrar os cuidados com hidratação, pois a pele pode ficar ainda mais sensível pelas altas temperaturas e o sol. Opte pelos que são à base de água. Aplique de manhã, principalmente, junto ao filtro solar, para manter a pele protegida.

5 cuidados com o loiro no verão by Camile Maes

Logo logo o verão está batendo na porta e vem mais uma temporada de sol, calor, piscina e mar. Mas toda essa exposição requer alguns cuidados para manter a cor do loiro e saúde dos fios.

Separamos 5 cuidados com os cabelos loiros para você curtir a estação mais quente do ano sem estresse.

Cronograma Capilar

Todo cabelo precisa, em maior ou menor escala, de cuidados com a hidratação, nutrição e reconstrução. Para o cabelo loiro esses passos são ainda mais fundamentais. No verão os fios tendem a perder mais água e nutrientes, por isso investir em uma rotina de cuidados é bem importante. Com ajuda de um profissional você cria uma agenda de cronograma capilar específico para o seu cabelo, você vai precisar intercalar hidratação, nutrição e tratamento reconstrutor. Isso tudo vai garantir saúde dos fios e uma cor preservada.

Água morna, shampoo com pH mais ácido e máscara

Com o calor fica mais fácil lavar os cabelos com água fria ou morna, isso é muito bom para os fios! Além disso, procure um shampoo com pH ácido, abaixo de 5,0, assim as cutículas ficam mais fechadas e o cabelo mais forte. E lembre do condicionador e da máscara. As máscaras capilares são grandes aliadas no verão, dê um tempo da queratina, pois ela enrijece os fios, mas utilize máscaras que contenham proteínas, pois são elas que nutrem pra valer!

Exemplos de marcas com shampoo ácido: Elseve, Ox, L’Oréal.

Máscaras: Revival, Divine (Braé); Miracle, Miracle Summer, Blond Mask Especific (Truss).

Proteja o cabelo do sol

O cabelo sofre com a ação do sol e raios UV. Por isso é importante utilizar um protetor térmico ou leave-in com proteção UV que evita o amarelamento, desbotamento e efeito queimado dos fios. Esses produtos dão brilho, blindam os fios e ajudam a manter hidratados e desembaraçados.

Para evitar o temido cabelo verde pós piscina

A dica para evitar que o loiro fique esverdeado é lavar bem os cabelos depois com uma ducha e retirar o excesso de cloro após o mergulho. Também é necessário usar shampoos ou leave-in que possuam a propriedade de blindar o cabelo e evitar que fique verde, aquela história de melhor previnir do que remediar. A Braé possui na linha Bond Angel o leave-in e o protetor térmico que ajudam especificamente nessa blindagem, por exemplo.

Corte as pontinhas

Uma outra maneira de manter o cabelo loiro forte e sem aquela aparência ressecada e quebradiça, é cortando ao menos as pontinhas com mais frequência.