Estética preventiva: procedimentos para começar a fazer antes dos 30 anos / by Camile Maes

Você sabia que a partir dos 25 anos já se inicia a perda gradual de colágeno em mulheres?

Mas afinal qual é o momento certo para começar a cuidar da pele? Bom, o skincare pode e deve começar cedo! Quanto antes nos dermos conta de que nossa pele nos representará pela vida toda, antes nos despertamos a cuidar mais dela. Além disso, beber muita água, não fumar, se alimentar bem, praticar atividade física e adotar outros hábitos saudáveis favorecem o sucesso de todo e qualquer tipo de tratamento.

Ter um rotina de pele simples com limpeza, uso do filtro solar e hidratantes já são um bom começo. E quando falamos dos procedimentos estéticos? Quando posso começar a fazer? Tem idade mínima? Vamos falar sobre isso!

“Melhor prevenir do que remediar”

Muita gente pode associar os tratamentos estéticos com rugas profundas, flacidez acentuada, marcas do tempo, manchas, etc. E sim, é verdade que existem muitos procedimentos direcionados para a melhora desses sinais do envelhecimento e outras queixas estéticas como manchas, celulite, estrias, etc. Mas quando falamos de cuidado, o melhor caminho para manter uma pele jovem, bonita e com gerenciamento de um envelhecimento saudável, é a prevenção.

É a partir dos 25 anos que começamos a ter uma perda gradual na produção de colágeno, que é a proteína que dá sustentação da pele. Assim, algumas alterações, principalmente na pele do rosto, já podem ser vistas, como a perda da elasticidade, viço, olheiras, linhas finas e resistência. Aos 30 anos as rugas já começam a se formar mais evidentes devido essa perda natural do colágeno.

Com o tempo e a redução dos níveis de colágeno, a pele vai perdendo a capacidade de voltar ao seu estado natural após contração, estímulo ou relaxamento. E então começam a aparecer as rugas dinâmicas (que aparecem quando há movimento/contração do músculo) e as marcas de expressão passam a ficar aparentes por um tempinho após o movimento e relaxamento. Essa é a hora de começar a prevenir que as rugas e linhas se aprofundem cada vez mais.

Há formas de estimular essa produção de colágeno, prevenir rugas e evitar o envelhecimento precoce. Intensifique o uso do protetor solar, hidratantes e produtos antioxidantes (vitamina C), invista em cremes antirrugas e associe com outros tratamentos estéticos. Vamos falar sobre eles!

Tratamentos estéticos preventivos

"Botox" preventivo

A aplicação da toxina botulínica, conhecida como “Botox”, pode ser feita tanto como tratamento corretivo como preventivo! Aliás, é um excelente aliado na prevenção das rugas e linhas de expressão e ajuda a retardar o envelhecimento. Como tratamento preventivo pode ser realizado 1 a 2x por ano.

Peeling Químico

O peeling químico é um ótimo tratamento para promover a renovação da pele, portanto estimula a produção de colágeno, além de amenizar as linhas de expressão suaves já presentes, evitar o aprofundamento das rugas, eliminar manchas, dar viço, brilho e uniformidade à pele.

Microagulhamento

Outra excelente forma de estimular a produção de colágeno e ainda corrigir sinais de envelhecimento presentes é o microagulhamento. O procedimento promove uma renovação profunda da pele, por meio da indução de uma inflamação controlada, melhorando o aspecto geral da pele, bem como a elasticidade, linhas, rugas e manchas. Ainda pode ser utilizado no tratamento corporal de estrias, cicatrizes e flacidez.

Skinbooster

O skinbooster é um tratamento que consiste em uma hidratação profunda da pele. Por meio de diversas micro aplicações, depositamos ácido hialurônico e outros ativos em camadas profundas da pele que os cremes não alcançam. Assim, temos o estímulo de colágeno, hidratação da pele, diminuição de linhas finas e melhora das manchas. O resultado é ainda uma pele mais bonita, naturalmente mais jovem, com viço e saúde.

Radiofrequência

Agora, para quem não quer se submeter às agulhas, por exemplo, temos alguns procedimentos que não são invasivos, como a radiofrequência. A radiofrequência trabalha no nível da pele para a ativação de fibroblastos e colágeno. Sua ação gera uma série de efeitos sobre a pele e consequentemente auxilia nessa produção do colágeno. Trata muito bem flacidez de rosto, corpo, diminui rugas e linhas de expressão. É muito bem associado ao uso de outros cremes antirrugas e antioxidantes.

Laser

As tecnologias a Laser são indicadas para reestruturar amplamente a pele. Ajuda a recuperar e garantir vitalidade, além de promover regeneração celular mais profunda, importante para a produção do colágeno e outras proteínas que mantém a pele firme e tonificada.

A escolha do tratamento se dará pela necessidade de pessoa, os objetivos e conforme as condições clínicas do paciente. Dependendo do tratamento, temos respostas de curto, médio e longo prazo. Assim como a sequencia e frequência na realização de tratamentos preventivos também dependem do desejo de cada um e a recomendação profissional.